Andaraí, uma das mais belas cidades da Chapada Diamantina

Se você quer conhecer a fundo a Chapada Diamantina, explorando suas belezas naturais irretocáveis, Andaraí deve ser uma de suas prioridades. Localizada no coração do estado, a 421 km de Salvador e a 430 km da bela Ilhéus, a cidade é conhecida por ser uma das mais famosas da chapada; visto que abriga atrações de tirar o fôlego, e que fazem o passeio por lá se tornar inesquecível.

Mas não pense que se trata de uma grande cidade, pois na verdade, Andaraí é bem pequena; com aproximadamente 13 mil habitantes, e construções que remetem ao século XVIII. Todavia, é um ponto estratégico por estar próxima a diversas outras cidades; e por ter boas opções de hotéis e restaurantes para quem for passar a noite por lá. Que tal conhecer um pouquinho das atrações de lá?

Andaraí (foto: https://bahianoar.com)

O que fazer em Andaraí – BA

  • Conhecer as Cachoeiras Três Barras, dos Cristais e Bequinho – para se chegar lá, a trilha tem início a cerca de 58 km do centro da cidade; e após 1 hora e meia é possível chegar à cachoeira Três Barras, que além de ter uma paisagem deslumbrante, abriga um poço ideal para se refrescar. Logo à frente, está a Cachoeira dos Cristais, que desce em um paredão de 110 metros de altura formando um visual de tirar o fôlego. Por fim, no final da trilha, está a bela Cachoeira do Bequinho. Não deixe de conhecer!
Cachoeira das Três Barras (foto: https://www.guiachapadadiamantina.com.br/cachoeira-das-tres-barras-i-e-dos-cristais/)
  • Visitar a Gruta da Paixão – seu nome se deve aos responsáveis pelo local, que é ideal para os apaixonados pela geologia. O local, que de tão perfeito parece que foi esculpido ao longo de seus 7 km de extensão, pode ser visitado com o auxílio de guias, além de estar bem próximo ao Poço Azul.
Gruta da Paixão (foto: https://www.bahia.ws/guia-turismo-andarai-chapada-diamantina/)
  • Mergulhar no Poço Azul – considerada a atração mais famosa da Chapada Diamantina, pode ter certeza de que esse título não é em vão. Isso porque as formações rochosas banhadas por águas muito transparentes, em determinados horários do dia, formam um cenário de águas muito azuis devido à incidência do Sol. E a paisagem é estonteante. Vale lembrar que por lá é possível fazer o mergulho em uma pequena área, haja vista que grande parte do poço ainda não é conhecida. Além disso, lembre-se de que há horários específicos para visitação, que podem ser conferidos no momento de compra do ingresso.
Poço Azul (foto: https://araraunaturismo.com.br/sem-categoria/desvende-os-misterios-do-poco-azul-da-chapada-diamantina/)
  • Conhecer a Cachoeira da Roncadeira – outra cachoeira que é muito conhecida na cidade, a Roncadeira possui uma queda d’água de 80 metros de altura. A trilha possui uma duração média de 30 minutos, e nela há a formação de um lago que a torna ideal para um bom banho. Vale a pena visitar.
  • Passear pelo Poço Encantado – outro ponto que merece a visita e que rende belíssimas fotos é o Poço Encantado, que é maior e ais profundo que o poço Azul. Assim como no primeiro, em determinados momentos do dia, que são favorecidos em algumas épocas do ano, a água em contato com o sol adquire uma coloração azul intensa, que se destaca em contraste com as formações rochosas do local. Vale a pena admirar essa paisagem e fazer belíssimas fotos por lá.
Poço Encantado (foto: Rodrigo Dantas – https://www.guiachapadadiamantina.com.br/pocos-azul-e-encantado/)

Vale ressaltar que Andaraí possui diversas outras belíssimas cachoeiras e opções a serem visitadas em meio à natureza, desde que o visitante disponha de tempo e de ânimo para se aventurar por lá.

Hotéis e Pousadas em Andaraí

  • Pousada Ecológica de Andaraí – Rua Povoado Passagem s/n
    Telefone: (75) 98279-5665
  • Pousada Sincorá – Av. Paraguaçú, 120 – Centro
    Telefone: (75) 3335-2210 – http://sincora.com.br/
  • Donanna Hostel e Tours – Rua da Glória, 17 – Chapada Diamantina – Centro
    Telefone: (71) 98353-2629 – https://www.hostelandarai.com/
  • Pousada Éden – R. Santa Bárbara, 27
    Telefone: (75) 3335-2173

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.