Melhores pontos turísticos de Jericoacoara, o paraíso cearense

Jericoacoara é um paraíso a céu aberto no litoral cearense, situada a 278 km da capital, Fortaleza, e a 163 km de Cajueiro da Praia, no Piauí. Ideal para os aventureiros que gostam de sol; curtir a natureza e tomar um refrescante banho de mar, o local é um dos destinos mais procurados do nordeste, principalmente por quem busca se desligar um pouco da rotina das grandes cidades, e encontrar um local onde a natureza esculpiu verdadeiras obras de arte.

Além de praias belíssimas, e formações geológicas de tirar o fôlego, Jeri, como é carinhosamente conhecida, também chama a atenção por suas dunas, pela tranquilidade da vila, e por ser um local em que ainda não há asfalto. E isso confere um grande charme ao local. Que tal conhecer alguns dos pontos de Jericoacoara que não podem ficar de fora do seu passeio?

Lagoa do Paraíso Jericoacora (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Melhores pontos turísticos de Jericoacoara

A bela Jericoacoara é propícia para quem busca contato com a natureza, seus encantos, a fuga das grandes cidades e seu agito do dia a dia. Confira os pontos que não podem ficar de fora do seu roteiro.

  • Fazer um passeio pelas dunas – se tem uma coisa que não falta em Jericoacoara, com certeza são belíssimas e altas dunas. Tanto é que para se chegar lá, o caminho passa por entre dunas gigantescas, que formam uma paisagem inigualável; a qual também serve de moldura para a famosa árvore da preguiça, que também vale a pena ser visitada.
Dunas (foto: https://viagemeturismo.abril.com.br/blog/achados/5-lugares-incriveis-para-parar-entre-fortaleza-e-jericoacoara/)
  • Conhecer as belas praias – um dos melhores programas para se fazer por lá, com certeza é conhecer as famosas praias do município. A principal delas é a Praia de Jericoacoara, que, além de ser ideal para a prática de windsurf, é também uma das que possui melhor infraestrutura de bares, restaurantes e hotéis por lá.
  • Praias Jericoacoara (foto: https://viagemeturismo.abril.com.br/atracao/praia-jericoacoara/)
  • Visitar o Buraco Azul – outro local que vale a visita é o Buraco Azul, que como o próprio nome sugere, é uma lagoa de águas bem azuis, propícias não somente para tomar um banho, mas para tirar belíssimas fotos.
Buraco Azul (foto: https://meumapamundi.com.br/2020/05/20/o-que-fazer-em-jericoacoara-ceara-passeio-lado-leste-arvore-da-preguica-prea-buraco-azul-lagoas-azul-paraiso-amancio-e-barrinha/)
  • Lagoa do Paraíso – um dos cartões postais da cidade, a Lagoa do Paraíso é famosa por abrigar redes que ficam meio submersas na água; e que rendem belas fotos. Por lá, além de se refrescar, o visitante tem a oportunidade de conhecer um pouco mais da culinária cearense nos restaurantes que existem ao redor da lagoa.
Lagoa do Paraíso (foto: https://accetur.com.br/7-melhores-destinos-para-viajar-pelo-brasil/jijoca-de-jericoara/)
  • Fazer um passeio de Buggy – um dos melhores modos para se conhecer Jeri é através de um buggy, haja vista que não é permitida a circulação de veículos privados pelo vilarejo; além da praticidade de se conhecer diversos pontos da região com algum morador local que a conheça bem.
  • Conhecer a pedra furada – essa formação rochosa esculpida pelo mar por milhares de anos é um dos principais pontos que realmente não podem ficar de fora do seu roteiro. Acessado por uma trilha de mais ou menos 1 km, essa formação é simplesmente de tirar o fôlego. Além disso, em determinado período do ano, o pôr do sol pode ser visto no interior da pedra. Não deixe de conhecer esse belo local.

    Pedra Furada (foto: https://www.viajanet.com.br/blog/o-que-fazer-em-jericoacoara/)
  • Visitar o centro de Artesanato – esse local amplo onde são realizados cursos e comercializadas diversas criações dos artesãos da região também é um dos melhores locais para garantir aquela lembrancinha na hora de voltar pra casa. Funciona de segunda a domingo das 7:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30. Endereço: Rua Nova Jeri, s/n;
  • Conhecer a duna do pôr-do-sol – como o próprio nome sugere, é um dos melhores locais para se apreciar o pôr-do-sol em Jericoacoara. Isso porque, como grande parte dos passeios termina cedo, o visitante pode se deslocar até a duna para assistir a esse espetáculo da natureza por volta das 17h. Vale muito a pena conhecer.

Jericoacoara possui várias alternativas de agências que organizam os mais variados passeios pela região. Após escolher sua hospedagem, verifique a indicação para fazer a escolha de seu passeio e se aventurar pelas belezas de Jericoacoara.

A bela e pequena vila é famosa também pela sua agitada vida noturna que termina ao clarear do dia; e se estende na praia saudando o amanhecer. A energia elétrica se restringe a uma rede subterrânea que alimenta toda a vila, não há postes nas ruas, somente a luz das estrelas e da lua.

O contato com a natureza é extremamente intenso e faz o visitante esquecer o resto mundo, nada de trânsito, horários ou complicações do dia a dia.

Jericoacoara (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Como Chegar em Jericoacoara – CE

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza ainda é o mais procurado para quem vai a Jericoacoara. Contudo, o aeroporto local (no município de Cruz) está em operação, com voos partindo de Confins (maioria), de Recife, de Campinas e de Guarulhos. A Companhia aérea com maior disponibilidade de voos para lá é a Azul.

  • De ônibus, partindo de Fortaleza, a viagem inteira dura cerca de 7 horas e não é nada confortável. O ônibus leva seus passageiros até Jijoca, onde desembarcam e pegam o famoso pau de arara. São aproximadamente 20 Km em pouco menos de uma hora. O transporte é um 4×4 adaptado para passageiros, e nas dunas o sobe e desce dos bancos é frequente.
  • De carro, partindo de Fortaleza, a melhor opção é pegar a estrada na rodovia CE-085, também conhecida como Estruturante. A rodovia irá até Jijoca de Jericoacoara ou até a Vila do Preá. As trilhas são de areia e não têm sinalização, por isso é melhor contratar alguém que entenda melhor do lugar. Qualquer veículo chega à Vila de Jericoacoara. Contudo, todos os veículos devem ficar no estacionamento externo, com diária de R$20,00.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.