Igrejas seculares de Paraty retratam a influência religiosa da cidade

Além de seu imenso valor histórico e suas infinitas belezas naturais; Paraty possui uma forte influência religiosa, especificamente a católica, herdada dos portugueses.

O Centro Histórico da cidade possui 4 igrejas, cada uma foi sendo destinada a uma camada da população: tais como senhoras aristocratas, escravos,  homens pardos libertos, etc.

Tal influência se traduz não só na arquitetura, como também nas festas tradicionais, que ainda acontecem na cidade histórica tais como a Festa do Divino, Corpus Christi, Festa de Nossa Senhora dos Remédios, de Nossa Senhora do Rosário etc.

Igreja de Santa Rita

Igreja Santa Rita (foto http://igrejaparati.com.br)
Igreja Santa Rita (foto http://igrejaparati.com.br)

Considerada o cartão postal da cidade, foi construída por volta de 1722; além de ser a mais antiga da cidade, em virtude da demolição das capelas de São Roque a da antiga matriz. Possui arquitetura jesuítica nos elementos internos, características do barroco-rococó, notadamente na talha policromada do altar-mor. Nela funciona o Museu de Arte Sacra de Paraty, sob a responsabilidade do IBRAM.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Considerada a maior da cidade, possui estilo neoclássico, sobressai por sua imponência; apresenta a sobriedade e o despojamento característicos deste estilo, em que as grandes massas se contrapõem ao ritmo dos vãos. São destaques a imponência da edificação, suas torres inacabadas, as imagens das antigas capelas, o retábulo das capelas internas do século XVIII e a pia batismal, do século XVII. Aberta para visitação de segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h30. Aos sábados,  das 8h às 12h e de 13h às 16h.

Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Situada na Rua do Comércio, de frente para a Rua Samuel Costa, no lugar mais central do Centro Histórico. Atualmente é conhecida simplesmente como Igreja do Rosário e sua construção iniciou-se em 1725. Destinava-se aos pretos escravos que ajudaram na sua construção.

Igreja de Nossa Senhora das Dores

Foi erguida em 1800 por iniciativa de senhoras da aristocracia da cidade. Projetada para ter duas torres, mas apenas uma foi concluída. Os altares em seu interior encontram-se sob a invocação dos santos da Semana Santa.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.