Parnaíba PI e seus belos atrativos naturais que encantam

Parnaíba PI ( foto fonte //casareviajar.com/taynaraeamilcar/loja/passeio-em-parnaiba-pi/)
Parnaíba PI (Foto: //casareviajar.com/taynaraeamilcar/loja/passeio-em-parnaiba-pi/)

Parnaíba PI, localizada a aproximadamente 338 Km de Teresina, pela BR-453, destaca-se como uma das cidades de maior crescimento econômico no país, sendo a prestação de serviços a principal fonte de renda de seus habitantes.  A cidade possui, atualmente, mais de 149 mil habitantes, dos quais cerca de 95% estão na área urbana.

O que fazer em Parnaíba?

Parnaíba PI (Foto: //casareviajar.com/taynaraeamilcar/loja/passeio-em-parnaiba-pi/)
Parnaíba PI (Foto: //casareviajar.com/taynaraeamilcar/loja/passeio-em-parnaiba-pi/)

A cidade é a principal porta de acesso ao Delta do Parnaíba (ou Delta das Américas). Há várias empresas voltadas ao turismo local, com partida do Porto das Barcas, em Parnaíba ou do Porto dos Tatus, no distrito de Ilha Grande. Aliás, é exatamente deste porto que a maioria das embarcações com destino ao Delta do Parnaíba parte.

Uma atração à parte no passeio pelo Delta do Parnaíba é a revoada dos guarás. Nos finais de tarde  (entre agosto e janeiro),  centenas de guarás chegam a uma pequena ilha situada no Delta para passar a noite. Vários passeios incluem esse evento em seu roteiro.

No Porto das Barcas, às margens do Rio Parnaíba, junto à ponte que liga o continente à Ilha Grande de Santa Isabel, há uma série de casinhas em construção no estilo rococó. Com suas cores vivas, é um atrativo à parte na simpática Parnaíba.

É neste porto que se concentram as agências de turismo, várias pousadas e diversas lojas de artesanato, além de restaurantes.

Com mais de 170 anos (a cidade é de 1844), Parnaíba possui um belo centro histórico com 830 imóveis divididos em cinco setores.

Na Rua Duque de Caxias, próxima ao Porto das Barcas, encontra-se a Igreja Nossa Senhora de Mont Serrat, construída em 1711. Uma curiosidade é que a santa trazida de Portugal precisou de ser levada para o município de Piracuruca, devido aos riscos de ataques pelos índios Tremembé.

Parnaíba PI (Foto: //www.gpicursos.com/slab2015/noticia.php?id=249)
Parnaíba PI (Foto: //www.gpicursos.com/slab2015/noticia.php?id=249)

A aproximadamente 15 Km da sede, encontra-se a bela Praia da Pedra do Sal, com o Farol homônimo, de onde se tem uma linda vista do por do sol.

Rota das Emoções

Parnaíba é um dos principais pontos de apoio da Rota das Emoções, um passeio turístico que vai de Jericoacoara (CE) aos Lençóis Maranhenses, passando por Camocim (CE), Cajueiro da Praia (PI), Parnaíba (PI), Tutoia (MA), Paulinho Neves (MA) e, finalmente, Barreirinhas (MA).  Ele poderá ser feito em carro próprio ou através de agências de viagem.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.