Guarapuava é a capital paranaense da cevada e do malte, sendo um lugar perfeito para quem quer conhecer mais sobre a colonização paranaense e desfrutar de suas belezas naturais; além de contar com belíssimos casarões antigos, igrejas, museus, parques e praças.
Como chegar?
Ao sair da capital Curitiba, que está a aproximadamente 255 km, é possível chegar à cidade por meio da rodovia BR-277.
O que fazer?
- Casa do Imigrante, que ocupa área verde com gramado, pinhos e flores, foi construída em madeira em 1914, sendo um dos mais importantes pontos turísticos da cultura dos imigrantes europeus na região.
- Lagoa das Lágrimas situada no coração da cidade, é o ponto turístico mais visitado; além de contar com pista de corrida e caminhada, playground e um enorme gramado, que está sob a sombra das árvores.
- Salto São Francisco da Esperança é considerada a maior queda d’água da região Sul do Brasil, com 196 metros de queda d’água livre, no centro de um belíssimo cânion, que é coberto de vegetação nativa.
- Passeios rurais, pois a cidade possui várias fazendas e chácaras que oferecem almoço campeiro, hospedagem, passeios em
trilhas e até visitação de cavernas.
- Distrito de entre Rios, que está a aproximadamente 30 km do centro da cidade. Formado por cinco colônias e colonizada por refugiados de guerra de origem eslavo-germânica, conserva a identidade cultural desse povo. Entre os principais atrativos do local, estão:
- Museu Histórico de Entre Rios – um dos museus mais modernos do estado;
- Memorial Mathias e Elizabete Leh, que reconta a vida do casal, importante para o desenvolvimento econômico e social de Entre Rios;
- Inúmeras cervejarias, pelas quais a localidade recebeu o nome de “Terra da Cevada”;
- Cenário natural incrível, repleto de cachoeiras, ideal para a prática do ecoturismo.
Hotéis
A cidade possui boa infraestrutura hoteleira para seus visitantes, que poderão escolher a melhor estadia e curtir os encantos da região.