Cotiporã, cidade gaúcha repleta de belezas naturais e atrações

Cotiporã (foto //www.ferias.tur.br)
5 (100%) 1 vote[s]

Cotiporã, cidade gaúcha, cujo nome indígena significa pequena floresta bonita, é repleta de belas atrações para os amantes das belezas naturais. A cidade está a pouco mais de 170 km da capital gaúcha, Porto Alegre e a 33 km de Bento Gonçalves.

A cidade oferece boa gastronomia; além das vinícolas com suas degustações de sucos e vinhos. As mais famosas são a Cave Marson e Cantina Lazarini.

Atrações em Cotiporã

Construções italianas, a cidade possui várias casas típicas da imigração italiana, construídas sobre uma

Cotiporã (foto //mix100.com.br)
Cotiporã (foto //mix100.com.br)

estrutura de pedras basalto ou de tijolos, alojam o porão, que serve para adega e guarda de mantimentos e de utensílios. Seus telhados altos serviam para secagem de grãos, também chamado de granaro, em dialeto vêneto.

Gruta de Quartzo, localizada no centro da cidade é totalmente revestida de quartzo, atribuindo-lhe uma beleza inigualável.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes, situada a 4 km do centro da cidade, possui formação natural, constituída por um paredão de pedra basalto, com aproximadamente 18 m de largura; 9 m de profundidade e 5 m de altura.

Cascata dos Marins, localizada no Arroio Sapatinho, está a 6 km da sede do município. Ela é  de fácil acesso, por estrada não pavimentada, de onde é possível observar vales e morros. No local, existem vários mirantes para melhor apreciar suas duas quedas d’água, uma de 80 m e a outra de 60 m. A primeira forma uma piscina natural, onde chega-se através de uma trilha íngreme e, a segunda, forma um riacho que corre para o Rio das Antas.

Cacata dos Marins (foto //renatogrimm.com)
Cacata dos Marins (foto //renatogrimm.com)

Morro dos Céus, é uma formação rochosa que destaca-se por estar isolado na paisagem, circundando quase que totalmente o Rio das Antas.

Mirante do Rio das Antas, localizado a 8.5 km da sede do município, acesso pela estrada que liga Cotiporã ao município de Bento Gonçalves, em um trecho de declive acentuado. Do Mirante, avista-se parte do vale do Rio das Antas, onde o rio contorna o Morro do Céu e forma a dupla ferradura, a mata, os canyons, morros e o lago da represa da Hidrelétrica 14 de Julho, como sendo um exuberante espetáculo.

Campanário São Vicente, está localizado na Linha Frei Caneca, na Capela de São Vicente, a 3 km da sede do município. Neste local foi realizada a primeira missa da até então Colônia de Monte Vêneto.

Pico do Paraglaider, situado a 3 km do centro da cidade, passando pela Capela Nossa Senhora do Caravaggio, de grande beleza natural. Do local o visitante poderá avistar o vale do Rio Carreio, limite municipal entre Cotiporã e São Valentim do Sul e Capela N. Srª de Fátima.

Cascata Esperança, a 4 km do centro da cidade, situa-se na estrada para Capela Santa Lúcia. Neste local pode ser visto o lago do Rio das Antas e a divisa com o município de Bento Gonçalves.

Cotiporã (foto //www.ferias.tur.br)
Cotiporã (foto //www.ferias.tur.br)

Balneário Rio das Antas, a 12 km do centro da Cidade, por via não pavimentada e, a 20 km de Bento Gonçalves em via asfáltica. O visitante poderá alugar espaço para acampamento; além de usufruir de espaços para alimentação, com pagamento de taxas.

Trilho das Lontras, local para os amantes de belezas naturais, que poderão aproveitar o tapete verde rodeado de líquens, bromélias, canelas e outras tantas espécies, que ali são encontradas no bioma da mata ciliar. O passeio tem a duração de 4 a 5 horas e deve ser orientado por guia cadastrado na EMBRATUR.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.