Diferença entre hotéis, hostels e outros tipos de hospedagem

Você já deve ter se perguntado qual a diferença entre hotéis, pousadas, hostels e os diversos tipos de hospedagem que despontaram no século XXI, não é? Isso porque, com o surgimento de diferentes demandas, diversas opções de estadia foram surgindo, atendendo aos mais variados gostos, bolsos, e necessidades.

Mas, além de hotéis, pousadas e hostels, você sabia que existem outros tipos de hospedagem, que também podem caber no seu orçamento, e tornar sua viagem ainda mais divertida? Confira a seguir alguns dos principais tipos:

Os tipos de hospedagem mais comuns do Brasil

Hotéis

Os hotéis são um tipo de hospedagem baseado em recepção e alojamento temporário para o hóspede, o qual desfruta de serviços exclusivos, como os quartos individuais. Eles podem oferecer ou não alimentação, sendo geralmente cedido o café da manhã; possuem uma classificação conforme o grau de luxuosidade e conforto, variando de 1 a 5 estrelas além de serem aptos a possuir serviços mais especializados, como os centros de massagem, spas e outras opções.

Hotéis e Hostels (fonte: https://www.brazilian.hostelworld.com)

Pousadas

Assim como os hotéis, as pousadas também oferecem serviço de alojamento temporário, e, em sua maioria, cedem também alimentação. Entretanto, a principal diferença entre os dois tipos de hospedagem consiste no tamanho e no design característico de cada um deles, uma vez que pousadas são estabelecimentos menores, que possuem 1 ou 2 andares, além de oferecerem ao hóspede um clima mais aconchegante com uma decoração mais descontraída se comparada à do hotel; e em sua maioria, não disponibilizam serviços mais especializados.

Resorts

Os resorts, ao contrário dos hotéis e pousadas, são estabelecimentos cuja principal característica consiste na localização em locais mais remotos, buscando mais distância dos centros urbanos. Esses estabelecimentos oferecem serviços diversos, buscando fazer com que o hóspede fique o maior tempo possível desfrutando de suas atividades. Além disso, o padrão All Inclusive é visto em grande parte dos resorts, explicitando também o livre acesso do hóspede às comidas e bebidas do resort. Vale ressaltar também que, por lá, normalmente há uma grande quantidade de atrações, como piscinas, quadras de esportes, playgrounds para as crianças, dentre outras.

Hostels

Os hostels são tipos de hospedagem que se caracterizam pela socialização dos quartos em um regime mais descontraído e por um preço mais acessível. Saiba mais sobre os hostels aqui.

Diferença entre hotéis, hostels e outros tipos de hospedagem (foto: http://www.pousadazemaria.com.br)

Guesthouses

Também bastante comuns no Brasil, as Guesthouses, ou casas de hóspedes, seguem o padrão dos hostels, sendo tipos de hospedagem mais acessíveis, em que pode haver a socialização dos quartos em um ambiente destinado para esse fim. Entretanto, as guesthouses também podem ser caracterizadas pela transformação de quartos de hóspedes de casas tradicionais em quartos de aluguel, sendo assim um serviço bastante personalizado, em que o hóspede sente-se realmente em casa.

Bungalows

Os bungalows, ou bangalôs como também são conhecidos, são estabelecimentos que se assemelham a pequenos chalés, possuindo entre um andar e um andar e meio. Nessas pequenas casas, as quais são construídas, em sua maioria, de madeira e são direcionadas ao mercado turístico, o hóspede conta com serviços básicos, tais como camas, banheiro, e, em alguns casos, uma pequena cozinha, associando-se, assim, conforto e hospitalidade.

Vale lembrar que cada hóspede deve ficar atento em relação ao que está reservando, e que não é possível concluir qual o melhor tipo de hospedagem, pois cada uma pode atender a diferentes públicos, gostos e bolsos. E aí, qual o tipo de hospedagem que mais combina com você? 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.