Cajueiro da Praia e suas infinitas belezas naturais que encantam

A cidade de Cajueiro da Praia está localizada no litoral leste do Piauí, na divisa com o estado do Ceará. Com pouco mais de 7 mil habitantes, a cidade possui a tranquilidade indispensável a um bom descanso além da beleza necessária para fazer os olhos brilharem e purificar a alma.

A cidade localiza-se a cerca de 400 Km da capital, Teresina. O acesso é pela BR-343. Bem do ladinho está Luís Correia, detentora da maior fatia do litoral piauiense e com lindíssimas praias.

Cajueiro rei – Cajueiro da Praia (PI)
(Foto: Evandro Marques – www.passeios.org)

Atrações em Cajueiro da Praia 

Praia de Barra Grande

Está localizada em um distrito homônimo, a aproximadamente de 15 Km da sede do município, Barra Grande é separada da Praia de Macapá – já pertencente ao município de Luís Correia – pelo rio São Miguel.

Barra Grande apresenta um mar com tonalidade azul intenso e muitos ventos; o que deixa a praia ideal à prática do kitesurf. É um local ideal para quem deseja descansar e recarregar as baterias, além de apreciar uma linda vista.

A praia possui restaurantes, bares, pousadas e chalés – bastante rústicos, porém, em boas condições para atender os visitantes.  Mais recentemente a praia começou a ser descoberta pelos recém-casados e o número de reservas para esse público vem aumentando consideravelmente. Em muitos casos, ocorre celebração do casamento na própria pousada.

A gastronomia de Barra Grande é um atrativo à parte. Para os amantes de frutos do mar o lugar oferece pratos perfeitos, com camarões, lagostas, peixes, caranguejos…

Em Barra Grande há um passeio conhecido como “Trilha do Cavalo Marinho”; como o próprio sugere, a intenção é levar o visitante a conhecer de perto esse peixinho ósseo de extrema fragilidade.

Cajueiro da Praia (foto: https://www.trilhaseaventuras.com.br/cajueiro-da-praia-piaui-rota-das-emocoes/)

Um outro passeio por lá é o do “Fraldão”, em que os visitantes descem o rio flutuando na água auxiliados por um colete salva-vidas.

Praia de Barrinha 

Localizada entre Barra Grande e a sede de Cajueiro da Praia, a praia de Barrinha ainda é desconhecida pela maioria dos visitantes. A praia possui uma boa extensão de areia e mar um pouco agitado, porém, muito bom para banhos. O sossego do local o torna ideal para o descanso e para uma bela caminhada no fim de tarde.

A praia carece de uma estrutura adequada para atender os visitantes (que ainda são escassos); portanto,  leve bebida e o que comer.

As casinhas da localidade possuem cores vibrantes e muros floridos.

Por lá encontra-se um cajueiro gigante, conhecido como Cajueiro Rei, com 8810 m2. Com tal dimensão, esse cajueiro supera o de Parnamirim (próximo a Natal), considerado o maior cajueiro do mundo. A propósito, Parnamirim e Cajueiro da Praia disputam quem tem o maior cajueiro do mundo.

Praia de Sardim e Morro Branco

Possui um azul intenso do mar, que contrasta com o branco das dunas proporcionando uma beleza ímpar.

Igreja Matriz de Cajueiro da Praia (Foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Projeto Peixe-Boi

Que é uma unidade de preservação do peixe-boi, próximo à foz do rio Timonha. É possível agendar uma visita à torre de monitoramento do mamífero e, com um pouco de sorte, vê-lo na foz do rio.

Trilhas ecológicas

Com opções de trilhas pelos carnaubais e uma que leva a sambaquis, verdadeiras montanhas erguidas próximas à praia por povos da pré-história.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.