Morro de São Paulo, excelente opção do litoral baiano

Morro de São Paulo é uma vila situada na ilha baiana de Tainharé, que está localizada a 60 km da capital, Salvador, e a 119 km de Itacaré. Conhecido por ser um dos destinos mais procurados do litoral da Bahia, você já pode começar a imaginar o porquê de tanta fama: além de contar com uma infraestrutura realmente boa, o local abriga belíssimas praias, que tiram o fôlego de qualquer visitante.

Isso se deve ao fato de que, além de um mar extremamente azul com águas bem cristalinas, Morro de São Paulo também se destaca por ser um local simples, que se parece bastante com Jericoacoara. Desse modo, aconchego e paz são dois bônus desse vilarejo, que podem ser desfrutados em períodos de baixa temporada, quando os preços ficam mais em conta, e o local fica extremamente sossegado. Bora conhecer um pouquinho desse paraíso?

Morro de São Paulo (foto; https://www.melhoresdestinos.com.br/morro-de-sao-paulo.html)

Como chegar e como se locomover por lá?

É importante ressaltar que a vila está localizada em uma ilha, de modo que não se chega lá por meio de automóveis ou outros veículos. Desse modo, as opções para se chegar lá incluem transporte marítimo. Com isso, o visitante pode desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador e pegar um catamarã ou uma lancha até Morro de São Paulo. Dentre estas opções, existem as mais em conta e algumas com um preço um pouco mais elevado. Contudo, para quem se disponibilizar a pagar preços mais caros, há voos partindo de Salvador até a ilha; ou ainda de Salvador até Valença, com posterior passeio de lancha até a ilha de Tainharé.

Ao se chegar lá, vale ressaltar que o visitante vai se locomover, na grande maioria das vezes, andando. Dessa forma, ao desembarcar na ilha, moradores locais oferecem um serviço de ‘táxi’, que consiste em colocar as bagagens em um carrinho de mão para facilitar o transporte. Carros não são permitidos na ilha, somente alguns veículos de hotéis e pousadas locais, além das viaturas de polícias e ambulâncias.

O que fazer em Morro de São Paulo – BA?

  • Caminhar pela Primeira Praia – com uma infraestrutura bem básica, essa praia fica bem próxima ao local de desembarque; e é relativamente tranquila, sendo ideal para uma caminhada ouvindo o gostoso barulho do mar.
  • Visitar a Segunda Praia – já para aquele turista que exige uma certa infraestrutura, a segunda praia é o local ideal. Repleta de bares e quiosques, possui uma faixa de areia extensa, permeada por um mar azul que torna a paisagem ainda mais bela. Vale ressaltar também que é uma das mais famosas da vila, ficando bem movimentada durante a alta temporada.
Segunda Praia (foto: https://dicas.morrodesaopaulocatamara.com/segunda-praia-de-morro-de-sao-paulo/)
  • Se refrescar na Quarta Praia – local ideal para quem busca um pouco mais de tranquilidade, é uma das praias que passam uma sensação ótima de paz e aconchego. Desse modo, além das águas belíssimas, possui pouca infraestrutura, que é compensada pela paisagem incrivelmente linda formada por lá.
  • Caminhar até o Farol do Morro – se você busca uma visão panorâmica bem legal da vila, o Farol do Morro é uma excelente opção. Construído no século XIX, ele é acionado diariamente às 18 horas, ou quando o tempo fecha para sinalizar a ilha. Se o turista se aventurar por lá, saiba que são 10 minutinhos de caminhada, e mais 120 degraus para se chegar até lá em cima; mas a visão recompensa todo o esforço.
Farol do Morro (foto: https://www.dreampass.com.br/experiencias/tirolesa-praias-e-historia-em-morro-de-sao-paulo-cairu-ba)
  • Passear pela Feira de Artesanato – caso o turista esteja com vontade de levar uma lembrancinha para casa, esse é o melhor lugar. Com diferentes roupas e decorações, a feira ocorre todos os dias a partir das 18 horas e é uma excelente opção de passeio após um dia curtindo as belas praias de lá.
Feira de Artesanato (foto: https://www.morrodesaopaulobrasil.com.br/blog/feira-de-artesanato-de-morro-de-sao-paulo/)
  • Se aventurar no Mirante da Tirolesa – além da vista, que é simplesmente indescritível, o local é uma excelente opção para quem busca um pouco mais de adrenalina. Isso porque é a maior tirolesa em água da América Latina, que parte do Farol do Morro e cai direto na primeira praia. Não vai perder essa oportunidade única, né?
Mirante da Tirolesa (foto: https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?t=9765)
  • Degustar a comida local – Morro de São Paulo não decepciona em termos de restaurantes, pode ter certeza disso. Por lá, além dos quiosques a beira mar, também existem diferentes opções para apreciar deliciosos frutos do mar, ou simplesmente tomar uma refrescante caipirinha na Toca do Morcego. Não deixe de conhecer.
Toca do Morcego (foto: https://viajento.com/2017/01/19/morro-de-sao-paulo-toca-do-morcego/)

Dicas de hospedagem em Morro de São Paulo

A vila possui excelente infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.