Ouro Preto, uma das cidades que simbolizam a Estrada Real

Ouro Preto é uma das mais importantes e conhecidas cidades históricas mineiras, situada a 95 km de Belo Horizonte e a 32 km de Ouro Branco. Famosa por ser um dos principais pontos da Estrada Real, a cidade foi a primeira capital de Minas Gerais, e teve sua importância histórica relacionada à extração de ouro para a coroa portuguesa; além de ter sido palco da Inconfidência Mineira.

A cidade possui arquitetura barroca e é conhecida como o maior conjunto barroco do mundo. Lugar que retrata a história; as lutas pela liberdade; o culto à religião; a disputa pelo poder; pelo ouro e os sofrimentos dos menos abastados.

Repleta de ladeiras, com suas pedras que retratam a história sangrenta e a luta de poderes entre as classes mais ricas e mais pobre, que ostentavam seu poder através da construção dos belos e enormes templos religiosos.

Vista Parcial de Ouro Preto (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)

Melhores lugares para conhecer em Ouro Preto – MG

Ouro Preto oferece a seus visitantes igrejas seculares; os museus que retratam a importância histórica da cidade; a Praça Tiradentes e o artesanato em pedra sabão. O movimento barroco é retratado pelas obras de Aleijadinho nas diversas igrejas mineiras. O visitante poderá ainda explorar as variadas lojas e suas diversas peças fabricadas com as pedras preciosas da região. Confira algumas das melhores atrações da cidade.

  • Conhecer a Praça Tiradentes e o Museu da Inconfidência – a praça, sem sombra de dúvidas é um dos locais de maior importância na história do Brasil: foi o local onde ficou exposta a cabeça de Tiradentes, o líder dos inconfidentes. Já o Museu da Inconfidência, localizado também nessa belíssima praça, abriga um grandioso acervo em homenagem à inconfidência mineira. Além disso, lá também se encontram os restos mortais de Tiradentes. É um local que vale muito a pena ser visitado.
Museu da Inconfidência (foto: https://www.cidadeecultura.com/museu-da-inconfidencia-em-ouro-preto/)
  • Passear pela Feira de Pedra Sabão – localizada em frente à Igreja São Francisco de Assis, é o melhor ponto para comprar lembrancinha dessa bela cidade. Por lá, a maioria dos objetos é feito utilizando essa matéria-prima, que era também usada pelo memorável Aleijadinho. Vale a pena conhecer o local.
Feira Pedra Sabão (foto: https://br.pinterest.com/pin/800233427512517174/)
  • Adentrar uma Mina de Ouro – ir a uma das cidades onde mais ocorreu exploração de ouro e não visitar uma mina, não é conhecer Ouro Preto. Por lá, há diversas opções de minas que foram realmente exploradas, onde se pode conhecer um pouco do local e das condições às quais os trabalhadores eram submetidos. Vale muito a pena conhecer.
  • Visitar o Museu Casa dos Contos – outro ponto que não pode ficar de fora do roteiro dos apaixonados pela história do Brasil, o local já funcionou como Casa de Fundição, Casa da Moeda, Secretaria da Fazenda, e até mesmo prefeitura. Hoje, funciona como um museu que abriga um acervo bem variado de objetos que remetem aos tempos coloniais.
Casa dos Contos (foto: https://www.segueviagem.com.br/destaques-blog/o-que-fazer-em-ouro-preto-minas-gerais/attachment/casa-dos-contos-ouro-preto-minas-gerais-credito-editorial-vanessa-volk-shutterstock_1560051155/)
  • Conhecer as belíssimas e imponentes Igrejas – se tem uma coisa que não falta em Ouro Preto, são belíssimas igrejas, com altar em ouro, uma arquitetura impecável, e com muita história para contar. No topo de qualquer ladeira, ou em qualquer espaço aberto, o visitante pode se surpreender com uma igreja mais bela que a outra, e que valem a visita. Não deixe de conhecer ao menos três, como a Basílica Nossa Senhora do Pilar.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar (foto: https://viagemeturismo.abril.com.br/atracao/igreja-matriz-de-n-s-do-pilar/)
  • Se aventurar pelo Parque Estadual do Itacolomi – um dos locais que podem ser visualizados de qualquer ponto de Ouro Preto, o parque é uma excelente opção para quem busca um maior contato com a natureza. Além de trilhas muito legais, o parque conta com o Pico do Itacolomi, que é uma formação rochosa de tirar o fôlego. Não deixe de conhecer.
Parque Estadual do Itacolomi (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Estadual_do_Itacolomi)
  • Experimentar o melhor da gastronomia mineira – há quem diga que a comida mineira é a melhor do Brasil, e por lá, você vai ver que é verdade. Ao longo das ladeiras e ruas de pedra, há excelentes opções gastronômicas, além de opções de lojas de chocolates artesanais para adoçar a viagem.
  • Visitar o Museu de Mineralogia UFOP – por ser uma cidade de grande importância mineral, além das diversas lojas de pedras preciosas, há também um museu com diversas coleções de cristais, pedras, gemas e outros materiais geológicos que encantam desde os mais jovens até os mais experientes. E dá para ir a pé; já que o museu está localizado bem próximo à Praça Tiradentes.
Museu de Mineralogia UFOP (foto: https://www.expedicoesemfamilia.com.br/2020/01/museus-ouro-preto-com-criancas.html)

Dicas de Gastronomia em Ouro Preto MG

A cidade oferece variadas opções de restaurantes que servem a deliciosa comida mineira; além das opções dos chocolates que despertarão o paladar dos turistas.

Dicas de Hotéis em Ouro Preto MG

A cidade mineira oferece uma variedade de hotéis e pousadas, pois a bela região deverá ser explorada em detalhes. O visitante poderá ainda conhecer Mariana, Lavras Novas e para os aventureiros e amantes da natureza há o Pico do Itacolomi.

A cidade recebe milhares de visitantes e a dica é escolher um calçado confortável para caminhar pelas ladeiras e vielas da atração mineira.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.