Museus de Ponta Grossa são mais uma atração da cidade paranaense

A cidade de Ponta Grossa além de seus atrativos naturais, sua rica gastronomia, possui os museus que resgatam a história, colonização  e as tradições da região.

Museus de Ponta Grossa

Museu Campos Gerais

Fundado em 1983,  pertence à Universidade Estadual de Ponta Grossa, possui rico acervo sobre a história da cidade.

Ele é composto por sessões de paleontologia, indígena, ambiente regional, pesquisas, entre outras; além de comportar uma biblioteca que armazena fotos, jornais, revistas e documentos antigos de relevante importância para a história local, disponível para o público.

Localizado na rua Engenheiro Schamber, 686 – Centro (antigo Banestado).
Horário de Visitação: Terça a sexta-feira – 08:00 às 11:45 e 13:30 às 17:15, Sábado – 09:00 às 12h e das 13h às 17h.
Entrada: Gratuita – Telefone: (42) 3220-3470 – E-mail: [email protected]
Site: www.uepg.br/museu

Ponta Grossa (foto https://www.gazetadopovo.com.br)
Ponta Grossa (foto https://www.gazetadopovo.com.br)

Museu de Arqueologia

Foi inaugurado em 11 de abril de 2001, como resultado do projeto elaborado pelo arqueólogo e egiptólogo Prof. Ms. Moacir Elias Santos. Ele tem como objetivo contribuir com o aprimoramento da educação e da cultura da comunidade em geral, ao servir de apoio didático aos professores e estudantes das escolas de 1º e 2º graus da região dos Campos Gerais. Eles possui sessões de Arte, a Arqueologia e a História da Antiga Civilização Egípcia.

Localização: Rua José Joaquim da Maia, 154 – Oficinas, próximo ao Antigo Cine Teatro Pax – Telefone: (42) 3229.2109. Horário de Funcionamento: Ter à Sex das 8h ao 12h/ 13h30 às 17h30; Sáb e Dom das 13h30 às 17h30
E-mail: [email protected].

Museu Época

O casarão sede do Museu Época foi construído por volta de 1880, em estilo de art–nouveau. Foi antiga residência de figuras políticas ilustres na história da cidade, como Bonifácio Vilela e Vicente Machado.

Museu Época ( foto Detur)
Museu Época ( foto Detur)

Ele possui em seu acervo peças que retratam a história de várias regiões do país, como a coleção de moedas antigas; espadas utilizadas na Guerra do Paraguai; além de rádios, armas, fotos, diversos telefones, móveis e outros objetos de igual valor históricos.

Localizado na Praça Roosevelt, 56 – Centro (Em frente ao Colégio Senador Corrêa) – Cx. Postal 497. Telefone (42) 3028.1877.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.