Paraty, cidade histórica repleta de belas atrações turísticas

A cidade de Paraty é considerada patrimônio histórico e cultural da humanidade, sendo uma das principais cidades históricas do Rio de Janeiro, que faz parte do Caminho Velho da Estrada Real.

Além de ser conhecida por sua importância histórica, com seus casarões, e suas igrejas seculares; a cidade também se destaca por ser uma das grandes produtoras de cachaça do país; sendo responsável pela produção de importantes rótulos.

Paraty (imagem: Canva)

Como chegar?

Para quem vem de regiões mais distantes e opta por vir de avião, uma boa opção é pousas no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, que se situa a 242 km de lá pela BR-101.

Mas, para quem se encontra no litoral norte de São Paulo, ou na região serrana do estado, Paraty é até bem perto; de modo que, para quem vem de Cunha, são cerca de 47 km pela BR-459; ao passo que, para quem vem de Ilhabela, são 151 km a serem percorridos pela BR-101.

Paraty – RJ (imagem: Canva)

O que fazer em Paraty?

Situada na região sul do estado do Rio de Janeiro, a cidade apresenta uma diversidade de atrações que atendem aos mais variados tipos de visitantes, e que encantam diversas idades. Veja a seguir o que fazer em Paraty.

  • Conhecer o Centro Histórico – com seus casarões, igrejas seculares e bela arquitetura, o Cento Histórico é sem dúvidas o principal cartão postal da cidade. Isso porque, a cidade é planejada, de modo que, na maré alta, quando a água invade as ruas, as casas não são afetadas por serem mais altas. Além disso, as próprias casas, o calçamento, e tudo que faz parte desse centro, chamam a atenção, e fazem de lá uma excelente opção para quem busca passar o dia.

    Centro Histórico de Paraty (imagem: Canva)
  • Passear pelo Caminho do Ourooutro local de grande valor histórico, o Caminho do Ouro foi construído por escravos entre os séculos XVII e XIX, e ligava Minas Gerais a Rio de Janeiro e São Paulo. Desse modo, essa atração é uma excelente opção para quem busca entender um pouco mais da história do país, uma vez que conta com guias autorizados; além de passar em meio à belíssima Mata Atlântica da região.
Caminho do Ouro (imagem: retirado de paraty.com.br)
  • Visitar os Museus – outro passeio bem tradicional da cidade é visitar os museus que retratam tanto como era o Brasil nos tempos coloniais, com o ciclo do ouro e da cana-de-açúcar; quanto um pouco do que era a realidade vivida pelos escravos naquela época. Um dos principais é o Museu de Arte Sacra, o Forte Defensor Perpétuo, dentre outros.
Museu de Arte Sacra (imagem: Wikipedia)
  • Se refrescar nas belas praias –  por ser uma cidade litorânea, nada melhor do que se refrescar nas belas praias da cidade, as quais podem tanto ser alcançadas a pé, como a Praia do Pontal e de Jabaquara; quanto podem estar incluídas em passeios de escuna, como o Saco do Mamanguá, e a Ilha Comprida. Em ambos os casos, as paisagens são de tirar o fôlego de qualquer visitante que se aventurar por lá.
Praias de Paraty (imagem: Canva)
  • Praticar o ecoturismo – uma outra opção bem legal para quem busca maior contato com a natureza é se aventurar nas trilhas, banhos de cachoeiras e passeios pela Mata Atlântica que ocorrem por lá. Isso porque muitas das trilhas que podem ser realizadas por lá, levam o turista a cachoeiras belíssimas, com poços, “escorregadores”, e outras opções para quem busca mais ou menos adrenalina. Ah, e tem até opção de arvorismo em meio à Mata Atlântica!
Ilhas no litoral fluminense (imagem: Canva)
  • Degustar boas cachaças – outra coisa que não falta em Paraty são alambiques de cachaça, bebida essa que, segundo historiadores, teria sido produzida na cidade desde o ano de 1600. Embora já tenham existido mais de 100 na cidade, atualmente, restam bem poucos, mas que são abertos a visitação, permitindo a degustação de vários tipos da bebida. Ah, e uma dica: quando estiver em Paraty, conheça a “Gabriela”, que mistura cachaça, melado, cravo e canela, e que agrada até mesmo aos paladares mais exigentes.
Cachaças (imagem: Canva)
  • Fazer passeio de barco e mergulhar – assim como a cidade de Angra dos Reis, Paraty também é conhecida pelos seus passeios de escuna e de lancha em meio às ilhas que existem por lá. Mas, além de conhecer as paisagens, o turista também tem a opção de mergulhar nas águas azuis do oceano Atlântico e conhecer mais a fundo a diversidade marítima do local.
  • Realizar Birdwatching – outra coisa bem legal para se fazer em Paraty é observar as belas aves que fazem parte da fauna da Mata Atlântica. Isso porque, no município, há 448 espécies de aves catalogadas.

A bela cidade pode ser conhecida de diversas formas seja pela história, pela cultura, pela mata atlântica, pela diversão, pela cachaça, pelos eventos, pela arte, pela gastronomia e pelo agito, pois a cidade recebe milhares de visitantes anualmente.

Paraty (imagem: Canva)

Dicas de hospedagem

A cidade oferece uma infinidade de opções de hospedagem para seus visitantes, que poderão aproveitar de todo o encanto da bela região.

Gastronomia

A região conta com uma grande variedades de restaurantes e bistrôs, que servem o melhor da culinária nacional e internacional.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.