7 dicas essenciais para quem vai viajar sozinho

Viajar sozinho é uma vontade sua, mas ainda te falta aquele empurrãozinho para ganhar coragem? Pois está na hora de deixar para trás os medos e tabus de uma viagem em sua própria companhia, e partir em direção a esse mundão que tem muito a ser descoberto.

E, para te ajudar nesse processo de aceitação e encorajamento, separamos 7 dicas para te ajudar nessa experiência de viajar sozinho. Vamos ver se até o final desse post a gente consegue te convencer que essa vai ser uma das melhores experiências da sua vida, e te ajudar a fazer uma viagem bem mais tranquila e inesquecível.

7 dicas para viajar sozinho (imagem: Canva)
7 dicas para viajar sozinho (imagem: Canva)

7 dicas essenciais para quem vai viajar sozinho

1- Planeje-se

Antes de começar a pensar em viajar sozinho, é necessário se preparar para essa experiência. Por isso, alguns meses antes, comece a pesquisar preços de passagem, hospedagens, pontos turísticos; e, principalmente, a guardar uma quantia em dinheiro tanto para os gastos de logística, quanto para os possíveis imprevistos que podem ocorrer por lá. Além disso, é fundamental que parentes ou amigos estejam cientes da viagem, para que, caso ocorra uma emergência, você tenha a quem recorrer.

2- Conheça seu destino

Essa é uma das dicas principais tanto para quem vai viajar sozinho, quanto para quem viaja acompanhado. Isso porque, pesquisar informações sobre o destino evita possíveis gastos desnecessários com transporte e atrações turísticas; além de permitir uma melhor organização do roteiro da sua viagem para aproveitar o máximo possível da cidade que irá conhecer.

3- Aprenda o idioma

Outra dica fundamental, principalmente para quem vai viajar sozinho para fora do país é conhecer o idioma local, ou, pelo menos, o inglês. Isso porque, além de facilitar a comunicação, conhecer algumas expressões típicas do país podem inclusive ajudar caso ocorra algum imprevisto. E, caso você não saia o idioma local, saiba se comunicar em inglês, visto que, por ser a língua universal, sempre terá alguém em hotéis e restaurantes que vai falar a língua e vai te ajudar com o que precisa.

4- Saiba organizar sua bagagem

Para quem vai viajar sozinho, uma das principais dicas é levar somente o necessário, evitando a utilização de mais de uma bagagem. Isso porque, além de ser mais fácil de transportar por onde você for, principalmente nos aeroportos, isso auxilia a levar apenas o que realmente será utilizado por lá. Além disso, é fundamental que, na bagagem de mão, estejam, além dos documentos, algumas peças de roupas coringas, que podem ser utilizadas em caso de extravio das malas.

Bagagem de mão (foto: https://mundomio.com.br/bagagem-de-mao/)

5- Aprenda o básico da fotografia

Conhecer novos lugares também é sinônimo de criar memórias e de fazer belíssimos registros dos locais por onde você passou. Por isso, procure algumas dicas básicas e simples da fotografia, que irão fazer das suas fotos muito mais do que simples registros. Além disso, caso você seja o tipo de turista que adora ter uma foto em cada ponto turístico para ter um Instagram apresentável, investir em um tripé para te dar mais autonomia e liberdade pode ser uma excelente opção.

6- Use o tempo para se conhecer melhor

Uma das melhores coisas de viajar sozinho, além de ser uma ferramenta para superar a timidez é se conhecer melhor. Isso se deve ao fato de que, quando estamos em nossa própria companhia, podemos admirar mais os detalhes a nossa volta, e entender mais sobre nossas vontades e medos. Por isso, use esse tempo tanto para refletir, quanto para ser uma viagem em si mesmo.

7- Viva todas as experiências que lhe aparecerem

Outra dica fundamental, para fechar com chave de ouro é viver as experiências. Diga sim ao desconhecido, e aproveite ao máximo todas as oportunidades de passeios, degustações gastronômicas, e de conhecer moradores do seu destino. Pode ter certeza de que, assim, sua viagem será muito mais do que uma memória, e você terá a certeza de que viveu tudo o que tinha de viver por lá.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.