Itatiaia, aconchegante distrito mineiro em meio à Estrada Real

Itatiaia é um distrito da cidade histórica de Ouro Branco, situado a 112 km de Belo Horizonte, e a 22 km da famosa e bela Ouro Preto. Conhecido por ser um destino ideal para passar o fim de semana e repor as energias longe das grandes cidades, o distrito é um local extremamente simples e charmoso; onde o visitante tem a oportunidade tanto de se reconectar com a história da região, cujo início se deu com o Ciclo do Ouro; quanto de relaxar em meio à natureza exuberante do estado. Que tal conhecer um pouco desse distrito da Estrada Real?

Itatiaia (foto: https://br.pinterest.com/pin/459648705709291740/)

Como chegar?

O modo mais comum de se chegar a Itatiaia é partindo de Ouro Branco, cidade à qual o distrito está vinculado. A partir de lá, o visitante deve pegar a rodovia MG-129, na qual deve seguir por 12 km, chegando direto ao distrito. Outra opção, se dá saindo de Ouro Preto; e a partir daí, o turista deve pegar a mesma rodovia, mas no sentido oposto, percorrendo um trajeto de 21 km. Todavia, caso o viajante venha de locais mais distantes, a melhor opção se dá através de rotas aéreas, sendo que o aeroporto mais próximo, de Confins, localiza-se a 156 km de lá.

Itatiaia (foto: http://www.ipatrimonio.org/ouro-branco-casa-de-pedra-em-itatiaia/)

O que fazer em Itatiaia – MG?

  • Visitar a Igreja de Santo Antônio – ideal para quem gosta de história e de arquitetura, visitar as igrejas de Minas Gerais é sempre uma boa opção. Essa, fica localizada bem no centro do vilarejo, e é uma das mais antigas do estado; tendo sido construída ainda no século XVIII toda em estilo barroco. Vale a pena dar uma passada por lá e fazer vários registros.
Igreja Matriz de Santo Antônio (foto: https://www.correiodeminas.com.br/comunidade-de-itatiaia-ouro-branco-celebra-a-festa-de-seu-padroeiro/)
  • Provar o melhor da comida mineira – reza a lenda que a comida mineira é a melhor do país, seja pelo pão de queijo, pelo frango com quiabo, pelo doce de leite ou pelo famoso cafezinho. E lá em Itatiaia, boas opções não irão faltar. Além de restaurantes charmosos, há pequenos bares ideais para passar uma tarde do fim de semana na companhia da família ou de bons amigos, se deliciando com a gastronomia local. Não deixe de parar em pelo menos um desses locais e de levar um queijo pra casa.
  • Apreciar a arte de rua – no ano de 2014, diversos artistas mineiros se uniram com o intuito de revitalizar a o vilarejo através da arte, e com certeza isso deu certo. Nas ruas e nas casas, é possível encontrar diversas obras de arte muito interessantes, com desenhos e formas contemporâneas, que conferem ainda mais charme ao local.
  • Conhecer o Monumento Natural Estadual de Itatiaia – localizada entre Ouro Branco e Ouro Preto, a área, que conta com mais de 3 mil hectares; além de ser um local de grande importância histórica por estar relacionada ao Ciclo do Ouro, também possui diversas atrações naturais. Por lá, em visitas guiadas ou auto-guiadas, o visitante pode fazer caminhadas, conhecer belíssimas cachoeiras, e um mirante para observar a bela região e fazer belíssimas fotos. Não deixe de conhecer.
Distrito de Itatiaia (foto: https://circuitodoouro.tur.br/blog/2014/06/27/belezas-naturais-de-um-dos-vilarejos-mais-antigos-de-mg/)

Onde ficar?

No vilarejo, não há muitas opções de locais para se hospedar; mas, por estar localizado entre duas cidades turísticas, o visitante pode encontrar boas opções em Ouro Branco, e diversas pousadas em Ouro Preto.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.