Parque Estadual Serra do Brigadeiro, região de belezas naturais em Minas Gerais

Uma das mais belas formações naturais do estado de Minas Gerais é o Parque Estadual Serra do Brigadeiro; localizado na Zona da Mata mineira, com sua sede na BR-482 entre os pequenos munícipios de Araponga e Bom Jesus do Madeira.

O parque é uma bela área por onde muitos turistas e moradores das redondezas percorrem todos os anos praticando esporte; sendo mais comum o trekking. Alguns pontos do parque estão a quase 2000 metros de altitude e a biodiversidade presente é de grande importância para a sociedade.

Uma curiosidade que chama muita atenção para a região, é o fato de sua terra ser muito utilizada para o cultivo de café de qualidade, sendo muito conceituado e saboroso o café ali produzido.

Parque Estadual Serra do Brigadeiro (Retirado de: serradobrigadeiro.com.br)

Com chegar?

O parque é uma região extensa de terra que se encontra entre os municípios de Araponga, Sericita, Pedra Bonita, Divino, Miradouro, Ervália, Fervedouro e Muriaé. A sede se encontra na BR-482 que liga Minas Gerais ao Espírito Santo; mais aproximadamente entre Araponga e Bom Jesus do Madeira.

Uma informação importante é que este trecho da estrada que liga Araponga a Fervedouro também é conhecida como estrada para São Pedro do Glória.

A melhor forma de se percorrer suas estradas é por meio rodoviário de modo que os carros acabam sendo os veículos mais utilizados. Uma dica é hospedar-se em Viçosa, uma cidade próxima com melhor infraestrutura hoteleira, que está a 60km da sede aproximadamente; embora outra opção seja Muriaé, que se encontra a 90 km de distância.

Vale ressaltar que a maior parte da estrada percorrida ao longo da BR-482 é de chão batido, portanto talvez seja interessante evitar épocas chuvosas. E por isso, muitos ciclistas percorrem suas estradas na modalidade mountain bike.

Parque Estadual Serra do Brigadeiro (retirado de: serradobrigadeiro.com.br)

O que fazer no Parque Estadual Serra do Brigadeiro?

O parque é composto por diversas atrações, sendo várias trilhas muito bem sinalizadas, além de outros locais que aceitam visitação. Confira alguns pontos que valem a visita:

  • Pico do Boné – Estando a quase 1900 metros de altura, o pico é um dos mais famosos do parque, visto que muitas pessoas percorrem sua trilha de aproximadamente 4 km, com baixa dificuldade, até o topo para contemplar sua bela vista panorâmica.
  • Pico da Grama – Outro local muito conhecido entre os praticantes de trilhas mais iniciantes e experientes é a Trilha da Grama que dá ao topo do Pico da Grama. O lugar possui um bela vista, além de ser de fácil acesso.
  • Ermida de Antônio Martins – Uma capela construída em homenagem ao martírio Antônio Martins. É possível se chegar facilmente de carro no local, de onde é possível ter uma vista incrível. Muitos ciclistas vão a este ponto praticando o esporte, portanto é uma opção interessante para quem tem bicicleta.

    Parque Estadual Serra do Brigadeiro (retirado de: serradobrigadeiro.com.br)
  • Trilha do Muriqui – Sua distância aproximada é de 1km sendo uma das mais tranquilas do parque e recebe esse nome pela espécie de macaco denominada Muriqui. A trilha costuma ser utilizada em programas escolares, sendo bem explorada a biodiversidade.
  • Trilha das Águas – São aproximadamente 2,1 km percorrendo trilhas, quedas d’águas e locais onde podem ser realizados pique niques. Atenção: a trilha pode ser realizada apenas por meio de agendamento.
  • Cachoeira de São Domingo – Uma das mais altas cachoeiras da região com cerca de 70 metros, é uma cachoeira tranquila comumente usada para banhos devido à qualidade de sua água.
  • Cachoeira da Usina – Localizada em Ervália, ela é uma das cachoeiras mais visitadas e utilizadas para banho, além de sua boa infraestrutura para receber os turistas.

    Parque Serra do Brigadeiro (retirado de: serradobrigadeiro.com.br)
  • Cachoeira da Usina da Fumaça – Essa grande queda d’água em meio aos rochedos é palco de diversas práticas de esporte e também de banhos e relaxamento. Todos os anos várias pessoas vão ao local em busca de relaxar e fugir da correria dos grandes centros. Ela está em Belissário, um distrito de Muriaé.
  • Cachoeira do Naor – Apesar de nenhuma estrutura, a cachoeira é um espetáculo; e em algumas épocas do ano é possível utilizar sua pequena “praia”, uma faixa de areia que os banhistas usufruem para tirar belas fotos e aproveitar a paisagem. Ela se encontra também em Belissário.

Vale ressaltar que, por se tratarem de locais em meio a mata, pode haver mosquitos, sendo interessante levar um repelente e se proteger do sol. Não se esqueça de levar água e comida, uma boa opção nutritiva para quem for realizar trilhas é carregar uma rapadura, famosa na tradição mineira, que garante muita energia para fazer as trilhas.

Parque Estadual Serra do Brigadeiro
Parque Estadual Serra do Brigadeiro (foto: Evandro Rodney / Retirado de: serradobrigadeiro.com.br)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.