Dicas de Passeios em Bento Gonçalves RS, capital da uva e do vinho

Bento Gonçalves é uma das belas cidades que fazem parte da Serra Gaúcha, situada a 107 km de Gramado e a 134 km da capital, Porto Alegre. O município é um dos mais belos e importantes destinos turísticos da Serra Gaúcha e do Brasil; além de ser pioneira como destino enoturístico do País; e contar com uma grande hospitalidade, uma de suas características mais marcantes.

Dicas de Passeios em Bento Gonçalves RS

Conhecer o Pipa Pórtico – logo ao chegar a Bento Gonçalves, o visitante literalmente está ‘Entrando no Mundo do Vinho’, uma vez que o pórtico da cidade tem o formato de um barril de vinho, sendo um dos cartões postais da cidade.

Pórtico Pipa (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Fazer um passeio pelo Vale dos Vinhedos –  o primeiro e mais importante destino enoturístico do Brasil proporciona ao visitante a contemplação da paisagem vitivinícola, repleta de parreirais belíssimos, além da degustação de bons vinhos nas diversas vinícolas existentes na região, onde se pode fazer uma deliciosa visita.
Vale dos Vinhedos (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Conhecer os Caminhos de Pedra conhecido também como Museu da Zona Rural; é um dos mais importantes roteiros de turismo de cultura no meio rural; expressando a história da imigração italiana através da interatividade com o visitante. Por lá, há diversos pontos de parada onde o turista pode conhecer um pouco melhor da história dos primeiros habitantes locais.
Casa do Tomate – Caminhos de Pedra (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Admirar o Vale do Rio das Antas – local de contemplação da paisagem tropical de um Vale que se funde com o Rio das Antas; parcialmente encoberto por parreiras e bananeiras. Por lá, há opções de hospedagem; visitas a grandes ou pequenas vinícolas; trilhas e produtos coloniais esperam pelo visitante.
Vale do Rio das Antas (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

 

  • Conhecer a Rota das Cantinas Históricas – nessa rota, o visitante percorrerá estradas de relevo acidentado; que proporcionam um contato único com a natureza do Vale Aurora e degustará bons vinhos; harmonizados com a culinária de inspiração italiana, regada a muita massa e muita polenta.
  • Passear pela Rota Encantos de Eulália – organizada com o objetivo de receber visitantes, oferece um passeio de puro charme e encanto; composto por belas paisagens e uma variedade de atrativos, tais como degustação de um bom vinho ou de uma deliciosa comida tipicamente italiana; além de ter a opção de praticar esportes radicais.
Rota Encantos de Eulália (foto: https://bento.tur.br/encantos-de-eulalia/)
  • Fazer o Tour Via del Vino – passeio pela Via del Vino é o coração da cidade; onde a vida social, cultural e econômica se desenvolveu ao longo da história da cidade.
  • Passear na Maria Fumaça – um dos passeios mais conhecidos da Serra Gaúcha, o visitante, a bordo de um antigo trem a vapor, poderá fazer um passeio com duração média de duas horas; cujo percurso de 23 km começa na estação Bento Gonçalves; passa por Garibaldi e tem como ponto final a cidade de Carlos Barbosa.
Igreja Matriz de Cristo Rei (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Conhecer o Parque Temático Epopéia Italianaum dos melhores passeios da cidade, esse belo parque retrata a trajetória dos Imigrantes italianos que chegaram à região de Bento Gonçalves e contribuíram fortemente para o desenvolvimento da região. Situa-se na rua Visconde de São Gabriel, 507. Telefone (54) 3455-2788. Atendimento: terça a domingo, das 8h às 17h45. Na alta temporada (julho, novembro, dezembro e janeiro), diariamente, das 8h às 17h45.
Parque Cultural Epopeia Italiana (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Dicas de Hotéis em Bento Gonçalves

A Capital da Uva e do Vinho oferece uma excelente rede de hotéis e pousadas para que seus visitantes estejam bem instalados; pois dessa forma poderão aproveitar da beleza e do charme da bela cidade gaúcha.

O visitante poderá solicitar indicações de agências de turismo; que realizam os roteiros, no hotel em que estiver hospedado; pois sempre há excelentes indicações.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.