Almas, mais um destino nas Serras Gerais do Tocantins

Almas é um município tocantinense localizado nas Serras Gerais, maior cadeia montanhosa do país, a 296 km de Palmas e a 676 km de Araguaína. Conhecida por ser uma das cidades mais antigas do estado, tendo sido colonizada em 1734 em decorrência da vinda de portugueses que vinham em busca de ouro, Almas conta com aproximadamente 7500 habitantes, e chama a atenção por seu potencial principalmente no setor do ecoturismo. Conheça um pouco mais dessa cidade e programe sua viagem!

Arco do Sol (foto: https://levenaviagem.com.br/serras-gerais-tocantins/)

Como chegar?

Para quem vem da capital do estado, Palmas, a melhor opção se dá por meio da BR-010, e logo após, pela rodovia TO-280. Por sua vez, para quem parte da capital federal, Brasília, a melhor opção também se dá pela BR-010. Vale ressaltar que, para quem prefere ir de avião, o aeroporto mais próximo é o de Palmas.

O que fazer em Almas – TO?

  • Conhecer o Cânion Encantado – um dos cartões postais da cidade, o Cânion Encantado é de uma beleza estonteante. Localizado na comunidade da Serra Negra, a aproximadamente 70 km de Almas, para se chegar até o cânion é necessário uma trilha que dura em torno de 2 horas. No local, há 4 quedas d’água com uma altura média de 70 metros, e que formam até uma pequena praia no fundo, na qual não se pode tomar banho. Há opções tanto de trilhas aquáticas quanto terrestres, a depender da estação do ano, e, para os mais aventureiros, é possível realizar uma espécie de rapel por lá. Não deixe de conhecer.

    Serras Gerais (foto: https://conexaoto.com.br/)
  • Visitar a Cidade de Pedras – localizada também na comunidade de Serra Negra, a cerca de 70 km de Almas, a Cidade de Pedras é um conjunto de rochas de arenito que foram esculpidas pelo vento ao longo da história, originando verdadeiras esculturas em meio à natureza, em uma área de 15 quilômetros quadrados. Lá também é um local ideal para os apreciadores do pôr do Sol.
  • Apreciar o pôr do Sol no Arco do Sol – assim como a Pedra Furada no Jalapão, o Arco do Sol é uma formação rochosa que se destaca por ser uma abertura no meio da pedra, que se torna um espetáculo natural no pôr do Sol. Não deixe de dar uma passada por lá.
  • Conhecer o Vale dos Pássaros – mais uma atração localizada na comunidade de Serra Negra, trata-se de uma área preservada, que permite aos visitantes a realização de trilhas, que levam a duas cachoeiras principais: a Cachoeira do Urubu Rei e a Cachoeira da Cortina. Além do delicioso e refrescante banho, também é possível tirar belas fotos do pôr do Sol na cachoeira da Cortina, que tem até uma borda infinita. Vale a pena conhecer.

    Cidade de Pedras (foto: https://turismo.to.gov.br/)

É importante ressaltar que os passeios devem ser feitos com guias locais, sendo que aqueles que permitem ancoragem, como o Cânion Encantado e a cachoeira da cortina merecem atenção e auxílio. Vá de calçados e roupas confortáveis, leve água e alimentos para as trilhas; além de, claro, uma boa câmera pra fazer lindos registros.

Hospedagem em Almas

  • Hotel Cardoso – Av. São Sebastião, 1309
    Telefone: (63) 3373-1387

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.