Rota do Lagarto, charmoso circuito turístico do estado capixaba

Um dos principais circuitos turísticos do estado do Espírito Santo é a Rota do Lagarto, uma pequena estradinha de cerca de 8 km, mas que esbanja charme e beleza.

Muito comparada às estradas que fazem parte da tradicional Serra Gaúcha, a Rota do Lagarto chama a atenção dos visitantes por ser uma rota ainda não tão conhecida; mas que abriga paisagens de tirar o fôlego, e que parecem ter sido retiradas de filmes românticos. Que tal conhecê-la?

Rota do Lagarto (imagem: Wikimedia Commons)
Rota do Lagarto (imagem: Wikimedia Commons)

Onde fica a Rota do Lagarto?

A estradinha conhecida como Rota do Lagarto se localiza no estado do Espírito Santo, na cidade turística de Domingos Martins; bastante conhecida por abrigar o Parque Estadual da Pedra Azul.

Desse modo, a estrada conhecida como Rota do Lagarto, circunda a região do Parque da Pedra Azul, sendo toda pavimentada, e repleta de opções de pousadas, hotéis, restaurantes, e outros pontos que não podem ficar de fora no seu passeio pelo estado do Espírito Santo. Ela tem início em frente à Casa do Turista de Pedra Azul, e finaliza no entroncamento com a ES-164.

Pedra Azul (imagem: Wikimedia Commons)

O que fazer na Rota do Lagarto – ES?

  • Conhecer o vilarejo – na estrada, há um pequeno vilarejo onde estão concentrados alguns dos principais restaurantes e pousadas da região; e que chama a atenção dos visitantes pelo charme do local. Por lá, também há uma cervejaria, onde é possível degustar alguns deliciosos rótulos da boa e velha cerveja. Ah, e o detalhe é que os estabelecimentos são bem decorados, com jardins e outros ornamentos que deixam o local ainda mais belo.
  • Se aventurar no Parque Estadual da Pedra Azul – ir à Rota do Lagarto e não conhecer o principal atrativo de lá, não dá! Por isso, tire um momento para passear por esse parque que é simplesmente incrível. Com mais de 1200 hectares, o parque conta com trilhas, piscinas naturais, e paisagens de tirar o fôlego (literalmente!). Ah, e se você for o tipo de turista mais aventureiro, dá até mesmo para escalar a pedra, mas é preciso ter experiência e cuidado!
Parque Estadual da Pedra Azu (imagem: Wikimedia Commons – Rui Peruquetti)
  • Tirar uma foto no letreiro da Casa do Turista – para quem gosta de uma foto legal para postar no Instagram, uma ideia é tirar uma foto no letreiro da Casa do Turista, onde está escrito “Eu <3 Pedra Azul”; e guardar uma memória bem bonita de lá.
  • Passear pelo Quadrado de São Paulinho – um dos locais mais românticos e que merecem a visita, com certeza é o Quadrado de São Paulinho. Por lá, há um conjunto de restaurantes, cafeterias e lojinhas extremamente aconchegantes e charmosos; que fazem do local uma excelente pedida para parar e admirar a belíssima natureza ao redor.
    Ah, e uma dica: os mais recomendados restaurantes são o Tuia Gastronomia, que se caracteriza por um cardápio regado a crepes e feijoadas; e o Marietta Delicatesen, especializado em geleias, pães e outros produtos coloniais.
Marietta Delicatessen (imagem: Reprodução/Facebook)
  • Deliciar-se com os chocolates locais – outro ponto que não pode ficar de fora do seu roteiro especialmente se você é apaixonado por chocolates, é o Ateliê do Chocolate; onde é possível conhecer um pouco mais a fundo a produção de chocolates; e se deliciar com os cafés e outras iguarias que são servidas por lá.
  • Tomar um café na Pousada Pedra Azul – outro local que vale a visita (mesmo sem estar hospedado por lá) é a Pousada Pedra Azul, onde há um delicioso café servido em meio a uma paisagem belíssima. Ah, além disso, há um lago negro e outros cenários ideais para quem gosta de tirar fotos em locais inesquecíveis. Não deixe de passar por lá!
Pousada Pedra Azul (imagem: Booking/Divulgação)

Dicas de hospedagem

-Pousada Rabo do Lagarto

Considerada a mais luxuosa da Rota do Lagarto, essa pousada é ideal para quem busca um belo destino de lua de mel. Por lá, além de lareira, hidromassagem e ambientes exclusivos, o turista tem acesso a um atendimento impecável dos funcionários.

Rodovia ES 164, Km 70 São Paulo do, Domingos Martins – ES, 29278-000
Telefone: (27) 3248-2383 – Site 

Pousada Rabo do Lagarto (imagem: Reprodução/Site Oficial)

-Pousada Peterle

Outra opção bem legal por lá, a Pousada Peterle possui um estilo mais rústico, mas que não perde em aconchego, e conta com um restaurante excelente para a maior comodidade dos hóspedes.

Rodovia BR 262, km 88 S/n, Domingos Martins – ES, 29278-000
Telefone: (27) 3248-1171 – Site 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.