Por que conhecer o Circuito das Águas, em Minas Gerais?

O Circuito das Águas de Minas Gerais é uma das mais belas e aconchegantes opções de turismo para quem busca conhecer esse estado tão acolhedor. Composto por 15 municípios, a região que compreende o circuito é conhecida não somente por suas águas de poderes medicinais; mas também por ser um local ideal para fugir da rotina dos grandes centros e alcançar a paz e a tranquilidade.

Com mais de 200 pontos turísticos, que abrangem o turismo histórico, religioso, rural, o ecoturismo, dentre outras variedades, o Circuito possui atrações para todos os estilos e idades, as quais estão divididas nas seguintes cidades: Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cruzília, Dom Viçoso, Jesuânia, Lambari, Liberdade, Passa Vinte, São Lourenço, Soledade de Minas e Três Corações. Que tal conferir alguns motivos pelos quais você deve conhecer esse circuito? Dá só uma olhada!

Baependi (foto: https://www.caxambu.tv.br/regiao/atrativos-da-regiao/cachoeiras/)

Motivos para conhecer o Circuito das Águas – MG

  • Curtir a natureza em Baependi – um dos locais ideais para quem busca um contato maior com a bela natureza que cerca a região, o município compreende mais de 50 cachoeiras, além de diversas trilhas e opções para os mais aventureiros. Além disso, está situado lá também o Santuário de Nhá Chica, que é bastante procurado por fiéis de todo o país. Não deixe de se aventurar por lá!
  • Conhecer o Parque das Águas de Cambuquira – se você tem o objetivo de conhecer as águas com poderes medicinais da região, Cambuquira deve estar no seu roteiro. O parque possui 5 fontes de águas terapêuticas, as quais são utilizadas para diversos fins. Além disso, na cidade também está o ponto mais alto da região, a Serra do Piripau, que além de proporcionar uma visão panorâmica da região, é o local ideal para prática do voo livre.

    Cambuquira (foto: https://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/cambuquira)
  • Conhecer a história da região em Campanha – ideal para quem busca conhecer um pouco mais da história da região e das cidades, Campanha é o local ideal. Além de contar com casarões em estilo colonial que remontam ao início da colonização no local, há diversos museus e uma vasta gama de lojas com o melhor do artesanato e da comida mineiros.
  • Tomar um cafezinho em Carmo de Minas – localizada na bela e charmosa Serra da Mantiqueira, a cidade se destaca como um dos expoentes na produção de café; desse modo, o turismo rural é algo bem forte na cidade, que abriga, inclusive, o Festival do Café Especial. Não vai perder a oportunidade de tomar um cafezinho em Minas, né?
  • Conhecer a Maior Potência Hidromineral do Mundo – esse título é um dos apelidos da bela Caxambu. Considerada uma das principais cidades do circuito, é por lá que afloram águas com propriedades terapêuticas em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira. Não deixe de visitar o Parque das Águas, o balneário Hidroterápico, e diversas outras atrações que existem nessa bela cidade.

    Caxambu (foto: https://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/caxambu)
  • Se aventurar por Conceição do Rio Verde – essa cidade pacata esconde muitas atrações, principalmente para quem gosta de se aventurar em meio à natureza. Além do Morro do Careca, que é um local em que se pode observar diversas cidades da região, e até voar de asa delta, o município abriga diversas fontes, cachoeiras, e até mesmo uma pedra que foi utilizada como banco por Dom Pedro II em sua passagem por lá. Vale a visita.
  • Conhecer o Museu Mangalarga Marchador em Cruzília – destino ideal para os apaixonados por cavalos, a cidade é o berço dessa bela raça de equinos, e conta até com um museu sobre eles. Além disso, por lá existem fazendas centenárias que recebem os turistas para apreciar o melhor da comida mineira, acompanhada de queijos premiados e um bom café. Ah, vale lembrar ainda que ir a Minas e não tomar uma cachaça, não é ir a Minas. Sendo assim, por lá existem ótimos locais para apreciar uma cachaça, ou tomar uma cerveja à noite.
  • Passear em meio à natureza de Dom Viçoso – essa aconchegante cidade chama a atenção não somente por ser um bom lugar para a prática de trilhas e para conhecer o casario colonial, mas também por permitir ao visitante se desligar da rotina, e se conectar com a rotina de uma tradicional cidade pequena de Minas.

    Museu Mangalarga Marchador (foto: https://www.cruzilia.mg.gov.br)
  • Conhecer a hospitalidade de Jesuânia – essa cidade de 5 mil habitantes representa bastante o ritmo das pequenas cidades mineiras. O município conta com diversas cachoeiras para se refrescar, belíssimas trilhas, além de montanhas que permitem uma bela visão da região.
  • Conhecer as belezas arquitetônicas de Lambari – um dos símbolos da cidade, o Palace Cassino é um local que merece uma foto bem em frente a ele; haja vista sua imponência, e também sua importância, visto que hoje abriga um museu em seu interior. Além disso, a cidade conta com um belo Parque das Águas, cachoeiras e trilhas para osmais aventureiros.
  • Curtir o inverno em Liberdade – com 1200 metros de altitude, a cidade de Liberdade, que se localiza no coração da Serra da Mantiqueira, é o local ideal se você curte temperaturas negativas durante o inverno, além de paisagens lindas. Além disso, a cidade é forte no turismo religioso por abrigar o Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento, título concedido pelo Papa Francisco, e que atrai centenas de fiéis à cidade.
  • Admirar as belas paisagens de Passa Vinte – localizada a 160 km de Juiz de Fora, a cidade abriga belas cachoeiras, poços, trilhas, e até mesmo locais para escalada em meio à natureza da Serra da Mantiqueira.

    São Lourenço (foto: https://g1.globo.com)
  • Voar de balão em São Lourenço – outra cidade bastante famosa a região, São Lourenço conta com diversas fontes hidrominerais, com o Parque das Águas, além de contar com uma super infraestrutura hoteleira para atender a seus visitantes. Além disso, o turismo rural se destaca por lá, principalmente na Fazenda Centenária, que produz o “Melhor Café do Mundo”. Ah! E dá até para experimentar um delicioso voo de balão pela região. Não vai deixar de fora do seu roteiro, né?
  • Passear pelo Trem das Águas em Soledade de Minas – um dos passeios mais tradicionais do Circuito das Águas tem início nessa pacata cidade, de onde parte o famoso trem com destino a São Lourenço em meio às paisagens da região. Além disso, a cidade é reconhecida por seu artesanato e pelas opções da deliciosa cozinha de Minas.
  • Conhecer a cidade do Rei do Futebol – Três Corações é a cidade onde nasceu Pelé, e, por isso, o turismo gira em torno da história do craque. Além de esculturas, há museus e parques em homenagem ao rei. Todavia, o turismo rural também se faz presente, uma vez que a cidade desponta na criação de gado, e na produção de café.

    Soledade de Minas (foto: https://circuitodeminas.com.br/soledade-de-minas-mg/)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.