Três Coroas, cidade que inspira religiosidade e aventura

Três Coroas é uma cidade situada nas margens da Serra Gaúcha, a cerca de 25 km de Gramado e a 100 km da capital do estado, Porto Alegre. O município conta com aproximadamente 26 mil habitantes, os quais são, em sua maioria, descendentes dos colonizadores alemães que ali chegaram em meados do século XIX.

Localizada no Vale do Paranhana, a cidade recebeu esse nome em homenagem a um pinheiro de três copas, ou coroas, que é bastante comum na região. É importante ressaltar que, por estar em uma área cercada por natureza, apresenta diversas opções para os amantes do ecoturismo; além disso, o turismo religioso se faz presente em Três Coroas não somente pela beleza das igrejas, mas também pelo fato de a cidade ser sede de um templo de tradições tibetanas que atrai inúmeros visitantes.

O que fazer em Três Coroas?

Ponte Coberta Três Coroas (foto: http://bolaemjogo.com.br/fotografias-vencedoras-em-tres-coroas-2/)

Centro Budista Khadro Ling – localizado em meio à vegetação, o templo budista é a sede sul americana de templos tibetanos Vajraiana, onde vivem aproximadamente 50 praticantes do Budismo Tibetano Vajraiana. O local é parada obrigatória para quem vai à cidade, e chama atenção por sua coloração vermelha e pela paz que transmite, além do fato de ser o maior templo da América do Sul. É importante lembrar que é uma área de meditação e de contemplação, que pode ser visitada gratuitamente. Grupos devem agendar a visita, a qual deve respeitar os horários estipulados. Localização: R. Águas Brancas, 1211 – Zona Rural. Telefone: (51) 3546-8201.

-Decks do Rio Paranhana – construídos às margens do rio que banha a cidade, os decks encontram-se disponíveis para que o turista possa admirar a bela natureza que circunda a região, a qual é marcada por águas inquietas e transparentes.

Museu Armindo Lauffer – o local recebe o nome do historiador da cidade que conseguiu resgatar materiais para contar a história da colonização europeia na região. O museu abriga documentos e objetos trazidos pelos colonizadores locais. Vale a pena conhecer. Localização: Rua Henrique Juergensen, 139 – Centro. Telefone: (51) 3546-3257.

-Tirolesa sobre o Rio Paranhana – o esporte, bastante apreciado por aqueles que buscam conhecer um pouco mais do local sobre outro ângulo, passa por cima das águas do rio que banha a região, e percorre cerca de 200 metros. Vale a pena se aventurar.

-Rapel  e Canoagem – outros dois esportes bastante comuns na cidade são o rapel e a canoagem, sendo este último bastante reconhecido a partir do ponto em que Três Coroas é a capital nacional da Canoagem, e já foi até sede do campeonato mundial da modalidade. O turista pode ter certeza de que será bem servido no que se refere a esportes radicais.

Ponte Coberta – uma das poucas pontes cobertas do Rio grande do Sul, a ponta coberta de Três Coroas passou por diversos problemas, como enchentes e vendavais que fizeram sua estrutura ser praticamente destruída. Contudo, em 2002 foi reconstruída, e hoje é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Localização: Av. Santa Maria, 24 – Centro.

Feira Cultural e Literária – a cidade tem como um de seus destaques esta feira, a qual reúne diversas apresentações culturais, como teatro, circo, dança, e palestras com escritores. Vale a pena conhecer um pouco dessa bela atividade.

Dicas de Hotéis Três Coroas

Três Coroas (foto: https://www.parquedaslaranjeiras.com.br/rafting#prettyPhoto)

Pousada Paranhana – RS-115, 1375 – Sander
Telefone: (51) 3546-1890 – https://www.pousadaparanhana.com.br/

Pousada Estância 35 – Estr. Geral da Serra Grande – http://www.pousadaestancia35.com.br/

Pousada Raio de Sol 2 – R. Luís Volkart, 753 – Centro
Telefone: (51) 3546-3273

Pousada Três Coroas – R. Anita Garibalde – Centro
Telefone: (51) 99995-2662 – http://www.pousadatrescoroas.com.br/

Hotel Caminhos da Serra – Av. João Corrêa, 1800 – Vila Nova
Telefone: (51) 3546-6267 – https://www.hotelcaminhosdaserra.com.br/

Pousada Cidade Verde – RS-115, 1100 – Centro
Telefone: (51) 99657-0521 – http://pousadacidadeverde.com.br/

Pra Lá do Templo Pousada – Rua Arnaldo Port, 1230 – Águas Brancas
Telefone: (51) 99969-6240

Refúgio do Pomar Hostel – Estr. do Laticínio, 1330 – Rodeio Bonito
Telefone: (51) 99880-6282 – https://www.pousadarefugiodopomar.com/pt-br

O turista pode aproveitar as opções de hospedagem de Gramado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.