Viamão, cidade gaúcha repleta de entretenimento para seus visitantes

Viamão é uma cidade gaúcha que está a apenas 16 km de Porto Alegre e destaca-se pela diversidade de paisagens, recursos naturais, aspectos históricos e gastronomia.

Atrações turísticas

  • Águas Claras, Polo Gastronômico ao longo da Rodovia RS-040 no Distrito de Águas Claras, com restaurantes e estabelecimentos, que oferecem produtos coloniais, como a Casa das Cucas, além de casas de carne, bebidas e outros produtos.

    Viamão ( foto https://www.viamao.rs.gov.br/)
    Viamão ( foto https://www.viamao.rs.gov.br/)
  • Itapuã, conta com interessantes opções gastronômicas, a começar pelo Alambique do Fraga com sua culinária campeira e churrascos aos domingos; além de produtos coloniais e cachaças artesanais, tudo isso com atendimento familiar.
  • Centro Histórico, que compreende as principais edificações da região central da cidade e pode ser percorrido à pé. Vale a pena conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (1770); a Praça Júlio de Castilhos, na qual destacam-se o Monumento ao Centenário da Revolução Farroupilha (1935); a Borracheira (árvore que é referência do centro da cidade) e os demais monumentos da Praça. À frente está o Largo Adônis dos Santos, no qual destaca-se a Caixa d’Água. Destacam-se ainda o antigo teatro e o prédio da Empresa Viamão (1888). Há ainda as Bicas, que são pequenas edificações construídas, com o objetivo de proteger e armazenar água junto às fontes, que são de grande valor histórico.
  • Distrito de Itapuã, possui marcos de importantes capítulos da história de Viamão e do Rio Grande do Sul, tanto no início da colonização açoriana na região como da Revolução Farroupilha.
  • Quinta da Estância, maior fazenda especializada e turismo rural pedagógico, ecológico e de lazer. Promove diversas atividades para grupos agendados. Situada na RS 118 Km 32, 395 – Estrada da Estância Grande.
  • Adega Solar, que é um espaço para happy hour, com produção própria com diversos tipos de vinho tais como o Tanaa, Merlot, Carbanet Sauvignon, Do Porto de Itapuã, Colonial, Conhaque, Espumante e Grapa. Situada na Estrada Acrísio Prates, 8800 – Fiúza / Rota das Especiarias.

    Viamão ( foto https://www.viamao.rs.gov.br/)
    Viamão ( foto https://www.viamao.rs.gov.br/)
  • Autódromo Internacional de Tarumã, que é um dos circuitos mais tradicionais do País, com pista de 3.016 metros e 11 curvas. Situado na Estrada Capitão Gentil Machado de Godoy.
  • Banhado dos Pachecos, situado no Distrito de Águas Claras, é uma Unidade de Conservação, que abriga o Cervo do Pantanal. No local, ainda são encontradas espécies de aves e mamíferos ameaçados de extinção, que podem ser observados da torre panorâmica de 16 metros de altura.
  • Morada dos Bugios, local que oferece entretenimento junto à natureza, como a Praia da Lagoa Branca. Possui camping, churrasqueiras, parquinho, passeios de charrete, pescaria e quadra de esportes. Situada na Rodovia RS 040, 7.999 – Km 29, Parada 90.
  • Museu Municipal, que reúne documentos antigos, publicações, objetos históricos e a sala açoriana com acervo doado pelo Consulado Português. Localizado no Ginásio Municipal, na Rua dos Açores nº 951.
  • Parque das Águas é um parque de diversões, com toboáguas, quadras de vôlei e futebol, salão para festas, praça de alimentação, minizoo, restaurante comida mineira, mata nativa para passeios e churrasqueiras. Situado na RS 118, Km 33.

    Viamão (foto https://www.viamao.rs.gov.br/)
    Viamão (foto https://www.viamao.rs.gov.br/)
  • Parque Estadual de Itapuã, que protege a última amostra dos ecossistemas originais da Região Metropolitana de Porto Alegre, com campos, matas, dunas, lagoas, praias e morros. Em suas dependências encontramos o Farol de Itapuã, construído em 1860 e que assinala o limite entre o Lago Guaíba e a Laguna dos Patos. Situado na Estrada Dona Maria Leopoldina Cirne, s/n – Itapuã, Viamão.
  • Parque Saint Hillaire, com 1.180 hectares, possui uma barragem e diversas nascentes, além da infra-estrutura necessária para receber famílias nos finais de semana. Situado na Av. Senador Salgado Filho, 2785 – Parada 38.
  • Praia dos Passarinhos, situada no Lago Guaíba, próximo ao centro do Distrito de Itapuã, possui espaço cultural ecológico; além de praia muito bem preservada, mas sem infraestrutura.

Hotéis

A cidade boas opções de hospedagem para seus visitantes, que poderão escolher a melhor estadia e curtir os encantos da região.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.