Patos de Minas, a “capital do milho” no estado de Minas Gerais

Uma das regiões mais conhecidas do estado de Minas Gerais, sem sombra de dúvidas é o Triângulo Mineiro, onde se encontram algumas das mais importantes cidades do estado, como Uberlândia e Uberaba. Mas, você sabia que Patos de Minas também se localiza nessa região? Conhecida como a “capital do milho”, a cidade vem se tornando um expoente turístico em Minas devido não somente à sua importância agrícola, mas também devido à sua riqueza cultural.

Por lá, além do visitante ter a oportunidade de participar de um dos maiores eventos agropecuários do Brasil, ele também pode ter um grande contato com a natureza; experimentar da deliciosa comida mineira, além de conhecer museus que contam um pouco mais da história da cidade e da região. Por isso, que tal conhecer alguns dos principais motivos para conhecer Patos de Minas e começar a programar sua viagem?

Lagoa Grande (foto: https://www.minasgerais.com.br/pt/atracoes/patos-de-minas/lagoa-grande)

Como chegar?

Para quem vem da cosmopolita capital mineira, Belo Horizonte, a melhor opção se dá através da BR-262 e BR-354, em um trajeto de 397 km. Já para quem vem de Uberlândia, onde se encontra um dos aeroportos mais próximos, com voos de diversas cidades brasileiras, o melhor trajeto se dá por meio da BR-365 em um percurso de 216 km. E para quem se encontra em Araxá, a melhor opção é pegar a rodovia BR-146 ao longo de 156 km.

Patos de Minas (foto: http://www.observatoriodumont.com.br/2020/07/por-do-sol-em-patos-de-minas.html)

O que fazer em Patos de Minas?

  • Conhecer a Fenamilho – também chamada de Festa Nacional do Milho, a festa é organizada pelo Sindicato de Produtores Rurais e é uma dos maiores eventos agropecuários do Brasil. Além de contar com grandes shows nacionais, há diversas exposições, barraquinhas, parques para crianças e atrações para todas as idades. Sem dúvidas, é uma festa que para a cidade, e que merece muito ser visitada. E para você não perder nenhum detalhe da programação dessa festa, não se esqueça de conferir o site Portal Brasil.
Fenamilho (foto: Fenamilho/Divulgação)
  • Passear pela Lagoa Grande – considerado um dos cartões postais da cidade, a Lagoa Grande é ideal para a prática de esportes, ou simplesmente para descansar depois de um dia aproveitando a cidade. Por lá, também é bem comum a ocorrência de eventos culturais, como a exposição de carros antigos, shows musicais e apresentações de dança. Vale a pena conhecer.
  • Visitar o Parque Municipal do Mocambo – para quem busca um contato maior com a natureza, o Parque do Mocambo é uma excelente opção. Com diversas quadras e equipamentos voltados para o lazer, é o local ideal para relaxar com a família, ou passar um tempo longe da agitação do centro.
Parque do Mocambo (foto: Sindtur/Divulgação)
  • Conhecer o Memorial da Casa da Cultura do Milho – se você quer conhecer um pouco mais sobre a importância da agricultura para a cidade; em especial da produção do milho, esse memorial é uma super dica. Ele conta com um grande acervo que explica um pouco mais sobre a importância da Fenamilho para a cidade, e está situado bem ao lado do Parque de Exposições da cidade.
Memorial do Milho (foto: https://blog.guichevirtual.com.br/fenamilho-2019/)
  • Se deliciar com a comida mineira – caso essa seja sua primeira vez em Minas Gerais, ou até mesmo se você já é um turista mais experiente, sabe que não pode vir a Minas e não provar de seus quitutes. E em Patos de Minas, isso também não pode acontecer! Por lá, além de muito mingau de milho verde, pamonha e outras iguarias à base de milho, também há quitandas onde se encontram broas, pão de queijo, geleia, dentre outras delícias de dar água na boca. Não vai deixar de experimentar, né?

Onde se hospedar?

A cidade ainda possui uma excelente infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.