Santana, a segunda maior cidade do estado do Amapá

Santana é uma cidade amapaense situada a aproximadamente 20 km da capital Macapá, e é considerada a segunda maior cidade do estado. Com cerca de 112 mil habitantes, é conhecida por ser o principal meio de acesso fluvial do Amapá, recebendo em seu porto embarcações de outras capitais nortistas, como Belém do Pará e Manaus, mas também de outras regiões brasileiras. Assim como outras cidades do estado, seu turismo está fortemente vinculado às belezas naturais existentes na região, as quais chamam a atenção dos visitantes. Confira um pouco mais sobre essa cidade, e programe seu roteiro para esse belo estado!

Santana, Amapá (foto: https://www.oimenu.com.br/cardapio-digital-santana-ap)

Como chegar em Santana?

Para quem vem da capital, a melhor maneira se dá através da rodovia Duca Serra e pela AP-010, que ligam as duas cidades. Todavia, para quem vem das demais regiões, pode pegar uma embarcação partindo de outras capitais da região Norte, ou ainda um voo para Macapá, que recebe voos diretos de Belém e de Brasília.

O que fazer em Santana – AP?

  • Conhecer o Porto de Santana – uma das principais atrações da cidade com certeza é o porto. Embora pareça um pouco caótico, vale a pena conhecer um pouco mais sobre esse que é o principal do estado, além de conferir um pouco da cultura local, cuja economia é bastante influenciada pelo minério.
  • Visitar o Distrito da Ilha de Santana – banhada pelo gigante Rio Amazonas, a Ilha se destaca por ser o principal ponto turístico da cidade. Além de passeios de barco, é possível realizar trilhas, se banhar em praias de água doce, além de provar comidas típicas do estado. Vale a pena conferir.

    Porto de Santana (foto: https://www.portosenavios.com.br/)
  • Aproveitar a Festa de Sant’Ana – tradicionalmente nos meses de julho há a comemoração da festa da padroeira que dá o nome ao município, e que promove shows de artistas locais e uma ótima oportunidade de conhecimento da cultura e da gastronomia locais.
  • Tomar um banho nos Igarapés – por ser uma cidade ribeirinha, Santana dispõe de bons igarapés para banho, ou simplesmente para admirar o belo rio Amazonas. Dentre os principais, estão o Recanto da Aldeia, situado na Ilha; o Igarapé do Lago, comunidade que abriga diversos balneários; além do Igarapé da Fortaleza, que conta com boas opções de bares e restaurantes para atender aos visitantes.

Hotéis em Santana – AP

  • Ceta Ecotel – R. do Matadouro, 640 – Macapá
    Telefone: (96) 3333-5079
  • Hotel Teodoro – Av. Santana, 1695 – Central
    Telefone: (96) 3283-5030

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.