Praias de Ilhabela, o paraíso no litoral de São Paulo

Ilhabela é uma cidade arquipélago, localizada no litoral norte do estado de São Paulo, situada a 156 km da bela Paraty e a 186 km de Campos do Jordão. Embora seja uma cidade com uma população de pouco mais de 30 mil habitantes, Ilhabela é considerada um dos melhores destinos de verão do estado, não somente por seus pontos turísticos, trilhas e cachoeiras que tiram o fôlego; mas principalmente por suas belíssimas praias, as quais são cercadas de Mata Atlântica exuberante, e possuem um mar azul, como algumas das belas praias do Nordeste brasileiro.

Praia da Vila (foto: https://www.ilhabela.com.br/praias/praia-da-vila/)

E aí, bora conhecer algumas das praias dessa bela cidade? Confira a lista que preparamos para você, e programe sua viagem para esse paraíso no litoral paulista!

Praias de Ilhabela – SP

Região Central

  • Praia da Vila – situada bem no centro histórico da cidade, que também é conhecido como Vila, essa praia fica visível somente quando a maré está baixa, e é o onde está situado o píer de acesso à ilha. Embora seja uma praia muito bela, não é a mais ideal para um banho de mar, uma vez que há constante fluxo de embarcações. Mas, com certeza, é um dos melhores locais para se admirar o por do Sol na cidade. Além disso, como está situada na região central, é de fácil acesso a diversas lojinhas, cafés, bares e restaurantes, sendo ideal para quem curte uma boa vida noturna.

    Praia da Itaquanduba (foto: https://www.ilhabela.com.br/praias/praia-do-itaquanduba/)
  • Praia do Itaquanduba – localizada próximo à praia da Vila, essa praia também está localizada na região central da cidade. Conhecida principalmente pelo mar tranquilo, sem ondas e ideal para esportes como o Stand Up Paddle, ela também é muito procurada por quem curte jogar vôlei e peteca na areia; ou simplesmente dar uma passeada pela ciclovia da orla, que também permite ver um lindo por do sol.
  • Praia do Engenho d’Água – localizada às margens da estrada que dá acesso à região norte da Ilha, essa praia, assim como a do Itaquanduba, possui uma extensa faixa de areia ideal para caminhadas, e também uma ciclovia para quem gosta de dar umas pedaladas. Nessa bela praia também há um píer que é frequentado por alguns pescadores e pelos amantes do mar; uma vez que é possível observar cardumes de peixes e algumas belas tartarugas marinhas. Vale ressaltar que essa praia recebe esse nome por possuir a Fazenda do Engenho d’Água, que hoje é um parque municipal, o qual recebe diversos eventos. Não deixe de conhecer!

    Mirante do Barreiros (foto: https://www.ilhabela.com.br/praias/praia-do-barreiros/)

Região Norte

  • Praia do Barreiros – frequentada principalmente por veranistas e por quem se hospeda por lá, a praia é mais conhecida pela existência de um mirante que permite visualizar boa porção da região Norte de Ilhabela, e que rende belíssimas fotos do mar azul que banha a praia – o Mirante do Barreiros.
  • Praia do Indaiá – carinhosamente chamada de prainha, ela está localizada próximo à Vila; o que a torna bem tranquila, mas ao mesmo tempo, com acesso fácil a bons restaurantes, bares e opções de lojinhas. Além disso, vale ressaltar que ela funciona como um refúgio ideal para quem busca paz e tranquilidade.
  • Praia de Santa Tereza – uma das praias mais charmosas de Ilhabela, a praia de Santa Tereza está localizada bem próxima à de Indaiá e é conhecida pelas embarcações coloridas dos pescadores da região. Além disso, há diversos coqueiros espalhados pela orla que, juntamente com os barcos, formam o cenário perfeito para um por do Sol memorável. Vale lembrar ainda que há restaurantes na região para quem busca degustar ótimos frutos do mar.

    Praia Santa Tereza (foto: https://www.ilhabela.com.br/praias/praia-de-santa-tereza/)
  • Praia da Fome – se você vai a Ilhabela com o objetivo de conseguir mergulhar, a praia da Fome com certeza é o local ideal para você. Famosa por sua tranquilidade e por suas águas extremamente cristalinas, é destino de vários passeios que saem de outras praias da ilha. Vale ressaltar ainda que, além de muito tranquila, é cercada por mata fechada, o que, embora resulte em belíssimas fotos, faz com que seja uma praia com alguns mosquitos. Por isso, não se esqueça do repelente na bolsa!

Região Leste

  • Praia da Serraria – ideal para quem vai a Ilhabela e procura fugir da movimentação constante de embarcações que ocorre na ilha, a praia é uma calmaria, com 400 metros de extensão, e um mar muito azul e extremamente calmo. Justamente por ser tão calma, o acesso também se dá somente por mar, a partir de outras praias da cidade. Mas vale a pena conhecer e ter contato com a pequena vila de pescadores que há no local.

    Praia da fome (foto: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Praia_da_fome_ilhabela.jpg)
  • Praia de Castelhanos – considerada uma das praias mais lindas do Brasil, a praia de Castelhanos é um dos cartões postais da cidade. Seu acesso se dá por uma rodovia que corta a ilha na direção leste-oeste em meio ao Parque Estadual de Ilhabela. Desse modo, é recomendado que o visitante utilize veículos tracionados, ou motocicletas; embora seja possível fazer o trajeto a pé. Com 1,5 km de extensão, a praia possui ondas ideais para surfistas, e boa infraestrutura para atender os visitantes, que se encantam com as belíssimas águas azuis. Uma coisa importante é que há horário de funcionamento da praia, e também limite de pessoas que a visitam por dia. Desse modo, tenha certeza de se programar bem para conhecê-la!

Além dessas praias, há outras belíssimas opções nestas regiões, e também nas áreas Sul e Oeste da Ilha. Lembre-se sempre de conservar a natureza, de levar seu lixo embora, e de aproveitar muito bem essa ilha paradisíaca!

Dicas de Hotéis em Ilhabela

Ilhabela possui ótimas opções de hotéis, pousadas e hostels para atender a seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.