Urupema, considerada a cidade mais fria do território brasileiro

Urupema, considerada a cidade mais fria do território brasileiro (foto: https://turismo.urupema.sc.gov.br/sobre-a-cidade)

Urupema é uma cidade da serra catarinense, situada a aproximadamente 210 km da capital Florianópolis e a apenas 52 km da bela e fria Urubici. Por estar situada a 1425 metros de altitude, tendo a maior altitude média do estado, Urupema acabou superando São Joaquim no quesito de número de geadas e de ocorrência de neve por ano, tornando-se então, a cidade mais fria do Brasil.

A cidade, que conta com pouco mais de 2 mil habitantes, é um charme já em relação a seu tamanho, que a torna extremamente aconchegante. Além disso, é uma cidade permeada pela natureza, seja pelo rio repleto de peixes que corta a cidade, seja pela bela serra ao seu redor, o que a torna ideal para quem busca fugir da rotina das grandes cidades.

Cascata que congela (foto: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/)

O que fazer em Urupema?

  • Conhecer o frio de Urupema – por ser a cidade mais fria do país, o frio de lá torna-se uma das atrações turísticas mais cobiçadas. Isso porque chega a nevar até 5 vezes por ano no município, fazendo com que as árvores, a vegetação e as quedas d’água tornem-se espetáculos que rendem belas fotos. Vale a pena pernoitar na cidade durante o inverno, apreciar a gastronomia em um dos restaurantes da cidade e conhecer o verdadeiro frio de Urupema.
  • Morro das Torres – um dos pontos mais altos do estado de Santa Catarina, o Morro das Torres é um ótimo local para apreciar a paisagem da região. Nos dias mais frios, fica totalmente branco, encoberto pelas geadas e pelo nevoeiro. Para se chegar até o mirante do Morro das Torres, o visitante deve percorrer cerca de 7 km partindo do centro.
  • Cascatas que congelam – as atrações mais conhecidas de Urupema são as cascatas que congelam, que ficam bem abaixo do Morro das Torres, tendo o acesso semelhante ao que leva ao mirante. A ocorrência de congelamento é comum após alguns dias de frio intenso, uma vez que possuem baixo volume de água, que favorece a formação de cristais de gelo. Vale a pena conferir esse espetáculo da natureza.
  • Fazenda do Barreiro – uma das fazendas históricas mais antigas da região, a Fazenda do Barreiro conta com mais de 200 anos de história. O local atualmente funciona como uma pousada, que mantém a arquitetura original, e também como um museu, que abriga objetos que remetem aos duzentos anos de existência da fazenda. É importante ressaltar que a construção está localizada a 50 km de Urupema, para quem vai no sentido de São Joaquim.
  • Praça Municipal e Igreja de Santana – ideal para passar uma tarde de domingo, o local conta com área para crianças, um jardim suspenso, lanchonetes, um pequeno lago e até um gruta. A igreja, que se localiza na praça, homenageia a padroeira da cidade, e, assim como Urupema, é bem pequenininha, mas extremamente bonita.

    Urupema (foto: https://www.youtube.com/watch?v=sTz1MlfM-8U)
  • Visualizar as trutas – o Rio Caronas, que corta a cidade de Urupema, é um dos poucos locais no Brasil em que trutas Arco-Íris podem viver em seu habitat, uma vez que encontram águas puras e com temperaturais baixas, ideais para sua sobrevivência.

Hotéis em Urupema

  • Chalés Vale das Araucárias – R. Sebastião Pereira de Souza
    Telefone: (49) 3236-1372
  • Eco Pousada Rio dos Touros – Rodovia SC 370, Km 20 – Rio dos Touros
    Telefone: (49) 99128-9997 – https://www.riodostouros.com.br/
  • Reserva Faldum Pousada de Montanha – Rodovia SC-370, Km 20,3 Rio dos Touros
    Telefone: (48) 99193-0415 – https://www.reservafaldum.com.br/
  • Pousada Santa Ana da Serra – Telefone: (49) 99174-8608
  • Pousada Morro das Torres – SC-112, 255
    Telefone: (49) 3017-2337 – http://pousada-morro-das-torres.santacatarinahotels.com/pt/
  • Pousada Rota das Araucárias – Telefone: (49) 99103-4539
  • Pousada Rota das Cachoeiras – Estrada Geral
    Telefone: (49) 99148-1218

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.