Localizada a cerca de 20 Km do centro de Luís Correia, no sentido de Barra Grande (acesso pelo Km 3 da PI-116) a praia

(Foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
de Carnaubinha recebeu este nome devido à grande quantidade de carnaúbas na estrada de acesso a ela e, também, próximo à praia.
A praia não possui estrutura com barracas ou quiosques, tampouco bares ou restaurantes. Portanto, para quem pretende passar o dia por lá, deve levar água e alimentos. Ah… e não esqueça do protetor solar.
Quando a maré está baixa, formam-se várias piscinas naturais; dá para levar crianças para banhar. Dá para ir de carro de passeio até perto à praia. Como possui trechos em areia, a dica é não acelerar muito para não patinar e atolar. A areia da praia não é muito clara; contudo, como se trata de uma praia pouco frequentada, é limpinha. Não raro, é comum a ocorrência de algas na areia.
Há poucos anos foi inaugurado um Resort em Carnaubinha, com acesso particular a uma região da praia. Desse empreendimento saem barcos para passeios na região.
Um dos passeios muito procurados é a rota do cavalo marinho, onde os turistas conhecem bem de pertinho o animal e seu habitat, além de conhecer um pouco mais sobre sua biologia.

Bem pertinho da Carnaubinha está a “árvore penteada”, outro ponto bastante visitado deste litoral piauiense.
Trata-se de uma árvore que, devido aos fortes ventos, teve sua copa virada para um dos lados, lembrando uma cabeleira penteada para trás. Com atenção, o turista perceberá que há várias “árvores penteadas” por lá. Em um passeio pelo Parque Nacional de Jericoacoara, a 190 Km dali, um dos pontos de parada é a “árvore preguiçosa”. Neste caso, com o vendaval intenso, a árvore literalmente deitou sobre a areia; daí, seu apelido.
Seja o primeiro a comentar