Aurora do Tocantins, símbolo do ecoturismo nas Serras Gerais

Aurora do Tocantins, símbolo do ecoturismo nas Serras Gerais (foto: https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-gerais/principais-atrativos/aurora-do-tocantins-/)

Aurora do Tocantins é uma cidade tocantinense, situada nas Serras Gerais, a 504 km da capital Palmas e a cerca de 46 km de Taguatinga. Conhecida por ser a cidade do estado em que o Sol nasce mais tarde, em decorrência da formação geológica da região, recebe seu nome justamente devido à luminosidade característica. Com pouco mais de 3 mil habitantes, o município chama a atenção dos visitantes por suas atrações naturais, sendo grande parte delas localizadas em Lavandeira, cidade distante 16 km, e que apresenta infraestrutura turística bem precária; ao contrário de Aurora, que possui boa infraestrutura para atender aos seus visitantes.

Aurora do Tocantins (foto: https://raizesdomundo.com/aurora-do-tocantins-serras-gerais/)

Para a realização da maioria dos passeios, é recomendado que o visitante contrate um guia, uma vez que muitos dos locais não são sinalizados, ou são em propriedades que já possuem parceria com empresas de turismo. Todavia, há alguns pontos que podem ser visitados na ausência de guias.

Como chegar?

Para quem sai de Palmas, são pouco mais de 500 km, os quais podem ser percorridos pela BR-010 e pela rodovia TO-050. Já para quem resolve partir de Brasília, a distância a ser percorrida é menor, sendo aproximadamente 470 km, e o melhor trajeto se dá por meio da rodovia BR-010.

O que fazer em Aurora do Tocantins?

  • Conhecer o Rio Azuis – considerado pelo Guinness Book como o menor rio brasileiro, ele conta com apenas 147 metros de extensão e é um dos cartões postais da cidade. Isso porque sua nascente é em Aurora, e suas águas são de uma coloração estonteante, que passa pelo verde e pelo azul. Ao se chegar na região da nascente, há restaurante e uma escada para que o visitante possa tomar um banho. Além disso, no rio é possível fazer um “Boia Cross”, que consiste em descer nas águas em uma boia durante 1 km no rio Sobrado. Vale a pena conhecer.
  • Visitar o Balneário Municipal Douradas – mais um rio de águas transparentes, o Rio Palma forma uma praia de água doce na cidade, o balneário, e que é parada obrigatória para quem vai a Aurora do Tocantins. Sobre esse rio de águas azuis, há ainda uma ponte rústica de madeira que promove a formação de uma paisagem belíssima no local. Não deixe de conhecer.

    Cidade dos Totens (foto: https://levenaviagem.com.br/aurora-do-tocantins/)
  • Passear pelo escorregador – para a realização desse passeio, é obrigatório que o visitante contrate um guia, e o escorregador está a 9 km do centro da cidade. No local, há algumas trilhas aquáticas, com cristalinas piscinas naturais, e que levam o turista a um escorregador natural. Vale a pena dar uma passada por lá.
  • Conhecer a Cidade dos Totens – outra atração bem famosa da cidade é a Cidade dos Totens, que para ser conhecida, necessita da contratação de guias. Para se chegar lá, há um total de uma trilha de 10 km sob o sol de Tocantins. Chegando lá, o visitante encontra diversas formações rochosas de arenito esculpidas pelo vento, que formam uma paisagem de tirar o fôlego (literalmente, uma vez que não há pontos de parada na trilha, como rios, ou poços). Desse modo, vá preparado com água, alimentos e protetor solar; mas a paisagem recompensa todo o esforço.
  • Tomar um banho na Cachoeira do Sombra – localizada na cidade de Lavandeiras, possui um acesso com trilha de 1 km e que pede a contratação de um guia. Com 5 metros de altura, suas quedas d’água formam um poço muito transparente, e até mesmo uma prainha que chama a atenção por sua beleza. Vale a pena conhecer.
  • Conhecer o Morro da Rainha e o Poço Azul – mais um passeio que exige a contratação de guia, a trilha inicial de 3,5 km leva ao Poço Azul, que como o próprio nome sugere, é um poço de águas muito azuis. Todavia, durante a trilha, é possível visualizar o Morro da Rainha, que chama a atenção por sua imponência, e por sua forma, que lembra uma coroa. Não deixe de conhecer!
  • Se refrescar na Praia do Pequizeiro – para se chegar a essa bela praia, é necessário fazer uma trilha de 1,5 km, que deve ser feita com guia. Ao se chegar ao local, o turista tem a oportunidade de conhecer uma bela praia de água doce, com águas muito cristalinas, que rendem belíssimas fotos.

    Banhos do Bacupari (foto: https://raizesdomundo.com/aurora-do-tocantins-serras-gerais/)
  • Banhos do Bacupari – roteiro ideal para os amantes de cachoeiras, deve ser feito com o auxílio de guias locais. No total, são visitadas três cachoeiras, a das Andorinhas, do Angico e do Regado, em um trajeto que possui aproximadamente 1,5 km de extensão. São belíssimas quedas d’águas que formam paisagens estonteantes.

Pousadas em Aurora do Tocantins

  • Aurora Esplendor – R. Rufino Bpo.
    Telefone: (63) 99201-1690 – Site

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.