Milho Verde, onde paz e sossego se encontram em Minas Gerais

Rate this post

Milho Verde é um distrito da cidade mineira de Serro, situado na Estrada Real a 108 km de Diamantina e a 232 km da bela Ipatinga. Com pouco mais de 2 mil habitantes, o povoado de Serro tem sua origem lá nos tempos coloniais, por volta do século XVIII; época em que exploradores haviam descoberto ouro, e principalmente, diamantes na região.

Embora tenha ficado abandonado durante um bom período, atualmente, o povoado localizado aos pés da Serra do Espinhaço vem chamando a atenção de turistas de todo o Brasil. Isso se dá não somente pela paz e pelo aconchego típicos das cidades históricas de Minas Gerais; mas também pela grande quantidade de atrativos históricos e naturais que o visitante pode conhecer por lá. Que tal dar uma olhada nos principais pontos que não podem faltar no seu roteiro, e começar a preparar sua viagem?

Milho Verde (foto: https://www.serro.mg.gov.br/portal/turismo/0/9/748/milho-verde)

Como chegar?

Caso o visitante esteja em Serro, e queira visitar seu distrito, são cerca de 25 km que separam as duas localidades. Desse modo, o melhor trajeto é por meio da MGT-259, em um percurso que dura pouco mais de meia hora. Já para quem vem da capital mineira, Belo Horizonte, a melhor opção se dá pela MG-010, em um trajeto de 249 km.

O que fazer em Milho Verde – MG?

  • Conhecer a Igreja de Nossa Senhora do Rosário – localizada no ponto mais alto do povoado, é um dos cartões postais de lá. Construída ainda no século XIX, ela chama a atenção por sua arquitetura simples e bela e por sua história, uma vez que era local de oração de escravos nos tempos de escravidão; além de ser um ponto ideal para admirar Milho Verde com uma vista panorâmica. Não deixe de conhecer.
  • Visitar a Cachoeira do Lajeado – um outro ponto que deve ser visitado por lá, essa cachoeira forma uma das paisagens mais bonitas da região. Isso porque, além da queda d’água, há a formação de belas piscinas naturais no local. Ah, vale lembrar que para se chegar lá, é necessário percorrer uma trilha de nível fácil a moderado, com 5 km de extensão.
Cachoeira do Lajeado (foto: https://www.minasecoturismo.com.br/carnavalmilhoverde/)
  • Conhecer o Chafariz do povoado – outro ponto que é bastante conhecido por lá, é o chafariz; também chamado de Chafariz da Goiabeira, uma vez que há um pé de goiaba bem ao lado dele. Embora seja um local simples, faz parte da história do município e do distrito de Milho Verde.
  • Passear pela Cachoeira do Moinho – o nome do local se deve à existência de moinhos por lá em épocas passadas, embora hoje não existam mais. Contudo, é uma das cachoeiras com melhor infraestrutura do vilarejo, uma vez que possui estacionamento, lanchonete; e um poço natural ideal para se refrescar em dias mais quentes. Ah, e ela se localiza a apenas 2 km do centro do distrito, de modo que dá para ir a pé pra lá. Vale a pena visitar.
Cachoeira do Moinho (foto: https://www.minasecoturismo.com.br/carnavalmilhoverde/cachoeira-do-moinho-milho-verde-mg/)
  • Visitar a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres – conhecida por ser a primeira igreja do vilarejo, construída em madeira e barro; possui uma grande importância histórica por ter sido o local de batismo de Chica da Silva, uma escrava alforriada que se tornou uma personalidade de influência na época. Sendo assim, se você gosta de história, não deixe de passar por lá.
  • Relaxar na Cachoeira do Piolho – com uma queda de 30 metros de altura, é considerada uma das mais belas cachoeiras da região; além de ser extremamente sossegada para quem busca fugir da rotina das grandes cidades. Ah, e se você busca um pouco mais de adrenalina, saiba que alguns esportes radicais podem ser praticados por lá, como o rapel no paredão da cachoeira. Não deixe de fora do seu roteiro.

Dicas de pousadas em Milho Verde

  • Pousada Luar do Rosário – R. do Rosário, 1 – Milho Verde
    Telefone: (38) 3541-4090 – Site
  • Pousada e Restaurante Refazenda – R. Várzea do Lageado, 20
    Telefone: (38) 98845-4767 – Site
  • Pousada Milho Verde – R. do Cruzeirinho, 350 – Telefone: (38) 98802-1019
  • Pousada Dona Lourdes – R. do Cruzeirinho, 240
    Telefone: (38) 98831-3722
  • Pousada da Cléo – R. Manoel Esperidião, 300
    Telefone: (38) 98804-9676
  • Pousada Estrada Real – R. Manoel Esperidião, 229 – Centro
    Telefone: (38) 98811-9024
  • Pousada Enigma – R. do Lajeado, 480
    Telefone: (38) 98852-9323
  • Pousada Chalés do Sol – Rua Sempre Viva, 595 – Centro
    Telefone: (38) 98829-8327
Serro MG (foto: Prefeitura de Serro)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.