Cachoeiras em Ilhabela, opções em meio à natureza exuberante

Ilhabela é uma belíssima cidade no litoral norte de São Paulo, situada a 166 km da bela cidade de Santos e a 84 km da litorânea Ubatuba. Conhecida nacionalmente por ser um dos melhores destinos de verão do estado, isso se dá principalmente pelo fato de ser um arquipélago, e, consequentemente, possuir praias com águas azuis e cristalinas que tiram o fôlego dos visitantes. Além disso, a cidade conta com um centro histórico super charmoso, com construções antigas, lojinhas de artesanato, ótimas opções de cafés, bares e restaurantes que não dão vontade nenhuma de ir embora.

Cachoeira do Paquetá (foto: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/cachoeira-do-paqueta-20062292)

Todavia, além desses pontos que não devem ficar de fora do seu roteiro em Ilhabela, essa bela ilha abriga uma natureza exuberante, típica da Mata Atlântica e, justamente por isso, abriga belíssimas cachoeiras; as quais podem ser alcançadas por trilhas em meio à mata. Que tal conferir algumas dessas maravilhas? Confira a lista que preparamos para você!

Cachoeiras em Ilhabela – SP

  • Cachoeira do Paquetá – um dos cartões postais de Ilhabela, a cachoeira do Paquetá é um local que não deve ser deixado de fora. Ela chama a atenção por possuir uma borda infinita, cuja vista dá para o belo mar azul da ilha; e por suas águas cristalinas que chamam a atenção dos visitantes. Para alcançá-la, é necessário fazer uma trilha cuja intensidade é de média para alta, e que apresenta grande periculosidade. Por isso, esteja atento principalmente em regiões de precipício, e vá preferencialmente com um guia. Ao chegar lá, aproveite a bela vista!
  • Cachoeira da Toca – outro ponto bem conhecido da cidade, essa cachoeira conta com uma queda d’água de aproximadamente 3 metros de altura, e um escorrega de cerca de 50 metros. Além disso, há uma bela gruta no local, por onde passa um rio, formando uma paisagem ainda mais deslumbrante. Ressalta-se que esta cachoeira localiza-se em uma propriedade privada, portanto, há uma taxa de entrada; que é compensada pela bela paisagem, pela infraestrutura oferecida, e, caso o visitante queira, pelas cachaças que são produzidas por lá. O caminho é bem sinalizado, e parte da estrada de Castelhanos.

    Cachoeira do Gato (foto: https://blog.alemaobeachilhabela.com.br/07-populares-e-exuberantes-cachoeiras-de-ilhabela/)
  • Cachoeiras do Couro do Boi e da Friagem – se você é o tipo de visitante que busca um pouco mais de desafios, saiba que essas cachoeiras vão lhe atender. Isso porque, para chegar até elas é necessário uma caminhada  por um tempo médio de 3 horas a partir da praia do Viana. A Couro do Boi tem uma altura de cerca de 45 metros; ao passo que a da Friagem tem uma queda d’água bem bonita. Em ambos os casos, há uma trilha bem escorregadia em meio à mata fechada, o que torna imprescindível a contratação de um guia.
  • Cachoeira do Gato – para se chegar ao local, há uma trilha partindo da praia de Castelhanos, com cerca de 2 km em meio à exuberante natureza, mas que possui boa estrutura, com corrimão e uma parte suspensa em madeira para facilitar o acesso. Essa cachoeira faz parte do Parque Estadual de Ilhabela e possui uma altura de 50 metros. Vale ressaltar também que é um excelente local para a prática do birdwatching, ou seja, de admirar pássaros da fauna local, tais como o tiê-sangue.
  • Cachoeira do Poço Fundo – o próprio nome já dá uma boa ideia sobre o que aguarda o visitante: um belo poço de águas cristalinas, ideais para um bom mergulho, cercado por pequenas quedas d’água. Partindo da praia do Bonete, há uma trilha de pouco mais de 10 minutos, ideal para todas as idades, e que chega direto ao local.

    Cachoeira do Lage (foto: https://dagamitour.com.br/2019/03/01/cachoeira-da-lage/)
  • Cachoeira da Laje – outro ponto bastante recomendado na cidade, essa cachoeira está localizada também na praia do Bonete, mais especificamente na Fazenda da Laje, e pode ser acessada por uma trilha leve. Lá, além de infraestrutura adequada para receber visitantes, também há um escorregador nas pedras da cachoeira, que chamam a atenção de quem passa por lá.

Vale lembrar que, assim como em outras cachoeiras, o cuidado deve ser redobrado para evitar acidentes; e também deve-se tomar muito cuidado para não destruir a bela natureza que cerca o local. Lembre-se de levar repelente, pois a incidência de mosquitos é bem grande, e de aproveitar o passeio com muita segurança!

Hotéis em Ilhabela

A cidade possui ótima infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.