Rio das Ostras, bela opção no litoral do Rio de Janeiro

Rio das Ostras, bela opção no litoral do Rio de Janeiro (foto: Ângela Quinelato - www.passeios.org)

Rio das Ostras é uma cidade localizada no estado do Rio, a cerca de 169 km da cidade maravilhosa e a 44 km da famosa Armação dos Búzios. Banhada por vários quilômetros de mar, Rio das Ostras é bastante conhecida por possuir belas praias e opções de passeios para visitantes de todas as idades, além de, claro, a gastronomia repleta de frutos do mar pescados na própria região.

O que fazer em Rio das Ostras?

  • Monumento Natural dos Costões Rochosos – uma das mais belas atrações de Rio das Ostras com certeza é essa formação rochosa que encanta qualquer turista. Localizada entre a Praia da Joana e a Praia da Baleia, a faixa de rochas é uma reserva ecológica que visa proteger a fauna e a flora da região. Pode ser acessada à pé e, por ter o mar ao fundo, é o local ideal para registro de belas fotos e para apreciar o pôr do Sol.

    Praça da Baleia (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Píer de Costazul – outro ponto que merece destaque é o Píer localizado na Praia de Costazul, o qual avança 200 metros mar adentro e permite a visualização de boa parte da costa de Rio das Ostras e da Região dos Lagos. Vale a pena dar uma passada lá.
  • Praça da Baleia – um dos mais famosos pontos da cidade é a Praça da Baleia, a qual leva esse nome por estar localizada na praia de mesmo nome e por ter uma escultura de 20 metros de comprimento desse animal, sendo a maior desse tipo existente no mundo. A praça conta com opções de restaurantes e quiosques para que o turista possa experimentar da tradicional gastronomia fluminense.
  • Parque dos Pássaros – com o objetivo de resgatar e proteger diversas espécies, o parque dispõe de um viveiro repleto de pássaros, que podem ser vistos pelo visitante tanto do lado de fora, quanto do lado de dentro, permitindo assim uma maior interação do turista com a bela Mata Atlântica que circunda a região. Endereço: R. Petrópolis, 671 – Jardim Mariléa. Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9 às 16 horas.
  • Orla do Centro – Rio das Ostras é uma cidade litorânea que dispõe de boa infraestrutura de quiosques, restaurantes e bares para melhor proveito do turista. Exemplo disso é a Orla do Centro, que abriga a Figueira Centenária, a Concha Acústica e o Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição, e que conta com excelentes opções de lazer para seus visitantes.
  • Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba – o local inaugurado em 1988 abriga diversas peças que foram catalogadas pelo Instituto de Arqueologia Brasileira, e que remontam diversas épocas na história da região. Há ostras gigantes, conchas, pedras e esqueletos diversos, que fazem o visitante se interessar pelas peças do local. Vale a pena conhecer. Endereço: Rua Dr. Bento Costa Júnior,70. Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira de 9h às 18h.
  • Lagoa de Iriry – tradicionalmente conhecida por suas águas escuras em decorrência da vegetação existente ao redor, abriga trilhas e um mirante com aproximadamente 20 metros de altura que permite belas fotos da cidade.
  • Praça do Trem – mais uma bela praça de Rio das Ostras, a Praça do Trem abriga a réplica de estação de trem com sua maria fumaça, as quais são o cenário de belas fotos, além de ser o local ideal para rememorar o passado. Endereço: Rua Henrique Sarzedas, s/nº Rocha Leão.
  • Casa de Cultura Dr. Bento Costa Júnior – uma das mais antigas residências da cidade, inicialmente foi construída com o objetivo de abrigar material de pesca e sal; contudo, atualmente abriga histórias de uma vila de pescadores, visando resgatar essa bela cultura local. Há também a realização de exposições itinerantes nas dependências da casa. Endereço: Rua Dr. Bento Costa Júnior,70
    Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira de 9h às 18h. Aos sábados de 12h às 17h.

    Píer Costazul (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Poço de Pedras – construído pelos escravos no século XVIII, o poço representa o ponto de partida para a construção da cidade de Rio das Ostras e está localizado na Orla do Centro.
  • Belíssimas Praias – assim como a maioria das cidades do estado do Rio de Janeiro, Rio das Ostras sedia diversas praias paradisíacas que podem ser aproveitadas por turistas de diversas idades, e que dispõem de infraestrutura ideal para atendimento aos visitantes.
  • Centro Ferroviário de Cultura – originalmente, funcionava como uma estação ferroviária, a qual foi construída utilizando-se mão de obra escrava. Atualmente, funciona como um museu que abriga peças da antiga Leopoldina Railway. Vale a pena conferir. Endereço: Rua Waldenir Heringer, s/nº. Horário de funcionamento: de terça a sábado de 9h às 12h e de 13h30 às 18h.

Hotéis e Pousadas Rio das Ostras

A cidade dispõe de boa infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.