Andaraí, uma das mais belas cidades da Chapada Diamantina

Se você quer conhecer a fundo a Chapada Diamantina, explorando suas belezas naturais irretocáveis, Andaraí deve ser uma de suas prioridades. Localizada no coração do estado, a 421 km de Salvador e a 430 km da bela Ilhéus, a cidade é conhecida por ser uma das mais famosas da chapada; visto que abriga atrações de tirar o fôlego, e que fazem o passeio por lá se tornar inesquecível.

Mas não pense que se trata de uma grande cidade, pois na verdade, Andaraí é bem pequena; com aproximadamente 13 mil habitantes, e construções que remetem ao século XVIII. Todavia, é um ponto estratégico por estar próxima a diversas outras cidades; e por ter boas opções de hotéis e restaurantes para quem for passar a noite por lá. Que tal conhecer um pouquinho das atrações de lá?

Andaraí (foto: https://bahianoar.com)

O que fazer em Andaraí – BA

  • Conhecer as Cachoeiras Três Barras, dos Cristais e Bequinho – para se chegar lá, a trilha tem início a cerca de 58 km do centro da cidade; e após 1 hora e meia é possível chegar à cachoeira Três Barras, que além de ter uma paisagem deslumbrante, abriga um poço ideal para se refrescar. Logo à frente, está a Cachoeira dos Cristais, que desce em um paredão de 110 metros de altura formando um visual de tirar o fôlego. Por fim, no final da trilha, está a bela Cachoeira do Bequinho. Não deixe de conhecer!
Cachoeira das Três Barras (foto: https://www.guiachapadadiamantina.com.br/cachoeira-das-tres-barras-i-e-dos-cristais/)
  • Visitar a Gruta da Paixão – seu nome se deve aos responsáveis pelo local, que é ideal para os apaixonados pela geologia. O local, que de tão perfeito parece que foi esculpido ao longo de seus 7 km de extensão, pode ser visitado com o auxílio de guias, além de estar bem próximo ao Poço Azul.
Gruta da Paixão (foto: https://www.bahia.ws/guia-turismo-andarai-chapada-diamantina/)
  • Mergulhar no Poço Azul – considerada a atração mais famosa da Chapada Diamantina, pode ter certeza de que esse título não é em vão. Isso porque as formações rochosas banhadas por águas muito transparentes, em determinados horários do dia, formam um cenário de águas muito azuis devido à incidência do Sol. E a paisagem é estonteante. Vale lembrar que por lá é possível fazer o mergulho em uma pequena área, haja vista que grande parte do poço ainda não é conhecida. Além disso, lembre-se de que há horários específicos para visitação, que podem ser conferidos no momento de compra do ingresso.
Poço Azul (foto: https://araraunaturismo.com.br/sem-categoria/desvende-os-misterios-do-poco-azul-da-chapada-diamantina/)
  • Conhecer a Cachoeira da Roncadeira – outra cachoeira que é muito conhecida na cidade, a Roncadeira possui uma queda d’água de 80 metros de altura. A trilha possui uma duração média de 30 minutos, e nela há a formação de um lago que a torna ideal para um bom banho. Vale a pena visitar.
  • Passear pelo Poço Encantado – outro ponto que merece a visita e que rende belíssimas fotos é o Poço Encantado, que é maior e ais profundo que o poço Azul. Assim como no primeiro, em determinados momentos do dia, que são favorecidos em algumas épocas do ano, a água em contato com o sol adquire uma coloração azul intensa, que se destaca em contraste com as formações rochosas do local. Vale a pena admirar essa paisagem e fazer belíssimas fotos por lá.
Poço Encantado (foto: Rodrigo Dantas – https://www.guiachapadadiamantina.com.br/pocos-azul-e-encantado/)

Vale ressaltar que Andaraí possui diversas outras belíssimas cachoeiras e opções a serem visitadas em meio à natureza, desde que o visitante disponha de tempo e de ânimo para se aventurar por lá.

Hotéis e Pousadas em Andaraí

  • Pousada Ecológica de Andaraí – Rua Povoado Passagem s/n
    Telefone: (75) 98279-5665
  • Pousada Sincorá – Av. Paraguaçú, 120 – Centro
    Telefone: (75) 3335-2210 – http://sincora.com.br/
  • Donanna Hostel e Tours – Rua da Glória, 17 – Chapada Diamantina – Centro
    Telefone: (71) 98353-2629 – https://www.hostelandarai.com/
  • Pousada Éden – R. Santa Bárbara, 27
    Telefone: (75) 3335-2173

1 Comentário

  1. Andaraí, meus antepassados lembram-me dessa pequena cidade. Terra natal do escritor Herberto Sales, moderno clássico da ficção brasileira, autor de importantes obras : “Cascalho” ; “Além dos Marimbus” ; “Dados Biográficos do Finado Marcelino”; entre outras mais, etc…. Membro da Academia Brasileira de Letras e internacionalmente conhecido. Grande Herberto Azevedo Sales! Carrego em meu ” bau ” de memórias o nome do Coronel da Guarda Nacional, Aureliano de Souza Britto Gondim – sou seu sobrinho neto, pois sou o neto do Coronel da Guarda NaAncional, Intendente emancipador da Cidade de Jequié ( 1897 ) e também prefeito ( 1910/13 ) Urbano de Souza Britto GGondim. Andaraí faz parte do cenário histórico da Bahia, basta lembrarmos do Coronel Horácio de Mattos, quer queiram ou não, faz parte da História do Brasil, seus ideais demonstraram a pujança na política da Chapada Diamantina. ANDARAÌ é um orgulho. É o que pensa, joaoluizgondimaguiargondim

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.