Motivos para conhecer a Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha, localizada no nordeste do estado do Rio Grande do Sul, é um dos cartões postais brasileiros, distante cerca de 100 km de Porto Alegre. Berço das colonizações alemã e italiana no Brasil, a famosa Serra abrange dezenas de cidades que, apesar de suas peculiaridades, reúnem cultura, gastronomia e paisagens de tirar o fôlego de qualquer turista.

Mirante Gelain e Cascata Bordin – Foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org

Motivos para conhecer a Serra Gaúcha

1- Deliciar-se com os chocolates de Gramado e Canela – as cidades que são símbolo da Serra Gaúcha, além de serem um encanto à parte com seus inúmeros parques, dentre eles Mini Mundo e o Parque do Caracol, estão entre as maiores produtoras de chocolate do país, destacando-se no setor gastronômico, mas principalmente na produção de chocolate artesanal. Vale a pena dar uma passada nas fábricas, que são um espetáculo e um ótimo roteiro turístico.

Natal Luz Gramado 2022-2023
Pórtico de Gramado (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

2- Degustar os vinhos do Vale dos Vinhedos – o belo Vale localiza-se entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, e destaca-se como um roteiro obrigatório para quem vai à Serra e não abre mão de degustar saborosos vinhos e sucos de uva, produzidos por famílias da região. Além disso, vale ressaltar que o passeio conta com a paisagem exuberante das parreiras, que, a depender da época visitada, encontram-se repletas de suculentas uvas.

Vale dos Vinhedos (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

3- Sentir a natureza exuberante em Flores da Cunha e Nova Pádua – essas duas cidades são o local ideal para quem busca fugir da rotina. Ambas, além de contarem com diversas cantinas que permitem ao visitante conhecer um pouco mais da gastronomia italiana, estão na região do Mirante Gelain e da Cascata Bordin, os quais são um espetáculo que a natureza reservou para quem visitar a bela Serra Gaúcha.

4- Divertir-se no labirinto da bela Nova Petrópolis – a cidade, localizada no coração da Serra, é um dos cartões postais da região não somente por suas belas paisagens e pela sua gastronomia, mas também por seu labirinto verde, o qual é garantia de boas risadas ao visitar o município. Vale a pena dar uma passada na praça central e conhecer a aconchegante cidade.

Labirinto Nova Petrópolis (foto: Secretaria de Turismo de Nova Petrópolis)

5- Ir à tradicional Festa da Uva em Caxias do Sul – 0 evento, tradicionalmente realizado bienalmente, é uma das maiores festas da região Sul; nele, há a exposição da cultura, indústria e gastronomia locais, com diversas opções de delícias para serem provadas pelo visitante, além de abrigar grandes shows nacionais que contribuem para engrandecer a festa. Vale a pena ir!

Caxias do Sul (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

6- Conhecer a capital das malhas, Farroupilha – a cidade, a qual abriga um dos maiores santuários do Brasil, o de Nossa Senhora de Caravaggio, é considerada a capital nacional das malhas, o que a torna ideal para quem gosta de garantir bons preços em produtos de ótima qualidade. Há diversas lojas especializadas nessa modalidade, além de grandes galerias  repletas de malharias.

Gramado (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

7- Conhecer as belas vinícolas de Alto Feliz – a pequena cidade não recebe esse nome em vão. Localizada em uma área de altitude mais elevada, é ideal para quem busca conhecer vinhos além do Vale dos Vinhedos. Desse modo, Alto Feliz é conhecida por suas vinícolas de vinhos finos, as quais, além de permitirem a degustação, permitem ao visitante admirar belíssimas paisagens da região, repleta de parreiras de uvas.

Alto Feliz  (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

8- Conhecer a cultura italiana pelos Caminhos de Pedra – o roteiro turístico dos Caminhos de Pedra é uma atração de Bento Gonçalves ideal para quem busca conhecer um pouco mais da colonização da região através de museus e restaurantes típicos, os quais exprimem de forma ímpar a gastronomia local. Vale a pena alugar um carro e ir!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.