A fantástica Trilha da Pedra Redonda que se localiza na maravilhosa Monte Verde, distrito de Camanducaia, é uma ótima opção aos turistas e amantes da natureza. O caminho se encontra em meio a um Área de Proteção Ambiental (APA), repleta de uma biodiversidade característica de regiões mais frias e com uma vista deslumbrante.
Embora Monte Verde seja conhecido como um distrito típico dos casais mais apaixonados, repleto de opções românticas, com sequências de fondue, fábricas de chocolate, e muitas opções de contato com a natureza; o vilarejo também abriga diversas trilhas, como a da Pedra Redonda, que atrai centenas de visitantes todos os dias.
Como chegar à trilha
Partindo da Avenida de Monte Verde, que se localiza no centrinho, você deverá acessar a Avenida das Montanhas, e percorrê-la até o final. ATENÇÃO, o trajeto é bem ruim, principalmente em períodos de chuva, sendo muito difícil de se realizar através de carros comuns. Na parte superior do morro existe um estacionamento permitido somente para veículos privados de excursão 4×4, e outro estacionamento pago para demais veículos. Desse modo, caso vá de carro, o ideal é deixá-lo próximo a caixa d’água da Copasa (basta clicar no link e irá para o Google Maps), e subir a pé o resto do trajeto até a portaria principal.
Além disso, no centrinho de Monte Verde, além de ser possível alugar carros 4×4, você também pode contratar um dos guias. Essa opção é mais cara, e costuma ser ofertada em barracas ao longo da Avenida Monte Verde; mas evita certos possíveis “apertos” em relação à estrada. Não somente isso, vale ressaltar que próximo a trilha da Pedra Redonda, se encontram outras como a Trilha Chapéu do Bispo e Trilha da Pedra Partida. Vale a pena conferir antes se estão disponíveis, pois em Janeiro de 2022 se encontravam fechadas pelos proprietários.
A Trilha da Pedra Redonda
A subida é relativamente tranquila, bem sinalizada e com trechos adaptados. O percurso todo é facilmente realizado em meia hora, sendo que para as pessoas mais sedentárias, pode chegar a 50 minutos. Em meio à mata, é possível se deparar com caminhos d’água, pássaros, hortênsias, além de ser bem sombreado pelas copas das árvores.
Com aproximadamente 1 km de extensão, é possível abastecer garrafinhas de água em uma bica de água potável logo nos primeiros 150 metros. Ao longo do trajeto, você encontrará um mirante de madeira com uma vista incrível, local onde é possível se tirar lindas fotos e contemplar a paisagem da Serra da Mantiqueira. Portanto, não se esqueça de sua câmera!
O final do percurso é marcado pela segunda escada de madeira, e após essa subida, você estará no topo da Pedra Redonda a 1990 metros de altitude. Neste ponto você perceberá que o esforço valeu a pena, pois a pedra oferece uma vista de 360º, na qual é possível ver o distrito de Monte Verde e as gigantescas florestas de araucárias da região.
Dicas para quem pretende percorrer a trilha
- NÃO se esqueça de tênis fechado com solado cravejado, pois o local é privado e possui regras, sendo uma delas a exigência desse tipo de calçado. Caso não leve, próximo à portaria tem um local onde se pode alugar calçados por um preço razoável.
- Leve câmera fotográfica, pois o local é lindo e proporciona belas paisagens para fotos. Não se esqueça de uma garrafa d’água e protetor solar, uma vez que no topo o sol incide diretamente e é bem intenso.
- Caso esteja um dia chuvoso, é melhor não ir para evitar possíveis acidentes, e caso comece a chover durante a trilha, volte imediatamente a entrada principal.
- O local é privado e para acessa-lo é possível somente através de agendamento online com pagamento de taxa. Para tal, dê uma conferida no link do Mymeto.