Alto Feliz RS, pequena e bela cidade da Serra Gaúcha

Alto Feliz RS (foto: Ângela Quinelato - www.passeios.org)

Alto Feliz é uma cidade da Serra Gaúcha situada a 92 km da capital Porto Alegre e a cerca de 24 km de Farroupilha, outra bela cidade do estado. Alto Feliz chama atenção por seus 2800 habitantes, os quais desfrutam de um município com clima ameno no inverno, caracterizado por buscar a manutenção das tradições alemã e italiana, uma vez que a população descende desses dois povos.

Igreja de Santo Inácio (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)

A cidade, por ser extremamente pequena, já é o principal atrativo turístico, uma vez que permite ao visitante fugir da rotina das grandes cidades e se perder na tranquilidade do local. Além disso, é importante ressaltar que por situar-se na Serra Gaúcha, o município destaca-se na produção de sucos de uva e vinhos premiados no Brasil, o que faz com que seja extremamente aconchegante.

O que fazer em Alto Feliz?

Vinícola Don Guerino – especializada em Vinhos Finos, a vinícola Don Guerino é a maior atração da cidade de Alto Feliz. Edificada em 2007, conta com uma área de 55 hectares. Ao chegar nas proximidades dela, já é possível visualizar os vinhedos enfeitados por roseiras vermelhas que tiram o fôlego dos visitantes; logo após, pode-se ver o local de produção e mais à frente a loja, que é o local onde é possível praticar o enoturismo, degustação, e o mais importante: levar os vinhos e sucos de uva para casa. Vale a visita. Localização: Rua dos Vinhedos, 909 Nova Alemanha – Centro – Telefone: (51) 3445-1104.

Vinícola Don Guerino (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Cascata dos Bugres – com seus 20 metros de altura, a cascata é uma das belas atrações da cidade. Conta a história que era o local onde se refugiavam os bugres – índios habitantes locais – durante o período da colonização, o que deu origem ao nome da cascata. Localização: Estrada Júlio de Castilhos – Arroio Alegre.

Paróquia Santo Inácio – construída em uma das área mais altas do município, é o local ideal para contemplação e para admirar a cidade, uma vez que é possível ver boa extensão dela de lá. O interior da igreja chama a atenção pelas diversas pinturas e pelos vitrais que fazem com que sua beleza seja realçada. Vale dar uma passada lá.

Por ser bem pequena, a cidade não dispõe de infraestrutura hoteleira para atender aos turistas. Desse modo, recomenda-se buscar hospedagem em Feliz, Farroupilha e Flores da Cunha.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.