Qual a diferença entre turismo de aventura e ecoturismo?

Embora muitas pessoas considerem o turismo de aventura de modo semelhante ao ecoturismo, você sabia que ambos são modalidades bem diferentes? Pois é! Apesar de ambos estarem intimamente relacionados com a natureza, o bem estar e a tranquilidade de ambientes naturais, essa duas variedades de turismo que vêm crescendo exponencialmente no Brasil se diferem em alguns aspectos bem interessantes. Bora aprender um pouco mais sobre essa diferença?

Presidente Figueiredo, capital amazonense das cachoeiras (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

O que é Turismo de Aventura?

Como o próprio nome sugere, o turismo de aventura é aquele em que o visitante tem a oportunidade de se aventurar no destino de sua viagem; seja por meio de esportes radicais, ou opções que permitem uma maior adrenalina. Desse modo, embora haja um grande contato com a natureza na prática desse tipo de turismo, o objetivo principal é utilizá-la para a prática de diferentes atividades voltadas para a aventura. Vale ressaltar também que nem sempre o ecoturismo está relacionado à natureza em si; de modo que, muitas vezes, pode-se haver a construção de áreas para sua prática.

Pico das Agulhas Negras, o maior cume do estado do Rio de Janeiro (foto: Gilcimar Soares Liberato – https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pico_das_Agulhas_Negras_Amplitude.jpg)

O que é Ecoturismo?

Já o ecoturismo é uma modalidade em que há um objetivo diferente por trás de sua realização. Isso porque, nesse tipo, há uma grande intenção em promover um contato com a natureza de modo mais voltado à educação e à conservação ambiental. Nesse caso, há uma maior intuito de conhecer a natureza e suas belezas para permitir uma maior conservação, ao invés da utilização para a prática de esportes e afins; além do fato de que, ao contrário do turismo de aventura, o qual pode ser realizado em áreas artificiais, o ecoturismo se dá somente em áreas de natureza preservada.

Taquaruçu, o destino das cachoeiras no estado do Tocantins (foto: http://www.atitudeto.com.br/cinco-praias-e-11-cachoeiras-estao-disponiveis-para-palmenses-e-turistas-aproveitarem-as-ferias-na-capital/a-cacheira-do-evilson-e-uma-das-opcoes-turisticas-da-regiao-de-taquarucu-foto-fernando-alves/)

Onde praticar tais modalidades?

Assim como outras modalidades de turismo que crescem no Brasil, locais para praticar turismo de aventura e ecoturismo também não faltam. Alguns dos principais locais para a prática de tais modalidades são Brotas no estado de São Paulo, a qual é considerada a capital de aventura no estado; Presidente Figueiredo, considerada a capital amazonense das cachoeiras; Capitólio, no estado de Minas Gerais; Taquaruçu, no Tocantins; além de destinos serranos, como o Pico das Agulhas Negras, o Pico da Neblina e grutas em todo o Brasil.

Bom, por aí já deu pra perceber como o nosso país é riquíssimo em opções de ecoturismo e turismo de aventura, não é mesmo? E com esse post, fica bem mais fácil definir qual turismo se encaixa melhor nas suas necessidades, para você planejar ainda mais facilmente sua viagem!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.