Vitória da Conquista, cidade que respira cultura no estado da Bahia

Vitória da Conquista é uma cidade do interior baiano, situada a 519 km da capital, Salvador, e a 271 km da bela e litorânea Ilhéus. Conhecida como ‘Suíça baiana’, por estar situada a uma grande altitude em relação ao nível do mar, essa bela cidade vem chamando a atenção de muitos visitantes em razão da grande riqueza cultural que existe por lá.

Considerada também como a terceira maior cidade do estado, com aproximadamente 350 mil habitantes, a cidade se destaca por ser uma cidade aconchegante, que foge da agitação típica dos famosos municípios praianos que existem por lá; e também por ser uma cidade muito arborizada, que se tornou um destino alternativo para viajantes de todo o país. Que tal conhecer um pouco das atrações que existem por lá?

Vitória da Conquista (foto: https://www.pmvc.ba.gov.br/vitoria-da-conquista-uma-cidade-marcada-pelo-dinamismo-economico/)

Como chegar?

Se você vem da capital baiana, a melhor opção se dá pela BR-116 ao longo dos 519 km; ou ainda pelo transporte aéreo, visto que Vitória da Conquista possui um aeroporto que recebe voos de algumas capitais brasileiras, como Belo Horizonte. Já para quem vem da Costa do Descobrimento, como Porto Seguro, o melhor trajeto se dá por meio BR-415 ao longo de 386 km.

O que fazer em Vitória da Conquista – BA?

  • Conhecer a Reserva Florestal do Poço Escuro – caso o visitante esteja em busca de opções em meio à natureza, a Reserva Florestal do Poço Escuro é uma excelente opção. Com 17 hectares, o local está situado na Serra de Periperi e abriga diversas trilhas belíssimas em meio a 3 tipos de vegetação diferentes. Além disso, para quem vai com crianças, é um local ideal para realizar piqueniques; e por lá também está a famosa estátua do Cristo crucificado. Endereço: R. B Santos, 240 – Cruzeiro.
Reserva Poço Escuro (foto: https://www.pmvc.ba.gov.br/secretaria-do-meio-ambiente-intensifica-cuidados-a-reserva-do-poco-escuro/)
  • Apreciar o Festival de Inverno da Bahia – considerada a maior atração cultural da cidade, o Festival de Inverno da Bahia é um festival musical que atrai visitantes do Brasil inteiro. O evento, que ocorre normalmente no mês de agosto, tem duração média de 3 dias, e reúne diversos grandes artistas nacionais. Não deixe de ir, caso tenha oportunidade.
  • Curtir o friozinho no inverno de lá – a cidade recebe o apelido de ‘Suíça baiana’ e não é em vão. Além das altitudes elevadas, o município registra temperaturas bem fresquinhas no inverno, podendo chegar a uma média de 9°C. Desse modo, se você pensa que não dá para sentir frio no Nordeste, faça uma visita a Vitória da Conquista no inverno, e conta pra gente como foi.
Festival de Inverno (foto: https://atarde.uol.com.br/cultura/musica/noticias/2062288-festival-de-inverno-em-vitoria-da-conquista-tem-atracoes-confirmadas)
  • Visitar o Memorial Governador Régis Pacheco – já para quem busca algumas atrações históricas, esse é um local bem interessante de se conhecer por lá. Atualmente, em épocas de festivais, o local abriga memoriais de forró e do reisado; sendo de grande importância cultural para a cidade.
  • Conhecer o Museu Regional de Vitória da Conquista – erguida há mais de um século, a casa se caracteriza pela arquitetura dos tempos coloniais do Brasil. Atualmente, o local atua como um museu que retrata não somente a história da família que vivia lá, mas também da região como um todo. Além disso, o museu abriga diversos eventos que atraem visitantes para a cidade, como cursos, exposições e palestras variadas. Endereço: Praça Tancredo Neves, 109-141 – Centro.
Museu Regional (foto: https://www.ibahia.com/vivervitoriadaconquista/detalhe/noticia/museus-e-monumentos-ajudam-a-contar-a-historia-de-vitoria-da-conquista/)

Dicas de hotéis em Vitória da Conquista

  • Esplendor Palace Hotel – Av. Brumado, 2024 – Zabelê
    Telefone: (77) 3086-1212 – Site
  • Cafezal Palace Hotel – Av. Serrinha, 3003
    Telefone: (77) 3426-1314 – Site
  • Shalako Hotel – R. Siqueira Campos, 90 – Centro
    Telefone: (77) 3424-4049 – Site
  • Dr. Marinho Apart Hotel – R. Waldemar Sá Pôrto, 58 – Recreio
    Telefone: (77) 3028-4367 – Site
  • Livramento Palace Hotel – Av. dos Expedicionários, 701 – Recreio
    Telefone: (77) 3086-9900 – Site
  • Hotel Central – Tv. Catão Ferraz, 30 – Jurema
    Telefone: (77) 4009-5050 – Site
  • Faixa Hotel – Av. Juracy Magalhães, 130 – Bela Vista
    Telefone: (77) 3422-5595 – Site
  • Ibis Styles – Av. Luís Eduardo Magalhães, 180 – Qd 02 – Esplanada Do Parque
    Telefone: (77) 3423-9650 – Site
  • Hotel Solar Vitória – Av. Juracy Magalhães, 2138 – Boa Vista
    Telefone: (77) 3423-0897 – Site
  • Hotel Katraca Palace – Av. Juracy Magalhães, 2 – Felícia
    Telefone: (77) 2102-7444 – Site

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.