Vila Velha, cidade do turismo Histórico e do Ecoturismo

Vila Velha, cidade do turismo Histórico e do Ecoturismo (fonte: https://esbrasil.com.br/festa-da-penha-2018-onibus/)

Vila Velha é uma cidade do litoral do Espírito Santo, situada a 7 km da capital do estado, Vitória e a 55 km da aconchegante Domingos Martins. Por estar muito próxima da capital, Vila Velha recebe turistas de todo o mundo, e conta com uma infraestrutura

Convento da Penha (fonte: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2019/04/22/festa-da-penha-comeca-com-campinho-convento-da-penha-lotado-no-es.ghtml)

muito boa para atendê-los. Além de ser conhecida por suas belas praias, a cidade é conhecida por suas atrações, que vão desde parques, passando pelo turismo histórico e pelo turismo de aventura, atendendo a todos os tipos de visitantes.

O que fazer em Vila Velha?

Turismo Histórico

  • Convento da Penha – um dos mais belos cartões postais da cidade, com certeza é o Convento da Penha. Inaugurado em 1568, é o mais antigo convento mariano do Brasil. Situa-se em cima de um penhasco de 154 metros de altura, o que possibilita aos visitantes ter uma visão privilegiada do litoral de Vila Velha. Além disso, conta com o Santuário de Nossa Senhora da Penha, que também vale a visita. Endereço: R. Vasco Coutinho – Prainha.
  • Forte São Francisco Xavier – construído em 1565, foi cedido à Marinha Brasileira em 1862. Além de possuir uma arquitetura que chama a atenção de qualquer visitante, possui em seu interior um museu que conta a história da cidade e do estado. Vale a pena conhecer. Endereço:Rua Antônio Ferreira de Queiroz – Prainha. Horário de funcionamento: segunda a sexta: de 8h às 11:30 e de 13h às 16h. Sábados, domingos e feriados: de 8h às 12h.

    Museu Vale (fonte: http://rockthistown.com.br/2018/04/museu-vale-comemora-20-anos-com-show-de-jazz-e-blues/)
  • Farol de Santa Luzia – inaugurado por Dom Pedro II em 1871, o farol é um local em que podem ser admirados a Baía de Vitória, de Vila Velha e de Serra; além disso, há uma lojinha no local para aqueles que quiserem levar lembrancinhas. Endereço: R. Santa Luzia, 2 – Praia da Costa.
  • Museu da Vale – inaugurado em 1998, o Museu Vale busca relembrar a história da construção da estrada de ferro que liga Vitória a Minas Gerais. Lá há maquetes, uma Maria Fumaça e diversas exposições que fazem o visitante viajar no tempo. Endereço: R. Vila Isabel, Vila Velha.

Turismo Náutico

  • Ilha de Pituã – localizada bem próximo da Praia de Itapuã, de onde partem barcos para as ilhas da cidade, a Ilha de Pituã é bastante procurada por suas belas piscinas naturais de águas límpidas, ideais para mergulho.
  • Arquipélago de Itatiaia – formado por 7 ilhas, tem como principal função ser o berçário de diversas espécies de aves, principalmente garças, o que dá a uma das ilhas o nome de Ilha das Garças, que é a maior do município.
  • Ilha Rodrigues – situada próximo à Praia da Sereia, pode ser alcançada a nado ou por pequenas embarcações, e permite a visualização da bela paisagem da orla de Vila Velha e de Vitória.

    Ilhas Itatiaia (fonte: https://www.pelomundocommanu.com/ilhas-itatiaia/)

Ecoturismo e Agroturismo

  • Morro do Moreno – localizado a 184 metros de altura, é o principal destino para aqueles que buscam um pouco mais de aventura, além de uma vista bonita. Pode-se chegar a ele por meio de trilhas, escalada, rapel, corrida, ou da forma que o turista se sentir mais à vontade. Lá de cima, o visitante pode saltar de parapente, e pode admirar a bela paisagem capixaba. Endereço: 1056, R. Xavantes, 262 – Praia da Costa.
  • Parque da Manteigueira – o local é ideal para os amantes da natureza, que gostam de conhecer um pouco mais da flora e da fauna de onde visitam. Conta com 5 trilhas para os mais aventureiros, com a Pedra do Urubu e com diversas atrações para os visitantes. Além disso, há locais para a prática de piqueniques. Endereço: Barra do Jucu.
  • Parque Natural Municipal de Jacarenema – localizado nas proximidades da Barra do Jucu, o parque é uma ótima opção para quem busca a tranquilidade da natureza. De lá é possível admirar belas paisagens, como o Morro da Concha e o Manguezal do Rio Jucu.

A cidade dispõe de opções do agroturismo como fazendas que vendem produtos artesanais, além de restaurantes que servem a tradicional culinária rural. Vale a pena conhecer.

Dicas de Hospedagem Vila Velha

A cidade dispõe de boa infraestrutura hoteleira para atender sus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.