Taguatinga, destino de ecoturismo no sudeste do Tocantins

Taguatinga, destino de ecoturismo no sudeste do Tocantins (foto: https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-gerais/principais-atrativos/taguatinga/)

Taguatinga é uma cidade tocantinense, situada no sudeste do estado, distante 458 km da capital Palmas e a 334 km do Parque Estadual do Jalapão. Conhecida por ser uma das portas de acesso às Serras Gerais do Tocantins, a cidade, que conta com aproximadamente 15 mil habitantes, é um dos principais destinos do estado para quem busca sossego, tranquilidade e um maior contato com a natureza. Além disso, Taguatinga é um município que se desenvolveu com a chegada de bandeirantes à região, e, posteriormente, com a instalação de fazendas; uma vez que o solo era bastante fértil. Desse modo, além do ecoturismo, esse destino reserva atrações para os amantes da história. Bora conhecer?

Taguatinga (foto: https://olhandodajaneladotrem.blogspot.com/2016/12/taguatinga-tocantins-entre-grutas.html)

Como chegar?

Para quem vem de Palmas, a melhor opção se dá através da BR-010, e, logo após, pela rodovia TO-110. Já para quem parte da capital federal, Brasília, o melhor trajeto também se dá pela BR-010, passando pela rodovia GO-118 e, posteriormente, pela TO-110.

O que fazer em Taguatinga?

  • Conhecer a Cachoeira do Registro – para chegar até o local, é necessário percorrer 22 km, mas que são compensados pelo visual. Com 45 metros de altura, é a maior queda d’água do estado, tanto em volume de água, quanto em altura. Logo atrás dela, há uma gruta que desperta a curiosidade dos visitantes, além de um lago com 15 metros de profundidade. Embora banhos não sejam permitidos por lá, vale a pena conferir um pouco mais desse espetáculo da natureza.
  • Visitar a Gruta dos Caldeirões – considerada uma das formações rochosas mais bonitas da região, a gruta situa-se a 17 km da cidade. Ao chegar lá, o visitante se depara com uma paisagem estonteante, com estalagmites e estalactites que chamam a atenção. Vale a pena conhecer.
  • Passear pelos Casarões – por ser uma cidade cuja origem remonta ao período colonial, a cidade possui diversas fazendas históricas e casarões em estilo colonial que merecem ser conhecidos não somente por sua beleza, mas também por sua história.

    Praça de Taguatinga (foto: https://portal.to.gov.br/)
  • Participar das festas religiosas – assim como a maioria das cidades pequenas, Taguatinga é uma cidade que possui forte influência religiosa, a qual é muito demonstrada por meio das festas, principalmente nas Cavalhadas, encenações caprichadas que simbolizam a batalha ocorrida entre mouros e cristãos. Vale a pena ter essa experiência.

Hotéis em Taguatinga

  • Hotel e Restaurante da Bela – Avenida Joaquim José Almeida – Vila Santa Maria
    Telefone: (63) 3654-1369
  • Hotel Vitors – Avenida José Joaquim de Almeida Quadra 2 Lote 9 – Santa Maria
    Telefone: (63) 3654-1207

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.