Pico das Agulhas Negras, o maior cume do estado do Rio de Janeiro

O Pico das Agulhas Negras é uma formação rochosa, situada no Parque Nacional do Itatiaia, a 137 km de Valença, e a 200 km de Petrópolis. Localizado na Serra da Mantiqueira, esse pico, que recebe esse nome devido ao formato que possui, o qual lembra diversas agulhas enfileiradas, é um dos destinos mais procurados do estado do Rio de Janeiro, principalmente pelos mais aventureiros, e por quem busca um pouco mais de contato com a natureza em sua plenitude. Que tal conhecer um pouco mais?

Pico das Agulhas Negras (foto: Gilcimar Soares Liberato – https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cume_Pico_das_Agulhas_Negras.jpg)

Um pouco mais sobre o Parque

O Parque Nacional do Itatiaia, que abriga essa maravilha da natureza, foi o primeiro parque nacional instituído no Brasil, em 1937, quando Getúlio Vargas era o presidente do país. Com mais de 120 quilômetros quadrados, o parque abrange os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e de São Paulo.

Lá, além de oferecer uma excelente infraestrutura para seus visitantes, a qual inclui banheiros, área de camping, e até mesmo um albergue de montanha, o visitante tem a opção de seguir por diversos roteiros. Dentre os roteiros de trilha, existem trilhas tanto para os menos experientes, quanto para os profissionais. Além disso, há cachoeiras lindíssimas, o Vale do Aiuruoca, opções de escalada, de Butterflywatching (observação de borboletas diversas); e várias outras atrações para todos os tipos de visitantes.

Dentre os picos, existem o Pico das Prateleiras, e o Pico das Agulhas Negras; sendo este último, o ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro; e que é acessado a partir do Abrigo Rebouças.

Pico das Agulhas Negras (foto: Cintia Roma – https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pico_das_Agulhas_Negras_visto_da_base.JPG)

Subida ao Pico das Agulhas Negras

O pico tem uma altitude de 2790 metros, sendo o quinto maior pico do Brasil. Desse modo, é necessário ter um pouco de experiência antes de se aventurar por essa grande formação rochosa de granito. Além disso, opte por ir de carro, visto que pode ser necessário acampar no parque ou acordar bem cedo de onde estiver hospedado para começar a subida, que é bastante cansativa.

Uma das grandes dificuldades da subida, consiste no fato de que existem diversos pontos em que se deve utilizar as mãos para conseguir subir. Além disso, são mais de 20 vias para subir o pico, as quais apresentam diversos graus de dificuldade; o que torna essencial a contratação de um guia credenciado, seja para não se perder, seja para evitar maiores riscos de acidentes. Ah, e vale ressaltar que para se chegar ao verdadeiro topo do Pico das Agulhas Negras, é necessário a prática da escalada; por isso, caso não seja uma pessoa com experiência, é melhor optar por outras vias de acesso.

Lembre-se de, assim como em todas as trilhas, ir preparado. Vá com um calçado confortável, e específico para esse tipo de esporte; leve casaco, uma vez que por ser uma altitude elevada, o vento frio e cortante é coadjuvante na subida; leve bastante água e algum lanche para fazer no trajeto. Ah, e muita atenção para não deixar resíduos, de modo a preservar a natureza e suas belezas. Leve também uma boa câmera, ou um celular e faça belos registros.

Pico das Agulhas Negras, o maior cume do estado do Rio de Janeiro (foto: Gilcimar Soares Liberato – https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pico_das_Agulhas_Negras_Amplitude.jpg)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.