Lavras Novas é um distrito de Ouro Preto, na região central de Minas Gerais. É um destino turístico que atrai visitantes em busca de natureza, aventura, história e cultura.
O distrito possui uma paisagem exuberante, com montanhas, cachoeiras, trilhas e mirantes. Além disso, por lá, há a preservação da arquitetura colonial, as tradições religiosas e a gastronomia típica da região.
Como chegar?
Para chegar em Lavras Novas, você pode partir de Belo Horizonte, que fica a cerca de 120 km de distância. Você pode ir de carro, pela BR-040, seguindo as placas para Ouro Preto e depois para Lavras Novas. O trecho final é de estrada de terra, mas bem conservado. Você também pode ir de ônibus, pegando a linha que sai da rodoviária de Belo Horizonte até Ouro Preto e depois a linha que vai até Lavras Novas. O tempo de viagem é de aproximadamente 2 horas e meia.
Outra opção é partir de Ouro Preto, que fica a cerca de 17 km de Lavras Novas. Você pode ir de carro, pela estrada de terra que liga as duas cidades, ou de ônibus, pela mesma linha que sai de Belo Horizonte. O tempo de viagem é de cerca de 40 minutos. Você também pode fazer um passeio de trem entre Ouro Preto e Mariana, que fica a cerca de 30 km de Lavras Novas, e depois pegar um ônibus ou um táxi até o distrito.
O que fazer em Lavras Novas: natureza
Uma das principais atrações do distrito é a natureza. O distrito está cercado de belezas naturais, que convidam a explorar e a se aventurar. Você pode fazer trilhas a pé, de bicicleta, de moto ou de jipe, e conhecer cachoeiras, mirantes, grutas e lagos. Você também pode praticar esportes radicais, como rapel, tirolesa, arvorismo e rafting.
Algumas das cachoeiras mais famosas de Lavras Novas são: Cachoeira dos Namorados, que tem uma queda d’água de 10 metros e uma piscina natural; Cachoeira do Castelinho, que tem uma queda d’água de 15 metros e uma vista panorâmica; Cachoeira do Falcão, que tem uma queda d’água de 30 metros e uma trilha de fácil acesso; e Cachoeira dos Prazeres, que tem uma queda d’água de 40 metros e uma trilha de média dificuldade.
Algumas dos mirantes mais belos de Lavras Novas são: Mirante da Chapada, que tem uma vista de 360 graus para as montanhas e para o vale; Mirante do Luar, que tem uma vista para o pôr do sol e para as luzes da cidade; Mirante do Cruzeiro, que tem uma vista para a igreja matriz e para o centro histórico; e Mirante do Pico do Itacolomi, que tem uma vista para o pico mais alto da região, com 1.772 metros de altitude.
Cultura
Lavras Novas também é um lugar rico em cultura. O distrito tem uma história que remonta ao século XVIII, quando foi fundado por escravos fugidos das minas de ouro. O patrimônio histórico e cultural de Lavras Novas pode ser apreciado na arquitetura colonial, nas manifestações religiosas, nas festas populares e na gastronomia típica.
Um dos principais pontos turísticos de Lavras Novas é a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, que foi construída em 1745 e é considerada uma das mais antigas de Minas Gerais. A igreja tem um estilo barroco, com detalhes em dourado, pinturas sacras e imagens de santos. A igreja fica no centro do distrito, em frente à praça principal, onde acontecem as principais festas religiosas, como a Festa do Divino, a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres e a Festa de São Sebastião.
Outro ponto turístico de Lavras Novas é o Museu do Escravo, que fica na antiga senzala da Fazenda do Chaves, a cerca de 4 km do centro. O museu conta a história dos escravos que trabalharam nas minas de ouro e que fundaram o distrito. O museu tem objetos, documentos, fotos e depoimentos que retratam a vida e a luta dos escravos. O museu também tem um espaço para exposições de arte e cultura afro-brasileira.
O que fazer em Lavras Novas: diversão
Lavras Novas também é um lugar para se divertir. O distrito tem uma vida noturna animada, com bares, restaurantes, shows e eventos. Você pode aproveitar para curtir a música ao vivo, o forró, o samba, o rock e o blues. Você também pode experimentar as delícias da culinária mineira, como o feijão tropeiro, o frango com quiabo, o tutu de feijão, o pão de queijo e o doce de leite.
Alguns dos bares e restaurantes mais badalados de Lavras Novas são: Bar do Zezé, que tem um ambiente descontraído, com mesas ao ar livre, música ao vivo e petiscos variados; Bar do Fubá, que tem um ambiente rústico, com decoração temática, música ao vivo e cerveja artesanal; Restaurante Sabor da Terra, que tem um ambiente aconchegante, com fogão a lenha, música ao vivo e comida mineira; e Restaurante Estalagem do Alambique, que tem um ambiente sofisticado, com vista para as montanhas, música ao vivo e comida internacional.
Além dos bares e restaurantes, Lavras Novas também tem outros lugares para se divertir, como o Parque de Diversões, que fica na entrada do distrito e tem brinquedos como roda-gigante, carrossel, trem-fantasma e montanha-russa; o Cinema, que fica na praça principal e exibe filmes clássicos e nacionais; o Teatro, que fica na antiga escola e apresenta peças de teatro, dança e música; e o Centro Cultural, que fica na antiga cadeia e promove exposições de arte, oficinas, palestras e cursos.
Onde se hospedar em Lavras Novas
Lavras Novas possui uma boa infraestrutura de hospedagem, com opções para todos os gostos e bolsos. Você pode escolher entre pousadas, hotéis, chalés, casas e campings. A maioria das acomodações fica no centro do distrito, perto da igreja matriz, dos restaurantes e das lojas. Mas você também pode optar por ficar em lugares mais afastados, perto da natureza, com mais privacidade e tranquilidade.
Algumas das pousadas mais recomendadas em Lavras Novas são: Pousada Vila das Cores, que tem quartos coloridos, piscina, sauna e café da manhã; Pousada Carumbé, que tem quartos aconchegantes, hidromassagem, lareira e vista para as montanhas; Pousada Província, que tem quartos rústicos, ofurô, varanda e restaurante; e Pousada Vista da Serra, que tem quartos confortáveis, piscina, salão de jogos e churrasqueira.