Roteiros para aproveitar a beleza de Roma, seu charme e atrações

Roma
Roma
5 (100%) 2 votes

Roteiro: 1 Dia em Roma com Crianças Pequenas

Roma é uma das cidades mais icônicas do mundo e está literalmente cheia de atrações culturais de nível mundial. Mas todo mundo diz ser uma péssima ideia ir com crianças pequenas, certo?

Roma não é apenas museus e igrejas… há muitas atividades ao ar livre que ajudarão a criar um itinerário divertido e equilibrado para toda a família!

O segredo para uma família feliz durante a viagem é dar a todos algo para aproveitar em cada dia. É fácil ignorar as necessidades das crianças durante a viagem; mas mesmo um pequeno caminho é um longo esforço. Eles serão mais propensos a se comportar no Vaticano se houver uma promessa de um playground ou sorvete depois.

Roma

Aqui está uma dica de um dia inteiro em Roma com uma criança pequena. Esperamos que você encontre algumas idéias divertidas para sua família!

Título 2: Piazza Navona (MAPA)

Piazza Navona
Piazza Navona

Acordar cedo é primordial para ter a excelente oportunidade de sair cedo e ver os pontos turísticos mais populares antes das multidões chegarem. Aqui vale a pena partir para ver Roma pela primeira vez (Use e abuse de cangurus se a criança for muito pequena). Dependendo de onde se hospedar vale a pena fazer tudo caminhando; especialmente no primeiro dia em algum lugar novo, pois nos permite conhecer mais do local sem precisar fazer as paradas rápidas de ônibus de turismo ou passeios relâmpago de agências de viagem.

O ideal é fazer a primeira parada na Piazza Navona, uma das praças mais bonitas e populares de Roma. Chegue por volta de 8h e você terá a sensação de serem os únicos turistas ao redor. Com o sol matinal iluminando as fontes, é uma primeira experiência mágica em Roma. Passe tempo nos arredores, admire as fontes e deixe as crianças livres para correr e perseguir pombos.

Panteão (MAPA)

Chegue ao Panteão alguns minutos antes de abrir, você pode entreter seus filhos deixando-os ao longo da meia parede que circunda partes do edifício. Que criança não gosta de andar em uma passarela elevada?

Entrar no Panteão no momento em que ele abre é ótimo, pois não fica muito lotado, então pode deixar as crianças mais soltas, andar por aí e admirar o belo teto abobadado, colunas e esculturas. Enquanto você aprecia a cultura, estimule os pequenos a se divertir fazendo brincadeiras no chão de mármore. Não vai demorar muito e vocês vão descobrir que o local tem uma ótima acústica, e quando você menos imaginar, os pequenos já estarão começando a fazer barulhos altos e rir dos ecos que eles fizeram. Você vai ficar naquela sensação de vergonha e querer tentar fazê-los parar, mas relaxa, no geral ninguém parece se importar com as brincadeiras dos pequenos no lugar…

Panteão

Depois, basta sentar nos degraus da Fontana del Pantheona, uma fonte na praça em frente ao Panteão, e fazer aquele lanchinho tranquilo e aproveitar o momento.

Largo di Torre Argentina (MAPA)

Uma das melhores coisas em explorar Roma a pé são as descobertas inesperadas ao longo do caminho. Você pode se deparar do nada com o Largo di Torre Argentina, um grande sítio arqueológico com ruínas de quatro templos. Em qualquer outra cidade do mundo, essa seria uma atração principal, mas, em Roma, é amplamente ignorada. As crianças adoraram olhar para os muitos gatos de rua que chamam este lugar casa. O santuário de gatos Torre Argentina ocupa o canto sudoeste desta propriedade e os gatos circulam livremente entre as ruínas.

Campo de ‘Fiori (MAPA)

Campo de Fiori

Campo de’ Fiori tem tudo o que você esperaria em um mercado de rua romano: frutas frescas e vegetais, massas, flores, vinho e lembranças. Os italianos levam muito a sério a qualidade de seus alimentos e mostram isso para quem quiser ver: duvido você encontrar tomates tão vermelhos! É um lugar divertido para as crianças andarem, pois os vendedores gostam de interagir com os pequenos. A menos que você seja um grande comprador, esta também é uma atração razoavelmente rápida. O mercado é cercado por cafés e restaurantes, por isso é um bom lugar para almoçar ou tomar um bom capuccino.

Dica de comida para a família: Experimente a pizza no Forno Campo de ‘Fiori no canto do mercado. Alguns dizem que é a melhor pizza bianca de Roma (uma comida de rua muito popular).

Geralmente esse passeio matinal pelo mercado demora cerca de 3 horas e meia, e até aqui já foram por volta de 6 km de caminhada total.

Escadaria de Espanha (MAPA)

É importante para crianças pequenas aproveitar e brincar por algum tempo todos os dias durante a viagem, então depois de uma soneca a tarde, vale a pena tirar o resto do dia livre para brincar. Caminhe até os famosos Passos Espanhóis, e pare por aí primeiro. Chegando por volta de umas 15 hrs você encontrará o local super lotado desde a fonte na parte inferior até o topo das escadas. Nesse cenário, o ideal é subir lentamente as escadas, tirar algumas fotos, apreciar a vista e depois partir logo para o parque.

Escadaria de Espanha

Caso contrário, em outros horários você encontrará o local vazio e ideal para deixar as crianças brincando, correndo e se divertindo à vontade.

Escultura de Santo Borghese (MAPA)

Jardins de Villa Borghese é o terceiro maior parque de Roma e o único parque a uma curta distância de a
centro histórico. Este enorme parque é bem arborizado e faz um bom lugar para encontrar sombra em um dia quente.

Entre no parque e imediatamente você começará a ver muitas famílias andando de bicicleta de quatro rodas. Parece muito divertido e você fatalmente vai querer alugar uma para curtir em família. é um programa relativamente barato, pode custar entre 10 e 15 euros por hora de uso. As crianças sentam-se na frente, onde têm o seu próprio “volante”. Geralmente todas as Bicicletas tem fivelas de segurança para as crianças, mas se notar que não possui, tenha cuidado na hora de alugar. Segurança em primeiro lugar.

As crianças adoram! Sempre sorrindo e tem uma ótima experiência “pilotando” a Bicicleta. O clima do parque é excelente, todos acenam para todos tornando uma experiência especial. Para nós, adultos, amamos dar às crianças uma experiência divertida e ver muitos sorrisos não é mesmo? É uma ótima maneira de explorar um parque tão grande em um curto período de tempo.

Ao longo do caminho, você pode parar em um playground perto da Casina di Raffaello para deixar as crianças brincarem. Casina di Raffaello é um centro de recreação para crianças e eles são bem gentis em deixar usar os banheiros do local.

Outras coisas divertidas para as crianças dentro do parque incluem um trem, um zoológico, vários playgrounds e toneladas de pombos perseguir.

O passeio da tarde leva aproximadamente 2 horas e meia.

Dica de refeição: Alguns dos melhores lanches rápidos de Roma são os perto dos Jardins da Villa Borghese. Tem um que parece um pequeno buraco na parede chamado Pastificio Guerra . Tem preço acessível e é bem avaliado por outros viajantes.

Já que estamos falando de viagem para a Itália, lá no Viajante Muquirana tem um post exclusivo contando tudo sobre um curso de italiano gratis, acessa lá e leia a dica completa para não passar sufoco em Roma.

Artigo escrito pelo parceiro Viajante Muquirana, uma família do Rio de Janeiro que viaja bastante e dá dicas de viagem para economizar, viajar mais e melhor para os seus seguidores no Blog e no Instagram.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*