A Serra da Mantiqueira é um conjunto de montanhas que faz parte dos estados brasileiros de Minas Gerais, Rio de Janeiro e de São Paulo. Com altitudes médias que variam de 1200 a 2800 metros, essa bela cadeia montanhosa tem cerca de 60% de sua extensão em Minas, sendo que a primeira cidade que a compõe, Barbacena, está localizada a 172 km de Belo Horizonte.
Por ser um local extremamente alto, suas temperaturas médias são mais baixas, e no inverno são geladas, principalmente na cidade de Campos do Jordão. Desse modo, a serra torna-se destino de muitos visitantes nesse período. Cercada pela Mata Atlântica e com uma fauna rica, a Serra da Mantiqueira abriga diversas áreas de conservação, cidades extremamente aconchegantes e paisagens de tirar o fôlego. Confira alguns dos principais motivos para conhecer essa belíssima região do Sudeste e programe sua viagem!

O que fazer na Serra da Mantiqueira – 7 motivos para você conhecer
- Praticar o Ecoturismo em Monte Verde – localizada em meio à natureza da serra, Monte Verde é uma cidade mineira que parece uma cidade de boneca. Isso porque é um local extremamente aconchegante, construído em arquitetura europeia. Com pouco mais de 4 mil habitantes, a cidade é repleta de opções de trilhas, passeios de quadriciclos, tirolesas, e diversas outras atrações. Além disso, por ser uma cidade com temperatura amena no inverno, possui ótimas opções gastronômicas para espantar o frio.

- Conhecer a Pequena Finlândia em Penedo – essa belíssima cidade fluminense tem origens finlandesas e é mais uma das belas opções para quem busca conhecer um pouco mais da serra. Além de diversas cachoeiras, há um belíssimo orquidário, diversas atrações que remetem à cultura finlandesa e, não menos importante, deliciosas opções de chocolates artesanais para quem adora um docinho. Outro ponto a ser visitado é o Parque Nacional do Itatiaia, que está localizado a 18 km do centro da cidade.
- Conhecer a Vila Capivari em Campos do Jordão – uma das cidades mais conhecidas e mais frias da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão é um charme. Com construções que chamam atenção pela arquitetura colonial, possui diversos parques, museus, jardins e ótimos bares e restaurantes com o melhor da gastronomia local. Além disso, Campos do Jordão é conhecida por suas cervejarias artesanais, sendo que é possível fazer um tour pela produção e ao final, degustar deliciosas cervejas.

- Escalar a Pedra do Baú – para quem busca um pouco de aventura em meio às montanhas, essa bela pedra localiza-se em São Bento do Sapucaí, cidade que fica bem pertinho de Campos do Jordão. Com um topo cuja altitude chega a quase 2000 metros de altitude, possui mais de 30 vias de escalada para os amantes do turismo de aventura. Para os visitantes que gostam um pouco menos de adrenalina, há o Bauzinho, que necessita apenas de uma caminhada para se chegar o cume, mas que também garante uma visão maravilhosa. Vale a pena conhecer.
- Tomar um banho de cachoeira em Visconde de Mauá – localizada a aproximadamente 30 km de Penedo, essa belíssima cidade conta com 3 vilas, nas quais há diversas opções de cachoeiras para os amantes do ecoturismo. Além das diversas quedas d’água que existem na cidade, há opções de cavalgadas, rapel, trilhas e diversas outras atrações. Não deixe de conhecer!

- Mergulhar nas águas de Carrancas – situada a cerca de 80 km da cidade histórica de São João del Rei, Carrancas também é conhecida como a “cidade das cachoeiras” e faz parte da Estrada Real, outro roteiro que vale a pena ser feito. Com diversas opções de trilhas, belíssimas quedas d’água e o melhor da gastronomia mineira, essa cidade aconchegante é o destino ideal para quem busca fugir da rotina das grandes cidades.

- Conhecer o Circuito das Águas de Minas – localizado no sul de Minas Gerais, o Circuito das Águas é composto atualmente por 15 cidades, as quais foram são conhecidas por terem águas com propriedades medicinais diversas. Dentre as cidades, estão Caxambu, São Lourenço e Três Corações, que contam com boa infraestrutura de parques e atrações para os visitantes. Vale a pena conferir.
Além dessas atrações, há diversas outras belas opções nessa linda serra. Vale ressaltar que, para um passeio por essa cadeia montanhosa, é importante levar um sapato confortável, roupas de frio, água, protetor solar e um smartphone com uma boa câmera para fazer belos registros. Aproveite a viagem!