Coroa Vermelha: mais que uma praia – um marco da história do Brasil

Coroa Vermelha é uma praia do litoral do estado da Bahia, situada em Santa Cruz Cabrália, a cerca de 10 km de Porto Seguro e a 52 km de Trancoso. Conhecida por ser o local onde foi celebrada a primeira missa no Brasil, essa bela praia possui diversas atrações que remetem à história do lugar, e que fazem com que a cultura local seja celebrada todos os dias.

Monumento em homenagem à Primeira Missa – Coroa Vermelha (foto: https://www.coconutexperience.com.br/coroa-vermelha/)

História da região

Conforme os registros históricos indicam, Pedro Álvares Cabral, lá em 22 de abril de 1500, chegou, juntamente com as tropas portuguesas, no território brasileiro, mais especificamente na região que hoje conhecemos como Porto Seguro após avistar o Monte Pascoal. E, como encontraram a população nativa, que logo foi denominada de indígenas, havia uma grande necessidade de dominar esses povos locais; e a maneira pela qual os portugueses começaram tal processo, foi por meio da religião.

Desse modo, conforme você deve se lembrar do tradicional quadro presente nos livros de história, em 26 de abril do mesmo ano, foi celebrada, então, a primeira missa no Brasil; misturando a tropa portuguesa que veio na embarcação, com os habitantes locais. Essa missa, que ocorreu onde hoje conhecemos como Coroa Vermelha, foi marcada por meio da fixação da cruz que é o principal ponto turístico dessa bela praia.

O que fazer em Coroa Vermelha?

A praia, que recebe esse nome em razão da presença de corais mais alaranjados no fundo do mar, chama a atenção não somente por sua beleza, mas também pela diversidade de atrações que possui em seu redor. Dá só uma olhada em algumas coisas que você pode conferir por lá.

  • Se refrescar em águas baianas – com suas águas bem cristalinas, e uma areia branca e bem fina, o local se torna uma excelente opção para quem busca se refrescar do calor da Bahia. Além disso, a região é ideal para quem busca fazer caminhadas a beira mar, ou relaxar em família comendo bons frutos do mar.
Praia (foto: https://viajandocomamalarosa.com.br/coroa-vermelha/)
  • Conhecer o Monumento da Primeira Missa – como era de se esperar, a cruz fixada em 1500 pelos portugueses que celebraram a missa no local, já não está mais lá, e foi substituída por um monumento em homenagem à Primeira Missa do país. Além de fazer um belo registro fotográfico, o visitante pode conferir algumas belas opções de artesanato na feira que existe bem pertinho de lá. Vale a pena conhecer.
  • Conhecer a Reserva Indígena Pataxó – outro local bem interessante e culturalmente rico, é a Reserva Indígena Pataxó, que permite ao turista conhecer um pouco mais da cultura dessa etnia. Além disso, por lá também é possível conhecer um pouco mais dos artesanatos produzidos nessa reserva. Mas vale ressaltar que há uma taxa a ser paga pela visitação, que ocorre de segunda a sexta, das 8h às 15h.
Reserva Indígena (foto: https://portosegurotur.com/experiencia/reserva-indigena-da-jaqueira/)
  • Visitar o Museu Indígena da Aldeia Pataxó – caso o turista se interesse mais pela cultura e pela história dessa população, é possível conhecer o Museu Indígena dessa bela aldeia. Vale a pena dar uma passada por lá.
Museu Indígena da Aldeia Pataxó (foto: https://gordiando.com.br/reserva-indigena-pataxo-da-jaqueira-em-porto-seguro-ba/)
  • Fazer um passeio de escuna – se você busca uma atração um pouco mais animada, esse é o passeio ideal. No verão, quando as praias estão mais agitadas e repletas de visitantes de todo o mundo, uma das opções mais disputadas é o passeio de escuna que parte da praia de Coroa Vermelha; e que, dependendo da agência responsável, leva o turista a áreas próprias para mergulho e para conhecer os belos recifes que deram nome à praia.

Dicas de hospedagem em Coroa Vermelha

  • Segundo Sol Praia Hotel – BR-367 – Coroa Vermelha
    Telefone: (73) 3288-7900 – Site
  • Bem Bahia Hotel – R. Pau Brasil, 12 – Coroa Vermelha
    Telefone: (73) 98868-4585 – Site
  • Pousada Vila Aconchego – R. Inhaíba, 2 – Praia Coroa Vermelha
    Telefone: (73) 98868-4585 – Site
  • Bouganville Praia Hotel – R. Angelin, 15 – Coroa Vermelha
    Telefone: (73) 3672-1166
  • Hotel Areia do Atlântico – BR-367, Av. Beira Mar, Nº 71 – Coroa Vermelha
    Telefone: (73) 98886-5566 – Site
  • Toulouse Apart Hotel – R. Angelin, 313 – Coroa Vermelha
    Telefone: (73) 99931-3355 – Site
  • Hotel Vale Verde – BR-367, KM 07, 612
    Telefone: (73) 3672-1155 – Site
  • Pousada Aldeia Portuguesa – BR-367, KM 17, s/n Coroa Vermelha
    Telefone: (73) 3672-1133 – Site
Feira de Artesanato  (foto: https://hoteisquintadosol.com)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.