Museu da Inconfidência, um dos mais importantes e belos museus do Brasil

Um dos símbolos do Libertas Quae Sera Tamen, o Museu da Inconfidência é um dos mais belos e importantes museus do Estado de Minas Gerais. Ele está localizado na famosa Ouro Preto, cidade dos casarões antigos, igrejas, morros e dos grandes blocos de Carnaval.

Além de ser uma cidade histórica com grande importância para Minas Gerais, ela abriga edifícios importantes como as Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Praça Tiradentes e o próprio Museu da Inconfidência.

Museu da Inconfidência
Museu da Inconfidência (foto: https://www.cidadeecultura.com/museu-da-inconfidencia-em-ouro-preto/)

O Museu da Inconfidência

No lugar do museu antes funcionava a Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica (nome dado antigamente a Ouro Preto), um edifício administrativo com a mesma arquitetura civil colonial que permanece até hoje. Tal importância se dá por ter sido o prédio mais relevante da antiga capital da Capitania de Minas Gerais.

A Casa de Câmara e Cadeia é prédio principal. Nele, se encontra o Panteão dos Inconfidentes para exposição permanente. Vários artigos, objetos e explicações estão disponíveis para os visitantes conhecerem um pouco da Inconfidência Mineira. Ademais, há artes famosas inclusive de Aleijadinho e Manuel da Costa Athaide expostas.

Além disso, o museu está divido em outras partes que vão além do prédio do principal:

  • Anexo I: encontra-se o auditório, salas de apoio, uma sala para exposições ocasionais e com a reserva técnica (ao lado do prédio principal).
  • Anexo II: composto pelo setor de museologia; documentação e pesquisa; laboratório de conservação e restauro (ao lado do prédio principal).
  • Anexo III: também conhecida como Casa do Pilar, guarda diversos arquivos do judiciário e uma biblioteca com acervo de aproximadamente 17 mil volumes (Rua do Pilar, 76).
  • Casa da Baronesa: local de funcionamento do Museu-Escola.

Há ainda a Sala Associações Leigas – Algumas artes do século XVII como “More do Pecador” e “Morte do Justo”, além de diversos artigos religiosos da mesma época, encontram-se nessa seção. Ela está no segundo andar do museu principal.

Confira os horários de funcionamento e localização:

Terça a sexta: 10h às 18h.
Domingo: 9h às 14h.
Praça Tiradentes, 139, Centro.

Vale lembrar, que para entrar é necessário pagar ingresso.

Museus da Inconfidência
Forca de Tiradentes (foto: Aldo Araújo – retirado de: https://museudainconfidencia.museus.gov.br/ )

Informações adicionais

Caso esteja planejando sua viagem para Ouro Preto e não sabe ainda onde se hospedar, confira algumas dicas de hotéis, mas não esqueça de aproveitar a boa culinária mineira com um pão de queijo quentinho e uma boa cachaça.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.