Imbituba, conhecida como Cidade das Malhas, está situada às margens do histórico “Caminho de Viamão”, e foi considerada um dos pontos de pouso preferido pelos tropeiros. Distante de Curitiba aproximadamente 180 quilômetros, a cidade possui variados encantos.
O nome da cidade é de origem indígena, que significa cipoal, lugar que possui muito imbé, que é um cipó usado no artesanato e na medicina popular.

As principais atividades econômicas são a agricultura, a indústria da madeira, do calçado, e variadas malharias da cidade.
Como chegar?
Os acessos à aconchegante cidade são pelas rodovias BR-153, BR-373 e PR-522, que possuem boa sinalização para o visitante.
O que fazer em Imbituva?
- Vale a pena se refrescar ou tirar aquela linda foto, que renderá boas lembranças da “Cachoeira dos Paulistas”, que está a 20 quilômetros do centro da cidade.
- Comprar artesanato, pois na cidade há muitos artesãos, que produzem desde o tradicional tricô e bordado, até peças mais elaboradas em tecido e variados materiais.
- “Parque Ambiental” de Imbituva, situado logo na entrada da cidade, que oferece pistas de caminhada para aquele treino ou para passear com seu cãozinho; além de churrasqueiras e parquinho para crianças.
- Enconto Off Road, que acontece no mês de abril, no qual reúne apaixonados por trilhas, lama e muita aventura para o Encontro. A cidade está incluída na rota da “Transparaná”, evento em que “jipeiros” percorrem da costa Oeste ao Leste do Estado, por meio dos “caminhos históricos”, antes percorridos por desbravadores e tropeiros.
Parque Ambiental Imbituva (foto http://www.imbituva.pr.gov.br/) - O visitante precisa conhecer o Santuário de Santo Antônio (Ribeira); a Capela de Nossa Senhora da Rosa Mística Peregrina (Apiaba); a Igreja Matriz Santo Antônio e Feira de Malhas de Imbituva.
Hotéis
- Hotel Toscana Inn, Av. Sete de Setembro, 180, Telefone (42) 3436-1111 – site https://toscanainn.com.br/
- Hotel Estrela, R. Eugênio Lejambre, 506 – Centro, Telefone (42) 3436-1239 – site https://www.hotel-estrela.com/