Ilha do Mel é perfeita para os amantes das belezas naturais

Ilha do Mel (foto //viagemeturismo.abril.com.br)

A Ilha do Mel está localizada na cidade de Paranaguá, no estado do Paraná, sendo uma  área de preservação administrada pela IAP (Instituto Ambiental do Paraná).

Acesso a Ilha do Mel

Ela está a aproximadamente 120 km da capital Curitiba e o acesso é pela cidade de Paranaguá ou Ponta do Sul, que é a mais usada.

Ela possui 25 quilômetros de belas praias, desertas ou com pouca urbanização; e sua população se distribui entre algumas pequenas vilas que são Encantadas, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Fortaleza.

Com intuito de preservar o meio-ambiente e evitar a degradação da Ilha, não é permitido veículos automotores e de tração animal; além do número de visitantes ser limitado a 5.000 pessoas por dia.

Ilha do Mel (foto //viagemeturismo.abril.com.br)
Ilha do Mel (foto //viagemeturismo.abril.com.br)

A locomoção dentro da Ilha é feita por trilhas de terra, sendo que a visitação só ocorrerá em locais delimitados da Ilha. Uma grande parte de seu território se constitui de área de preservação, onde não é permitido o acesso.

Atrações turísticas

As atrações turísticas de maior destaque na Ilha do Mel são a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza de N. S. dos Prazeres, que estão abertos à visitação pública.

  • Vila das Encantadas, possui boa infraestrutura de recepção turística, restaurantes, lanchonetes e pousadas. Na vila encontra-se a Gruta das Encantadas, próxima à Praia do Mar de Fora; voltada para o mar aberto, com boas ondas para surfe. O acesso à gruta é uma passarela que leva até a sua entrada. Nos finais de semana e na temporada de verão, a noite é animada por bares e forrós bastante animados.
  • Vila Nova Brasília está localizada na parte mais estreita da Ilha e dá acesso ao Farol das Conchas e a Praia Grande e à Fortaleza. Possui boa infraestrutura de recepção turística, restaurantes, lanchonetes e pousadas; além de uma boa vida noturna nos finais de semana e na temporada.

    Ilha do Mel (foto //specialparana.com)
    Ilha do Mel (foto //specialparana.com)

  • Farol das Conchas, localizado no cume do Morro da Concha. É uma construção de 1870, que tem por objetivo orientar a navegação na barra da Baía de Paranaguá. O local oferece bela vista panorâmica de quase toda a Ilha do Mel e região. Entre o vertente leste do Morro da Concha, próxima ao Farol, e a Ponta do Joaquim, localiza-se a Praia de Fora, ou Prainha, um dos principais locais para surfe da Ilha.
  • Praia Grande, local de menor menor povoação na Ilha; por isso possui pouca infraestrutura de recepção aos turistas, mas oferece algumas pousadas, bares e restaurantes. A praia é a principal atração, pois possui grande extensão, com bons locais para surfe.
  • Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, situada na  divisa da parte povoada com a área de preservação ambiental da Ilha do Mel. O acesso pela vila de Nova Brasília, é feito à pé pela praia ou, na maré cheia, por uma trilha, que possui aproximadamente 4 km de extensão. O complexo da Fortaleza é formado pelo antigo e majestoso Forte de N. S. dos Prazeres, localizado na praia, ao pé do Morro da Baleia, inaugurada em 1769; e pelo complexo de artilharia instalado no alto no Morro da Baleia. A região da Fortaleza possui duas pequenas vilas, que são a Fortaleza do Norte e a Fortaleza do Sul, pouco habitadas e com infraestrutura simples. Próxima à Fortaleza encontra-se a Baía dos Golfinhos, notável pela presença de cardumes de botos em suas águas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.