Serro MG, sede de uma das quatro primeiras comarcas da Capitania das Minas Gerais

Serro MG (foto fonte portal Prefeitura de Serro)
Avalie esta postagem

Serro MG, foi sede de uma das quatro primeiras comarcas da Capitania das Minas Gerais, a antiga Vila do Príncipe do Serro Frio. Ela está a pouco mais de 80 km da bela Diamantina.

Ela ainda guarda as características das vilas setecentistas mineiras; o que lhe valeu ser o primeiro município brasileiro a ter seu conjunto arquitetônico e urbanístico; tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(Iphan) em abril de 1938.

O local é um exemplar do estilo colonial e do Barroco mineiro do século XVIII, com características marcadamente rurais; com o casario em bom estado de conservação e com a paisagem praticamente intocada. Atração perfeita para quem curte história e belezas naturais.

Como chegar em Serro MG

Saindo de Belo Horizonte, capital mineira há três caminhos diferentes que dão acesso a Serro:

Via sertão de Curvelo:
Através de rodovia totalmente asfaltada, a cidade encontra-se a 326 Km de BH, com saída em direção a Sete Lagoas (BR-040), seguindo até o trevo Curvelo/Brasília, onde se pega a BR-135 até Curvelo e daí, pela BR-259 até o Serro.

Via Serra do Cipó
A cidade está a 230 Km de BH, através da rodovia MG-10. São 200 Km de asfalto, pelo caminho da Serra do Cipó e Conceição do Mato Dentro, sendo um pequeno trecho de terra (30 Km), já preparado para asfaltamento.

Via Itabira
A terceira opção possui distância de 307 Km, sai de Belo Horizonte pela BR-262, em direção ao Vale do Aço. Depois entra para Itabira, pela BR-120, e segue por Guanhães, onde se toma a BR-259, em direção a Sabinópolis e Serro.

O que fazer em Serro MG?

Vale a pena conhecer:

Museu Casa dos Otoni, abriga interessante acervo histórico, composto de móveis antigos, painéis, mapas, fotografias, pinturas, lampiões, objetos do cotidiano e uma sala de exposição com restos da antiga Igreja da Purificação;

Igrejas seculares que remetem ao século XVII tais como Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição; Igreja de Nossa Senhora do Carmo; Igreja do Bom Senhor Jesus de Matozinhos; Igreja de Santa Rita; Igreja de Nossa Senhora do Rosário; Capela de São Miguel; Capela de Santa Teresa e Santuário de Nossa Senhora das Dores; Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres; Capela de Nossa Senhora do Rosário e Igreja Matriz de São Gonçalo;

Mirantes que oferecem bela vista da região mineira tais como o Cruzeiro do Bicentenário; Cruzeiro do Bota-Vira; Morro da Páscoa, Morro do Vigário e Igreja de Santa Rita;

Fazendas coloniais que remetem aos séculos XVII e XIX tais como a Fazenda da Siqueira, às margens da BR-259, na altura do Pesque-Pague, a 4 Km da cidade, na saída para Sabinópolis e Guanhães. A Fazenda Engenho da Serra, localizada na chamada região do Lucas; que atualmente dedica-se à produção do tradicional queijo do Serro e se prepara para ser uma referência para o turismo rural na região;

Distritos de Serro, que são belas atrações de passeio tais como Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras, Deputado Augusto Clementino, Pedro Lesa e Três Barras da Estrada Real;

Cachoeiras, que chamam atenção pela belezas naturais e pela diversidade de atrações para os amantes da natureza, seus encantos e desafios.

Dicas de Hotéis Serro MG

A cidade mineira possui boa estrutura hoteleira para seus visitantes aproveitarem das belezas naturais e opções de entretenimento da cidade histórica.

Ela oferece ainda várias opções de artesanato e a deliciosa gastronomia mineira em diversos restaurantes na região.

Serro MG (foto fonte portal Prefeitura de Serro)
Serro MG (foto fonte portal Prefeitura de Serro)

Serro MG (foto fonte portal Prefeitura de Serro)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.