Ilhas de São Sebastião, o paraíso no litoral de São Paulo

São Sebastião é uma cidade paulista situada no litoral norte do estado, a 161 km da bela cidade de Santos, e a 78 km da charmosa  Ubatuba. Com uma população de aproximadamente 90 mil habitantes, essa cidade é um dos destinos mais procurados no verão, haja vista a grande variedade de atrações que existem por lá; que atendem aos mais variados tipos de turistas.

Por ter sido uma das primeiras vilas a serem fundadas em território brasileiro, conta com construções de época que permitem ao visitante viajar pelo tempo, de volta aos séculos XVI e XVII em seu cento histórico; repleto de bares, restaurantes e lojinhas de artesanato e lembrancinhas. Mas não é só por isso que São Sebastião é procurada.

Suas belíssimas praias e ilhas, de mar muito azul e águas cristalinas, ao longo de 100 km de litoral, chamam a atenção de quem quer que passe por lá; seja para mergulhar, para tomar um bom banho, ou simplesmente para contemplar essa maravilha da natureza. Sendo assim, que tal conferir um pouco mais sobre as Ilhas de São Sebastião e programar sua viagem pra lá?

São Sebastião, cidade repleta de natureza e história (foto: FilipeFrazao/Getty Images)

Ilhas de São Sebastião

  • As Ilhas – se você já está planejando seu roteiro, provavelmente já ouviu falar da ilha mais famosa da cidade – As Ilhas. Isso porque, do continente, ela se assemelha a três porções individuais de terra, dando a impressão de que se tratam de 3 ilhas. Cercada por uma mar muito azul, e com areias extremamente brancas, forma um local paradisíaco, ideal para mergulho, snorkeling, ou simplesmente para fazer uma caminhada. Por lá, existem duas praias e também há trilhas para conhecer melhor o local. Lembre-se que não há infraestrutura no local, de modo que é necessário ir preparado, e trazer de volta todos os resíduos que forem gerados por lá.
As Ilhas (foto: https://guiadepraiasbrasileiras.com.br/viajar/melhoresDestinos/Brasil/SP/SAO-SEBASTIAO)
  • Ilha das Couves – embora seja bastante confundida com a ilha de mesmo nome em Ubatuba, essa bela ilha possui uma excelente infraestrutura para receber os visitantes. Isso porque é uma propriedade privada, de modo que dispõe de camping, locais para mergulho, banheiros, dentre outras opções. Além disso, há trilhas por lá, e a opção de pernoitar no local. Para se chegar lá, há a opção de fazer um passeio de canoa, ou de ir em uma embarcação local que passa por algumas ilhas da região. Vale a pena conhecer.
Ilha das Couves (foto: https://guia.melhoresdestinos.com.br/ilha-das-couves-de-sao-sebastiao-239-6569-l.html)
  • Ilha dos Gatos – uma ilha bem legal para quem curte um pouco de história, ela também é chamada de Ilha Rockfeller; visto que registros indicam que, após a Guerra Fria, com medo de um possível ataque soviético, a família de mesmo nome tenha construído uma mansão na ilha para se refugiar. Atualmente, as ruínas podem ser visitadas; e o turista tem a opção de mergulhar em um “aquário natural” repleto de peixes em águas cristalinas.
Ilha dos Gatos (foto: https://roteirodeturismoblog.wordpress.com/2013/03/20/ilha-dos-gatos-em-boicucanga/)
  • Ilha Montão de Trigo – localizada a aproximadamente 13 km da costa de São Sebastião, a ilha é habitada por povos caiçaras, que acredita-se serem descendentes de piratas que saqueavam a região. Atualmente, conta com diversas piscinas naturais ideais para a prática do mergulho.
Ilha Montão do Trigo (foto: http://pousadamontaodotrigo.com.br/blog/ilha-montao-do-trigo-saiba-porque-esse-deve-ser-seu-proximo-destino/)

Vale ressaltar que, para se chegar a estas belas ilhas, há passeios de barco, remo, dentre outros, que podem ser contratados no continente.

Dicas de Hotéis em São Sebastião

A cidade conta com excelente infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.