Embora muitas pessoas considerem o turismo de aventura de modo semelhante ao ecoturismo, você sabia que ambos são modalidades bem diferentes? Pois é! Apesar de ambos estarem intimamente relacionados com a natureza, o bem estar e a tranquilidade de ambientes naturais, essa duas variedades de turismo que vêm crescendo exponencialmente no Brasil se diferem em alguns aspectos bem interessantes. Bora aprender um pouco mais sobre essa diferença?
O que é Turismo de Aventura?
Como o próprio nome sugere, o turismo de aventura é aquele em que o visitante tem a oportunidade de se aventurar no destino de sua viagem; seja por meio de esportes radicais, ou opções que permitem uma maior adrenalina. Desse modo, embora haja um grande contato com a natureza na prática desse tipo de turismo, o objetivo principal é utilizá-la para a prática de diferentes atividades voltadas para a aventura. Vale ressaltar também que nem sempre o ecoturismo está relacionado à natureza em si; de modo que, muitas vezes, pode-se haver a construção de áreas para sua prática.
O que é Ecoturismo?
Já o ecoturismo é uma modalidade em que há um objetivo diferente por trás de sua realização. Isso porque, nesse tipo, há uma grande intenção em promover um contato com a natureza de modo mais voltado à educação e à conservação ambiental. Nesse caso, há uma maior intuito de conhecer a natureza e suas belezas para permitir uma maior conservação, ao invés da utilização para a prática de esportes e afins; além do fato de que, ao contrário do turismo de aventura, o qual pode ser realizado em áreas artificiais, o ecoturismo se dá somente em áreas de natureza preservada.
Onde praticar tais modalidades?
Assim como outras modalidades de turismo que crescem no Brasil, locais para praticar turismo de aventura e ecoturismo também não faltam. Alguns dos principais locais para a prática de tais modalidades são Brotas no estado de São Paulo, a qual é considerada a capital de aventura no estado; Presidente Figueiredo, considerada a capital amazonense das cachoeiras; Capitólio, no estado de Minas Gerais; Taquaruçu, no Tocantins; além de destinos serranos, como o Pico das Agulhas Negras, o Pico da Neblina e grutas em todo o Brasil.
Bom, por aí já deu pra perceber como o nosso país é riquíssimo em opções de ecoturismo e turismo de aventura, não é mesmo? E com esse post, fica bem mais fácil definir qual turismo se encaixa melhor nas suas necessidades, para você planejar ainda mais facilmente sua viagem!