O que fazer em Ipoema, bela opção da Estrada Real

Ipoema é um distrito da cidade de Itabira, cidade mineira localizada a 106 km de Belo Horizonte e a 296 km da charmosa São João Del Rei. Conhecido por fazer parte de um dos mais importantes roteiros turísticos de Minas Gerais, a Estrada Real, o distrito vem chamando a atenção de visitantes não somente por sua tranquilidade e importante relação com a história, mas também por ser um local ideal para admirar a natureza e conhecer as delícias gastronômicas desse estado tão acolhedor. Que tal conhecer um pouco das atrações de lá?

Museu do Tropeiro (foto: http://dicionariodascachoeirasmg.blogspot.com.br/2012/01/ipoema-mg.html)

O que fazer em Ipoema – MG?

  • Visitar o Museu do Tropeiro – uma das atrações mais famosas de lá é, sem sombra de dúvidas, o Museu do Tropeiro. Isso porque a Estrada Real era um caminho por onde esses viajantes passavam levando alimentos, e produtos de origem mineral. E, como Ipoema era um dos distritos pelos quais os tropeiros passavam, nada melhor do que homenageá-los. Nesse museu, há um vasto arsenal que permite ao visitante conhecer um pouco mais da história e do cotidiano da época. Além disso, aos sábados em que há lua cheia, há uma excelente Roda de Viola no local que vale a visita. Endereço: Travessa Professor Manoel Soares, 217 – Centro.
  • Conhecer o Morro Redondo – local de muita fé, o Morro Redondo é palco de uma procissão que ocorre tradicionalmente no primeiro domingo de maio, visto que, lá em cima, há um cruzeiro com mais de 100 anos e uma charmosa igrejinha. Todavia, é possível visitar o local mesmo sem ser na procissão, e a vista é surpreendente; permitindo ao visitante admirar algumas das cidades ao redor do distrito. Lá perto também está localizada a Cachoeira do Morro Redondo, ideal para um delicioso banho em meio à natureza.

    Morro Redondo (foto: http://dicionariodascachoeirasmg.blogspot.com.br/2012/01/ipoema-mg.html)
  • Visitar a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição – mais um local que remete aos tempos áureos, essa matriz é um verdadeiro charme, embora seja bem pequenininha. Não deixe de fazer um registro dela, e também de seu interior que fica aberto a visitação em alguns horários específicos.
  • Se refrescar na Cachoeira Alta – um dos cartões postais do distrito, a cachoeira Alta é uma das mais altas de Minas Gerais, com 110 metros de altura. Além de poder se refrescar em um banho, lá também é um local muito procurado pelos mais aventureiros, visto que é bem comum a prática de rapel por lá. Por estar situada em uma propriedade provada, há cobrança de um valor de ingresso, e também é permitido acampar no local. A infraestrutura é muito boa, e conta com restaurante, bar, banheiro, de modo que o visitante pode passar tranquilamente o dia por lá.

    Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (foto: Túlio F – https://pt.m.wikipedia.org)
  • Passear pelos Caminhos Drummondianos – Itabira é a cidade onde nasceu Carlos Drummond de Andrade, autor este que fez questão de colocar em algumas de suas obras, trechos falando sobre Itabira, e até mesmo sobre Ipoema. Desse modo, tanto por Itabira, quanto por Ipoema, é possível encontrar diversas placas com poemas do autor, e que constituem uma atração fascinante da região.
  • Conhecer o Museu da Pharmácia – um dos poucos existentes no país, o museu conta com um acervo de objetos referentes a esse setor, e a explicação é totalmente guiada. Os objetos são de um antigo farmacêutico na cidade, e, atualmente, sua família recebe visitantes no local para uma visita bem legal. Não deixe de conferir.

    Cachoeira Alta (foto: Rodrigo Della Fávera – Wikimedia)

Pousadas em Ipoema

  • Pousada Ipoema – Rua Conceição Torres Lage, 425 – Telefone: (31) 98808-9294 – Site
  • Pousada Quadrado – R. Moreira Pena, 147
    Telefone: (31) 3833-9117 – Site
  • Pousada Maravilha Real – R. Francisco Afonso, 285
    Telefone: (31) 98891-9106
  • Pousada Pedra que Brilha – Fazenda Galvão, s/n – Zona Rural
    Telefone: (31) 98799-1576 – Site

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.