São Tomé das Letras, cidade que exala misticismo em Minas Gerais

São Tomé das Letras, cidade que exala misticismo em Minas Gerais (foto: https://gruporotamb.com.br/sao-thome-das-letras/)

São Tomé das Letras é uma cidade mineira localizada na Serra da Mantiqueira a 311 km de Belo Horizonte e a 55 km da bela cidade de Caxambu. Com aproximadamente 7 mil habitantes, e mais de 1500 metros em relação ao nível do mar, a “Cidade das Pedras” é uma das cidades mais místicas do estado, sendo muito procurada pelos amantes do ecoturismo e do turismo de aventura.

Caracterizada por ser uma cidade construída em cima de formações rochosas muito bonitas, a cidade é aconchegante; conta com construções históricas, calçamento rústico; mas também é marcada por trilhas, cachoeiras, grutas, parques de aventura e diversas outras atrações naturais de tirar o fôlego. Além disso, a cidade abriga diversas lojinhas, restaurantes e bares extremamente acolhedores, que dão um charme extra à vila.

Cachoeira Vale das Borboletas (foto: https://viagensbr.com.br/cachoeira-vale-das-borboletas-mg/)

O que fazer em São Tomé das Letras?

  • Conhecer a Casa da Pirâmide – um dos principais cartões postais da cidade, está localizada no Parque Municipal Antônio Rosa, e é um local que permite a visualização panorâmica de todo o vale ao redor de São Tomé das Letras. Em alguns finais de tarde, há apresentações culturais por lá, que tornam o local ainda mais atrativo. Para os amantes da fotografia, vale muito a pena conhecer a Casa ao pôr do Sol, pois rende belíssimas fotos.
  • Passear pelo centrinho – o centro da cidade é bem pequeno, e como a maioria das cidades mineiras, conta com uma bela Igreja católica, e diversas pequenas ruas. Nessas ruas de São Tomé estão diversas lojinhas de artesanato local, com vários objetos místicos; além disso, há restaurantes com o melhor da gastronomia de Minas Gerais, regada a pão de queijo e a doce de leite.
  • Visitar a Cachoeira Vale das Borboletas – considerada uma das mais bonitas da cidade (e olha que são mais de 30!), está localizada a 3 km da sede, no sentido de Três Corações. Há uma trilha de 120 metros para se chegar à queda d’água, que recebe esse nome por estar localizada em um vale que, em determinados períodos do ano, se encontra repleto de borboletas. Vale a pena conhecer.

    São Tomé das Letras (foto: https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/sao-tome-das-letras/)
  • Desafiar a gravidade na Ladeira do Amendoim – também na estrada que segue para Três Corações, a Ladeira do Amendoim é famosa por ser um local em que, veículos desligados e em ponto morto são puxados para a parte superior do morro. Caso o visitante esteja a pé, deve-se descer a ladeira de costas e posteriormente tentar subir de costas, pois assim terá a impressão de que está sendo puxado. As possíveis explicações são diversas, e vão desde o grande magnetismo que existe no local, mas também remetem a uma gruta que possivelmente leva ao Peru. Seja qual for a explicação, vale a tentativa e a diversão.
  • Conhecer o Parque Municipal Antônio Rosa – além de abrigar a Casa da Pirâmide, é nesse parque que estão outras atrações locais, como o Cruzeiro, que é o ponto mais alto da cidade, ideal para ver o pôr do Sol, mas também abriga a Casa da Bruxa. Para se chegar ao Cruzeiro, bem no morro, há dois barzinhos para quem gosta de apreciar belas paisagens tomando uma boa cerveja e degustando de boa comida.
  • Visitar a Gruta do Carimbado – considerada a gruta mais famosa da cidade, reza a lenda que ligava São Tomé das Letras a Machu Picchu, no Peru; acredita-se também que há um portal que leva os visitantes para outra dimensão. Vale a pena conferir um pouco mais desse mistério.

    Cachoeira dos Antares (foto: https://pt.wikipedia.org/)
  • Fazer uma trilha até a Cachoeira dos Antares – outra das cachoeiras mais bonitas de São Tomé das Letras, localizada no meio da mata, está a Cachoeira dos Antares. Além da própria cachoeira, que já chama atenção dos turistas por sua beleza, para se chegar até ela, o visitante passa por outras atrações, como a cachoeira Véu de Noiva, que também vale a visita.

Além dessas atrações, a cidade dispõe de muitas grutas e cachoeiras que valem a visita, e que são um refúgio de paz no alto da Serra da Mantiqueira. Vale a pena conferir.

Pousadas em São Tomé das Letras

A “Cidade das Pedras” dispõe de boa infraestrutura de pousadas para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.