Principais pontos turísticos de Salvador, bela capital baiana

Principais pontos turísticos de Salvador, bela capital baiana (fonte: http://www.estreladomarsalvador.com/)

Salvador, também conhecida como uma das cidades com o melhor carnaval do Brasil, é a capital do estado da Bahia, e exala cultura por toda sua extensão. Com 2 milhões e 600 mil habitantes, Salvador se localiza a 710 km de Porto Seguro e a 451 km de outra bela cidade baiana, Ilhéus.

Elevador Lacerda (fonte: http://www.holambelo.com.br/filiais/salvador)

A capital, além de abrigar um dos maiores carnavais de rua do país, que atrai milhões de turistas todos os anos atrás dos trios elétricos nas belas praias da cidade, também se caracteriza por grande importância histórica, uma vez que foi a primeira capital brasileira, à época chamada de São Salvador de Todos os Santos; além disso, por ter grande influência da cultura africana, é marcada pela gastronomia regada a acarajé, e pela música ao estilo do Olodum.

O que fazer em Salvador?

  • Visitar o Centro Histórico – mais conhecido como Pelourinho, o centro histórico de Salvador compreende uma área de extrema importância cultural, histórica, religiosa e gastronômica, que é tombada como Patrimônio da Humanidade e é o maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina. O local é caracterizado por suas ladeiras repletas de restaurantes, lojinhas, igrejas, cinemas e centros culturais que fazem o visitante passar o dia conhecendo, além de, claro, escutar uma boa música ao som do bloco Olodum. Vale a pena conhecer.
  • Elevador Lacerda –  o primeiro elevador urbano do mundo, inaugurado em 1873 é um dos cartões postais mais conhecidos da cidade. Funciona ligando a Cidade Alta ao bairro do Comércio, e é capaz de transportar 128 pessoas por meio de suas 4 cabines ao longo de seus 72 metros de altura. Vale a pena visitar a praça Thomé de Souza, de onde o elevador parte na região da cidade alta, para se ter uma bela visão do local. Endereço: Praça Tomé de Souza, S/N – Centro.

    Farol da Barra (fonte: http://www.estreladomarsalvador.com/)
  • Farol da Barra – localizado sobre o Forte de Santo Antônio da Barra, o farol possui 22 metros de altura e foi construído no século XVII para defender Salvador do ataque de invasores. Para chegar até ele, o visitante deverá andar sobre um calçadão que recebeu reforma recente, e que contribuiu para deixar o local ainda mais atraente; além disso, deverá subir 82 degraus que, por mais que pareça um número alto, levarão o turista a ter uma bela vista da Baía de Todos os Santos. É importante lembrar também que o Museu Náutico da Bahia também se localiza lá e vale a pena ser visitado. Endereço: Largo do Farol da Barra, S/N – Barra.
  • Mercado Modelo – Reza a lenda que para conhecer uma cidade a fundo, é necessário visitar o mercado público de lá. E essa lenda aplica-se a Salvador. O mercado Modelo é um local que conta com 250 lojinhas, ideais para quem quer comprar lembrancinhas, comidas típicas, além de conferir o belo artesanato da cidade. Endereço: Praça Visc. de Cayru, s/n – Comércio.
  • Porto da Barra – a praia mais famosa da cidade não recebe esse título em vão, pois em 2007, o jornal britânico The Guardian classificou o local como a terceira melhor praia do mundo. A área está compreendida entre o Forte de São Diogo e o Forte de Santa Maria, mas é possível visualizar o Farol da Barra de lá também. Caracteriza-se por ter águas calmas, ideais para banho e para a prática de Stand Up Paddle.
  • Igreja e Convento de São Francisco – localizada no coração do Pelourinho, a Igreja é um ponto indispensável a quem busca visitar Salvador. Construída em estilo barroco por mãos escravas, conta com 55 mil azulejos pintados que representam a vi
    Santuário Senhor do Bonfim (fonte: http://www.santuariosenhordobonfim.com/artigo/visite-a-basilica-santuario-do-senhor-do-bonfim.html)

    da de São Francisco de Assis. É um local que vale a pena ser visitado. Endereço: Largo do Cruzeiro de São Francisco – Pelourinho.

  • Santuário Senhor do Bonfim – construída em 1772 ainda como uma capela, possui estilo neoclássico e fachada em estilo rococó, assim como as igrejas europeias construídas na época. É extremamente famosa em razão de sua beleza e da fé que move milhares de pessoas até ela todos os anos. Conta com inúmeras festividades, com a Sala dos Milagres, a Casa dos Romeiros e com as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim que enfeitam o local e podem ser adquiridas em Salvador. Uma curiosidade é sobre o tamanho das fitinhas: elas devem ter 47 cm, que corresponde ao tamanho do braço direito da estátua do Senhor do Bonfim presente no local. Endereço: Praça Sr. do Bonfim, s/n – Bonfim. Site da igreja: Santuário Senhor do Bonfim.

Dicas de Hospedagem em Salvador

Salvador possui inúmeras opções de hospedagem para atender aos visitantes que desejam conhecer a bela cidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.